Show do Pintor Profissional - Edição 244

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2023 40 INDÚSTRIA EM DESTAQUE A empresa, que iniciou suas atividades com uma linha industrial produzindo esmaltes sintéticos, rapidamente expandiu sua atuação e, hoje, ofe- rece soluções para os setores industrial, imobili- ário, automotivo e moveleiro. A companhia conta com cinco fábricas, sendo três na cidade de Matão (SP), uma em São Car- los (SP) e outra no Paraguai, que empregam, ao todo, mais de 400 pessoas. Seus produtos estão presentes em mais de cinco mil pontos de ven- da de todo o país e são comercializados, tam- bém, para países de toda América Latina e parte do continente africano. Os planos da diretoria preveem voos ainda mais altos: consolidação como uma das cinco maio- res empresas do ramo nacional de tintas, nos próximos anos. “Inovação sempre fez parte do Legenda: Kelly Diniz, presidente da Brasilux BRASILUX COMPLETA 30 ANOS NO MÊS DE SETEMBRO, A BRASILUX, FUNDADA EM 1993 POR INICIATIVA DOS SÓCIOS CAIO PANEGASSI E KELLY DINIZ, COMEMOROU TRÊS DÉCADAS DE EXISTÊNCIA DNA da Brasilux. Estamos constantemente apri- morando nossos produtos tornando-os cada vez mais competitivos e aumentando sua qualida- de. Fabricamos uma variedade imensa de tin- tas e não é qualquer indústria que tem a capaci- dade de desenvolver tantas linhas de produtos e atender as exigências de diferentes tipos de clientes e mercados”, afirma Kelly, acrescentan- do que a grande aposta da Brasilux é ampliar e modernizar seu parque fabril de modo a expan- dir o portfólio de produtos em todos os merca- dos em que atua. Para isso, a empresa planeja centralizar todas as suas atividades em uma só planta industrial, que será instalada no Distrito Industrial de Matão, em uma área 10 vezes maior. A mudança deverá melhorar a logística e produtividade da empresa. A reorganização contribuirá decisivamente para o seu crescimento em segmentos promissores, como o mercado de repintura automotiva. EXPANSÃO DA LINHA DE PRODUTOS A linha imobiliária, por exemplo, surgiu seis anos depois da fundação da empresa. “No co- meço, fazíamos a venda direta para indústrias, depois, começamos a vender em lojas. Nosso primeiro produto no segmento imobiliário foi o esmalte Brasilar. O sucesso foi tão grande que os próprios lojistas pediram para aumentarmos essa linha que conta hoje com diversos tipos de cores”, conta Kelly. Recentemente, a empresa investiu em tintas de- corativas e lançou produtos como Cimento Quei- mado Perolizado, textura que proporciona efeito de brilho perolizado, Brascorten, um revestimen- to que imita o efeito ferrugem, Comfortherm, uma tinta que reduz a temperatura dos ambien- tes e o Verniz Efeito Jateado, para ser aplicado em superfícies de vidro, entre outros. SUSTENTABILIDADE E ESG Não é segredo para ninguém o quanto aspectos de Sustentabilidade e ESG estão ganhando cada vez mais espaço na agenda das grandes compa- nhias. E para a Brasilux, não tem sido diferente. Seu esmalte ecológico à base de água está no mercado há mais de 15 anos e pode ser usado nas linhas industrial e imobiliária. “Nosso po- sicionamento vanguardista com produtos ami- gos da natureza também pode ser verificado na produção de tintas industriais em pó, onde produz-se um produto em pó livre de TGIC (me- tais pesados). A Brasilux possui outras linhas base de água, como a linha Epóxi, produtos sem substâncias que agridem a camada de ozônio, a natureza e a saúde humana. Neste ano, im- plantou as embalagens plásticas para alguns de seus produtos da linha imobiliária, que podem ser reaproveitadas de outras formas, como na forma de baldes de lavar roupa ou vaso de plan- tas”, detalha Kelly. Segundo Kelly, a missão da Brasilux é bem-es- tar, proteção e decoração, por isso durante toda a sua existência a empresa adquiriu uma preocupação com o social, procurando acolher a comunidade. Um dos projetos de maior des- taque foi a campanha Verde Esperança, que ocorreu em parceria com o Hospital do Amor, referência no tratamento de câncer localizado em Barretos (SP). “Criamos uma embalagem es- pecífica de tinta acrílica premium cujas vendas foram revertidas, em parte, para o tratamento de pacientes de todo o Brasil que são tratados nestas instalações de forma gratuita. Além des- ta iniciativa, a empresa também investe cons- tantemente, por meio das leis de incentivo, em projetos ligados ao esporte e mais recentemen- te patrocinou o FormArte, projeto que capacita artisticamente crianças carentes da região de Matão (SP), desenvolvendo nelas capacidades que, inclusive, contribuirão para seu crescimen- to como profissionais no futuro, além de muitos outros projetos sociais”, relembra Kelly. VISÃO DE MERCADO A Brasilux segue otimista e faz um trabalho para agregar novos representantes de vendas, mo- dernização do maquinário e a criação de novas linhas de produtos. “Realizamos pesquisas de mercado e observamos constantemente as ten- dências mundiais. Olhamos para aqueles que estão à nossa frente, como o mercado europeu, que dita a tendência no nosso setor. A questão da inovação passa por isso: olharmos para o fu- turo e adequarmos os nossos produtos à nova realidade. Também nos preocupamos com o meio-ambiente e com a sustentabilidade e nossa linha de produtos reflete diretamente esta pre- ocupação. Vamos continuar trabalhando dessa maneira, sempre nos atualizando, sempre inves- tindo, nos adaptando ao mercado e seguir nosso propósito e nossos planos”, conclui a presidente.

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