Show do Pintor Profissional - Edição 229

SHOW DO PINTOR • JUNHO 2022 22 COMEMORAÇÃO Em maio deste ano, a Irajá completou 70 anos, em sua terceira geração. A história da empre- sa iniciou com a produção de sabão em pedra, massa de vidraceiro, sabão de lixívia e emba- lando aguarrás, querosene e thinner, entre outros produtos químicos. Alguns anos após a fundação, a Irajá iniciou a produção de tin- tas imobiliárias e, atualmente, oferece linha de tintas decorativas, para pintura de alvenaria, madeira e metal, com produtos nas categorias premium, standard e econômico, atendendo às Normas NBR da ABNT e em conformidade com o Programa Setorial de Qualidade da Abrafati. Aempresaestá localizadanoParque Industrial em São Mateus, na Rua Forte de Rio Branco, 619, São Paulo (SP), ocupando 7.500 metros quadrados de área fabril, construída em dois andares de área produtiva e com uma capacidade de produção mensal superior a 1,5 milhões de litros de tinta. Para chegar aos 70 anos, Carlos Paulo Kroschinsky Júnior, diretor da Irajá e mais conhecido como Cacá, descreve que investe constantemente na fábrica, nos funcionários e em matérias-primas. “Buscamos tecnologia de ponta, automação de processos e abrimos o leque para que o portfólio da empresa pudesse se tornar ainda maior, com fornecedores altamente qualificados, com certi- ficados nacionais e internacionais, além da capa- citação de funcionários. ” TINTAS IRAJÁ COMPLETA 70 ANOS VISANDO INOVAÇÃO EMPRESA RENOVOU AS EMBALAGENS E INVESTE NA LINHA INDUSTRIAL Carlos Paulo Kroschinsky Júnior e Carlos Paulo Kroschinsky, diretores da Irajá Talita Molinero PLANEJANDO O FUTURO Os 70 anos de história não acomodaram os di- retores da Irajá, muito pelo contrário, são mui- tos os projetos realizados nos últimos anos e metas traçadas para os próximos. Em 2021, a Tintas Irajá iniciou exportação para o Merco- sul (Bolívia, Chile e Paraguai). Outra novidade foi a modernização na comunicação visual dos produtos, como descreve Cacá: “Neste ano, fizemos a mudança das nossas embalagens, deixando-as mais clean, trazendo facilidade de entendimento e inovação nos pontos de venda. A aceitação da novidade está sendo grande.” Na linha de produtos, o investimento em pes- quisa é constante. Atualmente, estão no pro- cesso de desenvolvimento de uma tinta epóxi e o lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano. Em 2021, a empresa en- trou no segmento de tinta industrial. “Esta- mos iniciando um investimento considerável em nossa unidade fabril, pois iniciamos após anos de pesquisa em nossa linha industrial, e logo no início do mês de julho vamos divulgar um produto com uma tecnologia alemã que será um divisor de águas na linha do epóxi”, adianta Cacá. CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA Para festejar os 70 anos, os empreendedores pas- saram muitos desafios e superaram todos, como lembra Carlos Paulo Kroschinsky, sócio da empre- sa: “Houve um período muito difícil, onde a união familiar e a junção da força de todos os funcioná- rios fizeram a diferença. Encontrando caminhos e alternativas onde ninguém acreditava existir.” Cáca complementa que foram dias exaustivos de trabalho. “Já ficamos ‘internados’ no chão de fábri- ca e laboratório para que se pudesse, com rapidez, trazer excelentes resultados à empresa, abrindo mão muitas vezes de estar com sua família.” Ao recordar o passado, Carlos Kroschinsky, per- cebe que o desenvolvimento da empresa é um grande sonho realizado em conjunto. “Mais do que o tempo, toda a experiência, toda a garra e dificuldades foram superados, e o sonho que nasceu em 1952 hoje é realidade, é sinônimo de orgulho para todos nós que fazemos parte desta evolução, seja como família, funcionários, clien- tes, fornecedores, amigos e parceiros. Somos uma empresa sólida, sadia, unida e presente em muitos revendedores que fazem parte desta conquista que nos traz, nos dias de hoje, a grata comemoração destes 70 anos da nossa história.” LINHA DO TEMPO 1952 - Fundação Fábio Kroschinsky iniciou com a produção de sabão em pedra e pasta. Também envasava quero- sene, aguarrás e outros produtos químicos para revenda. 1967 - Sociedade Entram para o quadro societário da empresa os Srs. Carlos Paulo Kroschinsky e Osvaldo Luiz Kros- chinsky 1994 - Expansão A empresa coloca em prática o seu plano de expansão, iniciando a produção de uma linha mais com- pleta de tintas imobiliárias. 2000 - Fábrica Instalou-se no Parque Industrial, em São Mateus, onde está até hoje, ocupando uma área fabril de 6.500 m² de área construída. 2004 - Nova sociedade No ano de 2004, sai da sociedade Osvaldo Luiz Kroschinsky e ingres- sam Carlos Paulo Kroschinsky Jr. e Rafael Kroschinsky. 2009 - Reconhecimento A Indústria Química Irajá conquis- tou a certificação NBR ISO 9001, que atesta a conformidade da em- presa segundo os requisitos da Norma de Gestão de Qualidade em Tintas. 2011 - Progresso Iniciado um processo de redefini- ção do modelo de negócio, com o objetivo de conquistar patamares maiores dentro do mercado de Tintas Decorativas. Para isso, teve inicío uma série de investimentos em seu parque fabril, em equipa- mentos, processos e recursos hu- manos. 2013 - Investimento Entrou com processo de homo- logação no Programa Setorial de Qualidade da Abrafati. 2022 - Atualmente A Irajá oferece portfólio de produ- tos da linha decorativa, para pin- tura de alvenaria, madeira e me- tal, com produtos nas categorias premium, standard e econômico, atendendo as Normas NBR da ABNT e em conformidade com o Programa Coatings Care. Completa 70 anos e entra no mercado de tin- ta industrial.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=