Show do Pintor Profissional - Edição 244

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2023 42 COMEMORAÇÃO A Farben foi constituída em julho de 1991 e entrou em operação dois anos depois, em julho de 1993. Por isso, esse ano são comemorados os 30 anos de início de operação da empresa e da emissão da pri- meira nota fiscal. Assim, a Farben é fruto da visão empreendedora de Jayme Zanatta e mais dois dire- tores, que analisaram o mercado e viram o potencial no Sul de Santa Catarina, há três décadas. “Meu pai tinha participações de outras empresas, e sempre teve um olhar muito sensível para oportunidades de negócio, principalmente, para a inovação. Nesse contexto nasceu a Farben”, conta Edmilson Zanatta, CEO da Farben. COM CRESCIMENTO EM TODAS AS LINHAS, A FARBEN PRODUZ, ATUALMENTE, 4,5 MILHÕES DE LITROS DE TINTAS MENSAIS. COM ISSO, PRETENDE CONSOLIDAR CADA VEZ MAIS A SUA MARCA E LEVAR SOLUÇÕES COMPLETAS PARA TODOS OS MERCADOS DE ATUAÇÃO LUCÉLIA MONFARDINI PRODUZIR TINTAS DE QUALIDADE É SUA VOCAÇÃO HÁ 30 ANOS Quando Jayme Zanatta concebeu a ideia de criar uma indústria de tintas, tinha, no primeiro momen- to como foco a venda para o mer- cado de fabricantes de molduras, já que a sede da empresa está a 70 quilômetros da cidade de Braço do Norte (SC), considerada o maior complexo industrial do mundo no segmento, destaca Edmilson Za- natta. “Como esse mercado tinha muito a ver com o setor moveleiro e já tínhamos uma expertise com tinta para madeira, anos mais tar- de avançamos nesse sentido no segundo passo.” Hoje, a sede da Farben está loca- lizada em Içara (SC), além de pos- suir outras quatro unidades, sendo três no Brasil - em Guarulhos (SP), Caxias do Sul (RS) e Arapongas (PR) - e outras duas no exterior - uma na Argentina e a mais recente inaugurada na Colômbia -, ressalta Zanatta. “Com nosso time de 550 funcionários diretos e uma rede de 110 representantes comerciais, atuamos em todos os estados do Brasil e levamos nossa marca para 11 países. Somos uma das 500 maiores empresas do Sul do país e estamos entre as 100 maiores de Santa Catarina, de acordo com le- vantamento da Revista Amanhã.” ATUAÇÃO Os principais segmentos de atua- ção da Farben são moveleiro, re- pintura automotiva e industrial. “Essas são as linhas principais, que representam o nosso tripé de atuação. Na linha imobiliária, atuamos com produtos para ma- deira e metal, que possui uma representação menor no portfó- lio de produtos. Na linha de pro- dutos complementares, a Farben vem apresentando um crescimen- to constante, fortalecendo ainda mais o mix de produtos em cada mercado de atuação. Temos como meta até 2025 que os três princi- pais segmentos tenham igual par- ticipação no faturamento geral da companhia”, prevê Zanatta. Atualmente, mais de 80% da pro- dução de tintas no mercado nacio- nal se destina ao segmento imo- biliário, revela Zanatta. “A Farben procurou trabalhar em segmentos mais específicos, em tintas mais técnicas, com maior valor agrega- do e tecnologia envolvida. E essa estratégia nos levou a focar em de- terminados mercados.” INTERNACIONALIZAÇÃO O plano de internacionalização da Farben começou em 2003, quando passou a vender para clientes da América do Sul. “Esse trabalho se desenvolveu e se fortaleceu com a Edmilson Zanatta, CEO da Farben

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=