Wana Química

Soluções em tintas da BASF ajudam a NIO a configurar nova geração de carros elétricos

20/07/2018 - 13:07

Com suas soluções em tintas, a BASF ajudou a criar uma aparência memorável e desempenho singular para o ES8 - o utilitário SUV elétrico de alta performance da NIO, multinacional de veículos elétricos com sede na China. O SUV elétrico de sete lugares usa as soluções da BASF para pré-tratamento da superfície e todas as camadas de tinta. O modelo inclui as tecnologias de tintas à base de água, além do Oxsilan da marca Chemetall da BASF - uma tecnologia avançada de película fina para proteção de metal e tintas à base de água.

“Visualmente, a pintura dá a primeira impressão de um veículo - é a essência do estilo intrínseco de um carro. Mas, ao mesmo tempo, a pintura deve proteger e melhorar o desempenho do veículo. As tintas para veículos elétricos demandam uma competência única nesses dois aspectos, e a BASF pode oferecer soluções para atender às expectativas por uma nova geração automotiva”, afirma Nils Lessmann, vice-presidente e gerente geral da BASF Shanghai Coatings. “Por exemplo, os materiais de pré-tratamento e pintura que a BASF fornece à NIO são personalizados especificamente para se adequar à carcaça de alumínio do ES8 que a empresa adaptou para reduzir o peso e, assim, aumentar a autonomia", explica. “Como parceiros estratégicos, colaboramos com a equipe de projetos da NIO na Alemanha durante todo o processo de design e desenvolvimento do ES8, assim como durante o desenvolvimento da produção na China. Nossa estrutura global de equipe por key accounts permitiu o apoio direto ao design, por meio da equipe de Design de Cor Automotiva em Münster, Alemanha, seguida pela transferência desta metodologia desenvolvida em conjunto para o time da China”, diz Lessmann.

Segundo um relatório recente da Bloomberg New Energy Finance, as vendas globais de veículos eletrificados e híbridos plug-in aumentarão para 11 milhões em 2025, em comparação aos 1,1 milhões em 2017. O crescimento será devido, em grande parte, à forte demanda da China. O mercado para veículos eletrificados também está ganhando velocidade, com o apoio do esforço do governo chinês para combater a poluição nas cidades e avançar a acessibilidade da infraestrutura de recarga.

“Com a crescente demanda dos fabricantes automotivos por modelos de veículos eletrificados inteligentes com maior autonomia, assumimos o compromisso de apoiar o crescimento de nossos clientes e adotar um papel ativo no desenvolvimento do mercado automotivo chinês”, acrescenta Lessmann. "Nossa nova fábrica de última geração de tintas automotivas em Xangai também atenderá à crescente demanda do setor por soluções de tinta inovadoras e sustentáveis, satisfazendo a rigorosa legislação sobre emissões”.

O ES8 é produzido nas fábricas de alto nível e totalmente automatizadas da NIO em sua unidade de manufatura em Hefei, China. “Esperamos que mais pessoas se interessem por veículos elétricos inteligentes. Ao apresentar os produtos e serviços mais avançados, podemos realizar nossa visão de trazer de volta os céus azuis”, considera William Li, fundador, presidente e diretor-presidente da NIO.

  Mais notícias