Publicidade
Anuncie

Fórum Paint & Pintura discute inovações em Goiânia

16/08/2018 - 13:08

Evento chega à capital de Goiás para levar as mais recentes inovações do setor em gestão e tecnologia

Com mais de 100 profissionais do setor de tintas inscritos, o 37º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e gestão em Tintas - Região Centro Oeste - foi aberto hoje (16) pela manhã no Hotel Mercure Goiânia, na Av. República do Líbano, 1.613, Setor Oeste, em Goiânia (GO), e conta com o patrocínio de importantes empresas, como Arkema-Coatex, Brenntag, Elementis Specialties, IMCD, MCassab, quantiQ, Grupo MAST e Wana Química.

Na abertura do evento, a palestra plenária “Retorno sobre Investimento e tintas no Brasil - Atratividade dos Segmentos e o futuro” levou ao público casos de sucesso atual de indústrias brasileiras e seu retomo  real  sobre investimentos  em vários segmentos. Baseado no atual cenário da indústria de tintas do Brasil e as projeções para 2022, foram discutidas as previsões de retorno sobre investimento com várias alternativas de direcionamento. O palestrante Francisco Racz, sócio da Racz, Yamaga & Associates, tem mais de 40 anos de experiência no segmento de tintas e correlatos na América Latina.

"Vanadato de Bismuto - Visão custo x benefícios em cores altamente saturadas", foi o tema apresentado por Sergio Rubio, coordenador técnico da quantiQ, na sequência. Os pigmentos à base de Vanadato de Bismuto apresentam alta resistência às intempéries, boa estabilidade térmica, ótima cobertura e reologia. Seu custo, no entanto, pode ser considerado alto, quando comparado aos pigmentos orgânicos, se levarmos em consideração apenas o preço por kilo. A apresentação mostrou que, em formulações com cores altamente saturadas, o custo final relativo do Vanadato de Bismuto será igual ou menor que o dos pigmentos orgânicos, mantendo-se todas as vantagens oferecidas por esse pigmento. Considerando que, brevemente, os valores de rendimento apresentados nas embalagens deverão levar em conta a cobertura da tinta, o Vanadato de Bismuto torna-se uma ótima opção para formulação de tintas decorativas produzidas na tonalidade amarela.

Em seguida, a Elementis Specialties apresentou a reologia de uma maneira diferente, como uma ferramenta de resolução de problemas típicos em formulações de revestimentos decorativos. Dessa forma, na palestra: “Reologia aplicada à resolução de problemas típicos em tintas decorativas”, ministrada por Carlos Ramiro, gerente de Aplicações América do Sul, por meio da vasta experiência acumulada, foram apresentados casos práticos, sempre tendo como base o conceito de reologia, associado ao vasto portfólio de modificadores reológicos que a empresa possui.

O mercado é dinâmico e a escolha do produto pelo consumidor passa por um conjunto de avaliações que vai desde o custo, facilidade em manusear até o diferencial técnico que o produto possui. Atenta às necessidades do mercado e buscando sempre inovações, a Brenntag apresentou novas tecnologias, possibilitando formular produtos diferenciados e agregar valor a eles. A palestra "Novas tecnologias e lançamentos para o mercado de tintas Arquitetônicas e Industrial - Agregando valor ao produto final" foi proferida por Sérgio Santos, especialista técnico para o mercado de Adesivos, Coatings, Elastômeros e Selantes (ACES).

Na última palestra da manhã, MCassab e Olin apresentaram suas principais resinas, agentes de cura e diluentes reativos na apresentação “Soluções em Epóxi para Revestimentos” , com Ana Amelia Horta, coordenadora de desenvolvimento de produto na MCassab, e Thiago Faria, técnico de desenvolvimento de produtos na Olin. A Olin é a maior produtora global de epóxi e possui um amplo portfólio com soluções inovadoras e diferenciadas.

Palestras da tarde

Iniciando os trabalhos d tarde, Flavia Zangrandi, gerente de produtos IMCD, e Marcos Basso, market development manager Latin American Eastman, vão apresentar o tema: “IMCD - inovando com soluções e tecnologia, juntamente com seu parceiro Eastman - Completando o quebra-cabeça em aditivos de baixo odor e zero VOC para a linha de tintas prediais”. A Eastman apresentará, além de seus coalescentes de alto desempenho, a sua mais nova linha de neutralizantes de pH de baixo odor e zero VOC, aumentando o seu portfólio de produtos para o segmento de tintas prediais.

Na sequência, Ricardo Leonardi, vendedor técnico da Arkema Coatex, fará  apresentação: “Agregando performance e otimizando custos em revestimentos base água”. O setor de tintas e revestimentos tem evoluído constantemente para atendes às exigências técnicas ao mesmo tempo em que busca otimização de custos através de novas matérias-primas e processos, visando a alta eficiência necessária para atingir melhor rentabilidade. Dentre as soluções Arkema especialmente desenvolvidas para este segmento, destacam-se as emulsões acrílicas de alto desempenho, responsáveis pela resistência e durabilidade dos revestimentos, além dos aditivos funcionais que incluem modificadores reológicos e dispersantes, essenciais para o correto ajuste das propriedades finais.

Encerrando os trabalhos, Washington Yamaga, sócio-fundador da Rácz, Yamaga & Consultores Associados, fará a palestra "A Digitalização na industria de tintas: complexa mas essencial". A digitalização tem impactado diversos processos em muitas áreas de negócios e em tintas não estaria diferente. A RY discutirá uma visão global da digitalização na indústria de tintas apontando possíveis decisões prioritárias na implementação em mercados como o Brasil.

Conselheiro em diversas empresas do setor Químico, Yamaga é especialista em Marketing, Vendas & Tecnologia para mercado de Tintas, Químicos, Automotivo e Efluentes Industriais, com extensa experiência como executivo principal em multinacionais, incluindo DuPont, Akzo Nobel, PPG e outras empresas na América do Sul.

  Mais notícias