Show do Pintor Profissional - Edição 266
SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2025 6 PANORAMA Em 2024 e 2025, o mercado imobiliário brasileiro tem navegado por um cenário desafiador, marcado pela alta da Selic, reforma tributária e ajuste fiscal. Esse am- biente econômico complexo exige cautela e estratégia de investidores e compradores. Apesar dos desafios, o setor - um dos pilares da economia nacional - demonstra otimismo, especialmente ao focar nos consumido- res que planejam reformas. Um novo levantamento da Juntos Somos Mais reforça essa perspectiva, indicando que aproximadamente 75% dos brasi- leiros pretendem realizar obras residenciais ou comerciais nos próximos 24 meses. A joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, que atua na digi- talização do setor da construção civil e, com sua visão estratégica voltada para gerar dados relevantes ao mercado de Matcon, realizou uma pesqui- sa denominada InObra. O este estudo revela insights importantes sobre a expectativa dos brasileiros em relação à realização de obras residenciais ou comerciais nos próximos 12 a 24 meses. Para isso foram entrevistadas, mais de 1000 pessoas, entre homens e mu- lheres, com 25 anos ou mais, de todo território nacional e classe social, que fossem responsáveis ou corresponsáveis pelas decisões em seu lar. A pesquisa, que visa monitorar o pulso do mercado de construção e re- forma, aponta para um cenário de otimismo e planejamento, com uma parcela significativa da população engajada em projetos de melhoria em seus lares e negócios. O estudo revela uma alta propensão à realização de obras: 53% dos res- pondentes evidenciam que pretendem realizar alguma modificação nos próximos 24 meses, mesmo sem um planejamento detalhado. Já 21% dos entrevistados deram um passo adiante, buscando orçamentos de mate- riais e/ou profissionais - este grupo representa uma demanda mais ime- diata e qualificada, com projetos em fase de concretização. Além disso, 9% já estão com obras em andamento, o que demonstra a materialização de projetos e a movimentação do setor. Entre aqueles que pretendem realizar obras, 38% planejam iniciar em até 6 meses, e 37% em até 1 ano. Juntos, esses grupos somam mais de 75% da demanda por reformas no curto e médio prazo, ressaltando a urgência e a prioridade desses projetos para os consumidores. ESTUDO INOBRA, DA JUNTOS SOMOS MAIS, REVELA QUE 3 EM CADA 4 BRASILEIROS DESEJAM REALIZAR MUDANÇAS NO LAR. TINTAS LIDERAM O INTERESSE ENTRE OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, SEGUIDAS POR CIMENTO E ARGAMASSA LEVANTAMENTO REVELA A DEMANDA AQUECIDA POR REFORMAS E CONSTRUÇÕES NO BRASIL Em relação ao prazo, a faixa 50+ (42,1%) demonstra maior ur- gência para iniciar obras em até 6 meses, enquanto a faixa de 25 a 29 anos (43,7%) foca mais no prazo de até 1 ano. “A Região Sul (75%) e Centro-O- este (71%) mostram a maior proporção de pessoas que, embora tenham a intenção de realizar obras, ainda não possuem um planejamento definido. Em contrapartida, as regiões Norte (31%) e Nordes- te (28%) se destacam na busca por orçamentos, e o Norte (15%) e Nordeste (11%) lideram em obras em andamento. Isso sugere que, enquanto Sul e Centro-Oeste apre- sentam uma intenção latente e menos estruturada, Norte e Nordeste já estão com projetos mais avançados ou em execução, demonstrando um maior nível de concretização.” MATERIAIS MAIS BUSCADOS: O levantamento também identificou os materiais mais procurados para as obras, refletindo as necessidades mais comuns em reformas e construções: • Tintas (72%) lideram a lista, indicando uma forte demanda por acaba- mentos e renovação estética. • Cimento (57%) e Argamassa (54%) são essenciais para a estrutura e as- sentamento, mostrando a continuidade de projetos de construção e refor- ma mais robustos. • Cerâmicas (48%) também são altamente procuradas, reforçando a ten- dência de melhorias em pisos e revestimentos. • Areia (45%) e Ferramentas para pintura (40%) complementam a lista dos materiais mais buscados, evidenciando a diversidade de necessida- des nas obras. “Os dados da pesquisa InObra apontam para um cenário promissor no setor de construção e reforma. A alta intenção de realizar obras, a con- centração de projetos no curto prazo e a diversidade de materiais procu- rados indicam ummercado aquecido e com grande potencial de consumo. Entendemos que para as empresas do setor, este levantamento oferece informações valiosas para direcionar estratégias de vendas, marketing e desenvolvimento de produtos”, enfatiza Juliana Carsoni, CEO da Juntos So- mos Mais. A executiva destaca ainda que a vertente de negócios da companhia, vol- tada para municiar o mercado com dados, é cada vez mais relevante, pois possibilita estratégias e ações que atendam às necessidades e expectativas dos consumidores brasileiros.
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