Show do Pintor Profissional - Edição 231

SHOW DO PINTOR • AGOSTO 2022 24 EFEITOS DECORATIVOS TRABALHO VALORIZADO E RECONHECIDO EFEITOS CRIADOS COM PINTURA ESTÃO EM ALTA E SÃO A TENDÊNCIA E EXPANSÃO DESSE MERCADO Os efeitos de pintura são um caminho no qual os pintores profissionais conseguem trabalhar com criatividade. Existem diversos tipos de produtos no mercado, além de técnicas diferenciadas em efeitos, sendo um caminho no qual os profissio- nais transformam as superfícies e os ambientes. São inúmeras as opções: efeito camurça, jeans, madeira, stucco, linho, bambu, marmorizado, dé- gradé, cimento queimado, efeito lousa, além dos desenhos geométricos e as inúmeras texturas. A procura por esses efeitos está em uma cres- cente, de modo que eles foram lançados por grande parte das indústrias. “Atualmente, o pro- duto com maior procura pelo consumidor é o cimento queimado. Outros efeitos decorativos, como o mármore e corten, mesmo com a pro- cura menor, também estão em uma crescente”, acredita Igor Vinicius da Silva Vieira, diretor de operações da Ciacollor. As tintas para efeitos especiais são versáteis, combinam com variados estilos de decoração, em propostas que ressaltam as preferências e personalidade do morador no ambiente. Vale destacar que a aplicação de efeitos decorativos exige mão de obra qualificada. Argemiro Sanches, gerente de produto da Tin- tas Eucatex, enxerga que os efeitos constituem um mercado que tem crescido, principalmente pós-pandemia, pois os consumidores olham com mais carinho para os ambientes internos de casa, como salas, quartos, cozinhas. “São produtos que vêm caindo no gosto dos consumidores pela fácil aplicação e pela mudança que promovem no ambiente, de forma prática e mais simples, sem o transtorno do quebra-quebra de uma re- forma. Também há uma demanda crescente en- tre os profissionais da pintura, que viram neste mercado uma possibilidade de valorização da mão de obra, ganhando mais, em menos tempo, para execução do trabalho.” Para Renato Panzuto, gerente regional de pro- dutos Coral, para paredes e tetos são muitas as vantagens de o profissional aprender as técnicas de efeitos, aumentando o repertório de habilida- des. “O pintor amplia suas chances de conseguir novos trabalhos, se diferencia para atender no- vas demandas e também pode cobrar mais pelo serviço, que se torna mais especializado e valori- zado no mercado.” DIVULGAÇÃO A concorrência no segmento da construção civil é acirrada, mas por meio da pintura de efeitos e com criatividade, o pintor consegue demostrar conhecimento técnico e aumentar seu portfólio de serviços. Os profissionais da pintura sabem deste quesito e estão divulgando cada vez mais os seus trabalhos. Plínio Araújo, educador técni- co da Universidade Futura Tintas, avalia que os pintores estão fazendo um bom uso das redes sociais mostrando as obras, contando o passo a passo e comprovando o quanto são bons no que fazem. “As mídias sociais ajudam, mas aqui na Universidade ensinamos que indicações são fer- ramentas poderosas de divulgação e venda. Para conseguir que seu cliente o indique espontane- amente, é preciso fazer um trabalho excelente, desde a apresentação até a entrega. ” Outra forma de divulgação eficiente é a criação de um portfólio que tenha os treinamentos re- alizados, cursos de especialização e trabalhos já concluídos, com fotos, exemplos de efeitos e variações técnicas do pintor. “Essa curadoria faz com que o cliente consiga ter uma prévia do tra- balho que será realizado, facilitando sua escolha, o que potencializa as chances do profissional em exercer determinado trabalho e o aproxima do consumidor final. As redes sociais são muito úteis para criação desse portfólio, apresen- tação dos trabalhos e divulgação de contatos para orçamentos. Uma dica é a de criar um perfil profissional separado do perfil pessoal, para concentrar apenas o histórico de traba- lho, de forma organizada, para que o cliente possa conhecer melhor o profissional”, descre- ve Patricia Pereira, gerente de marketing de produto da Suvinil RECONHECIMENTO Indiferentemente da região do Brasil onde o serviço for executado, um trabalho de pintura convencional não terá o mesmo preço de um revestimento de efeito. Atualmente, trabalhar com aplicação de efeitos decorativos é uma opor- tunidade para o pintor profissional se destacar da concorrência, oferecendo para o cliente um tra- balho especial, proporcionando assim uma maior satisfação do cliente com o resultado final em sua residência. “Além disso, a aplicação de efeitos de- corativos permite ao pintor profissional ter uma maior rentabilidade em seu serviço. Por ser um trabalho especializado, é possível cobrar um valor maior por metro quadrado”, conta Vieira. André Nogueira da área técnica e de trade da Qualyvinil concorda e complementa dizendo que os efeitos decorativos têm deixado de ser um nicho de mercado para ser umas das primeiras opções de compra para o consumidor ou outros profissionais da decoração. “É por esse motivo que muitos pintores profissionais têm se espe- cializado neste segmento, além de ser mais ren- tável, entrega para o consumidor final uma pa- rede com um acabamento refinado e com um aspecto moderno.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=