Publicidade
Anuncie

17º Congresso de Atuação Responsável discute ações para sustentabilidade na Indústria Química e as relações com stakeholders

01/08/2018 - 13:08

O 17º Congresso de Atuação Responsável, que será realizado pela Associação Brasileira da Indústria Química - Abiquim, nos dias 15 e 16 de agosto, no Novotel Center Norte, na capital paulista, terá como tema a “Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios”.

A sessão plenária do Congresso contará com a participação de convidados internacionais, representantes da indústria e do governo, que abordarão a implementação do Programa Atuação Responsável e o trabalho desenvolvido pela indústria química visando o crescimento sustentável.

O palestrante internacional será o vice-presidente de governança corporativa e questões públicas da Solvay, Patrick Vandenhoeke, que também é o chairman do Grupo de Líderes do Responsible Care no International Council of Chemical Associations (ICCA), e apresentará as estratégias do programa voluntário da indústria diante dos desafios globais.

A coordenadora-geral de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Letícia Reis Carvalho, que representa o Brasil na Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos (SAICM) apresentará as demandas mundiais deste Fórum após 2020.

A indústria química nacional será representada pelo presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Marcos De Marchi, responsável por fazer a abertura do evento; pelo coordenador do Comitê de Sustentabilidade da Associação, Weber Porto, que apresentará o Relatório de Materialidade da Indústria Química; e pelo coordenador da Comissão de Gestão do Atuação Responsável, Marcos Barros Cruz, que apresentará os Indicadores de Desempenho do Atuação Responsável bem como o Projeto de Valorização do Programa.

As salas temáticas do Congresso abordarão temas ligados ao Programa Atuação Responsável como foco em Saúde, Segurança do Trabalho, Segurança de Processo, Atendimento a Emergência, Regulamentação de produtos químicos, Diálogo com a Comunidade, Comunicação, Competências, Suprimentos, Logística e Meio ambiente. Ao todo serão realizadas 17 salas.

“Nesta edição do Congresso decidimos expandir a abordagem dos temas que serão abordados. O evento sempre apresentou uma programação focada nos pilares do Programa Atuação Responsável, saúde, segurança e meio ambiente, além da comunicação com a comunidade do entorno. Mas, nesta edição também focamos no capital humano das empresas, com duas salas que terão como tema o colaborador”, explica a diretora de Assuntos Técnicos da Abiquim, Andrea Carla Barreto Cunha.  

A segurança no ambiente industrial será abordada nas salas: “Fatores Humanos relacionados a Segurança de Processo”; “Prevenção e Preparação na Resposta a Emergências no Armazenamento de Produtos Químicos”; “Segurança no Transporte de Produtos Químicos”; “Capacitação e os Desafios dos Profissionais de Emergências Frente às Novas Tecnologias”; e “Tecnologias de Automação aplicadas a Segurança de Processo”.

O tema sustentabilidade será discutido nas salas: “Comunidades Sustentáveis: O que queremos para o Futuro?”, “Logística Sustentável”, “Silicone: Solução Sustentável para a Indústria do Futuro”; e “Compras Sustentáveis na Indústria Química: oportunidades e benefícios”.

O mercado de trabalho e as relações trabalhistas serão debatidas nas salas: “Impacto da Reforma Trabalhista na Saúde e Segurança do Trabalho”, “Competências da era digital, diversidade e inclusão: precisamos conversar sobre isto!”

A sala “Qualidade do Ar”, que será realizada nos dois dias do Congresso debaterá o Histórico de Inventários de Emissões de Fontes Fixas e Fontes Móveis. “A ideia de abordar a Qualidade do Ar no evento tem o objetivo de avaliar a contribuição das várias fontes na Qualidade do Ar no Brasil, fazendo com que os esforços despendidos pela indústria para reduzir suas emissões sejam ampliados para todos os setores”, afirma o coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Abiquim e responsável por Meio Ambiente Corporativo da Braskem, Mauro Machado.

A Abiquim tem promovido encontros e participado do debate para o desenvolvimento da regulação brasileira de produtos químicos e mais uma vez promoverá essa discussão na sala temática “Regulamentação: Desenvolvimento da Legislação Brasileira de Substâncias Químicas”. O Congresso também receberá a reunião do grupo de Responsible Care da América Latina, que debaterá a evolução do programa no continente.

Novamente o Congresso terá uma sala com foco em comunicação: “Os Desafios da Comunicação em um Futuro Conectado”.

Aprimoramento profissional

Mais uma vez o Congresso de Atuação Responsável terá a realização de quatro minicursos: “Manuseio e Transporte Seguro de Cloro”; “e-Social -Experiências na implantação da indústria química”; “Mapa de Materialidade da Indústria Química” e “Gestão de Risco e a Governança Corporativa - Uma questão de transparência”, que será ministrado pelo engenheiro Marcos Lucio de Moura e Souza, consultor empresarial e professor.

O curso que terá duração de quatro horas vai discutir como a gestão de riscos pode enriquecer os procedimentos de governança e melhorar a transparência das empresas “A governança corporativa e a gestão de riscos são funções organizacionais interdependentes. Para isso uma questão chave é a produção de dados que permitam a avaliação de episódios que possam comprometer resultados e como agir nesses momentos. Aspecto importante a ser considerado é a maneira pela qual as empresas preveem o comportamento dos riscos e consequências tendo em vista principalmente a contratação de seguros”, explica Souza.

  Mais notícias