Show do Pintor Profissional - Edição 229

SHOW DO PINTOR • JUNHO 2022 18 REPARO RÁPIDO Ao longo dos anos, o transporte público no Brasil foi alvo de muita insatisfação, independente- mente do governo vigente. Os motivos das reclamações são diversos: excesso de passageiros, desconforto, longos trajetos, insegurança, entre muitos outros. O descontentamento da população está resultando em queda na procura pelo transporte co- letivo - é o que aponta estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revelando que, nos últimos 20 anos, o Brasil tem apresentado tendência de substituição do transporte público pelo individual. Entre os anos de 2001 e 2020, por exemplo, houve aumento de 331% na frota de veículos individuais motorizados. A mesma pesquisa mostrou que, em 2018, a quantidade diária de passageiros transportados por ônibus em grandes cidades brasileiras foi aproximadamente 60% do que era registrado em meados da década de 1990. Com a população usando mais o transporte individual, o consumidor não aceita deixar o carro na oficina por muitos dias, optando por estabelecimentos ágeis, esperando que o veículo seja reparado no mesmo dia ou em algumas horas. Fabiano Escalhuze, supervisor do departamento de desenvolvimento de negócios da AkzoNobel para a América do Sul, relata que o serviço de reparo rápido é uma excelente alternativa para quem não pode ficar longos períodos sem o au- tomóvel. “Esse tipo de serviço pode ser ofertado para o cliente, quando o dano no veículo tiver pequena avaria, ou seja, que não envolva necessidade de desmontagem da peça ou funilaria, tendo o dano rompido a película de tinta, verniz e primer, mas bastando um processo de pin- tura ou retoque da peça (arranhões, batida de pedra, ralados, colisões de baixa intensidade), no qual o tempo de reparo não ultrapasse duas horas.” Este tipo de trabalho adiciona à oficina um nicho de mercado com um bom valor agregado e com um giro rápido de capital. Mais carros podem ser reparados em um curto intervalo de tempo, mantendo-se a qualidade. “Esse serviço tem a finalidade de trazer uma maior agi- lidade, criando um menor incômodo ao cliente, que não perderá tanto tempo com o carro na oficina, pois a reparação é feita em poucas horas. Como é utilizada uma tecnologia mais SERVIÇO PRONTO COM QUALIDADE E RAPIDEZ EXISTE UMA TENDÊNCIA CRESCENTE PELA BUSCA DOS REPAROS RÁPIDOS, ASSIM COMO O MIX DE PRODUTOS PARA ESSE SEGMENTO avançada, paga-se mais para se ter o conforto do carro reparado em poucas horas, no mesmo dia ou no dia seguinte”, descreve Sandro de Oliveira, chefe de marketing da WEG. BENEFÍCIO EM CONJUNTO O cliente tem inúmeras vantagens em optar pelo re- paro rápido, assim como a oficina. Uma das conveni- ências para o estabelecimento é a oportunidades de rentabilidade, por envolver um baixo custo geral e bom retorno, tornando-se uma ótima opção de am- pliação de serviços e faturamento, o que pode otimi- zar serviços e tornar as oficinas mais produtivas e com grande rotatividade de carros consertados. A repara- ção é realizada no mesmo dia e o veículo é entregue ao cliente em algumas horas, conciliando o reparo a intervalos das atividades diárias dos clientes. MENOS ESTRESSE Por menor que seja uma batida ou ralado no car- ro, é sempre um episódio ruim e, para Filipe Freitas Zuchinali, gerente técnico da unidade de revenda da Anjo Tintas, o reparo rápido é visto como uma tecno- logia que pode diminuir o estresse psicológico causado pelo dano e reduzir o prejuízo financeiro de ficar dias sem veículo. “Os carros são ferramentas de trabalho de grande parte da população, muitos motoristas tra- balham com aplicativos de transporte. Esse perfil de profissional é bastante exigente quando se trata de manutenção, mas também tem preferência por manu-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=