Publicidade
Anuncie

Avanço da Sustentabilidade em química depende de Atuação Responsável

29/08/2018 - 14:08

O incremento da sustentabilidade do setor químico mundial depende do avanço da indústria em Atuação Responsável (Responsible Care). A avaliação foi feita por Patrick Vandenhoeke, vice-presidente da Solvay e chairman do Grupo de Líderes de Responsible Care do International Council of Chemical Associations (ICCA), que representa globalmente os fabricantes de produtos químicos, em apresentação no 17º Congresso de Atuação Responsável da Associação Brasileira da Indústria Química - Abiquim, em São Paulo.

“Nós devemos trabalhar em Atuação Responsável (AR) como se estivéssemos sentados no assento do motorista, aceitando e liderando esse papel crítico, em vez de ficarmos confortáveis em acompanhar o passeio’, alertou Vandenhoeke, ao comparar as boas práticas de AR às fundações de uma construção. “Se fizermos uma casa com fundações ruins, o imóvel correrá sérios riscos. O mesmo ocorre com AR: a indústria não progredirá se não adotar as boas práticas que essa política proporciona”, disse.

Segundo Vandenhoeke, as iniciativas em Atuação Responsável formam uma base vital para a sustentabilidade no setor químico. A capacidade de inovar e contribuir para uma agenda de sustentabilidade do setor cairá se as empresas não continuarem a gerenciar com segurança as operações e produtos por meio do Responsible Care, afirmou.

“À medida em que avançamos em direção a uma economia sustentável e lidamos com realidades como a Indústria 4.0, o Responsible Care continuará sendo a base das contribuições da indústria química, ao estabelecer práticas sólidas em desempenho ambiental, de saúde, segurança e proteção de instalações, processos e produtos em toda a cadeia de valor, além de comprometer-se a melhorar continuamente essas práticas”, acrescentou.

O chairman do Grupo de Líderes de Responsible Care do ICCA também apresentou um overview das ações desenvolvidas pela entidade, lembrando, porém, que não há um código único a ser seguido por todos os países.  “Fazendo uma comparação, a Atuação Responsável está para a indústria química como os códigos de trânsito estão para o transporte rodoviário. Cada país desenvolve seu próprio código, adaptado à sua realidade, para que todos possam se movimentar em segurança. A maioria dos países e ou associações do setor químico desenvolve sua própria estrutura de gerenciamento de Atuação Responsável, mas buscam sempre o mesmo objetivo: gerenciar produtos químicos com segurança”, concluiu Patrick Vandenhoeke.

  Mais notícias