Publicidade
Anuncie

Alta performance em resinas base água será discutida no Fórum Paint & Pintura Criciúma

04/09/2018 - 14:09

Croda apresentará o passo a passo e possíveis variáveis do processo de emulsificação com o uso de surfactantes poliméricos de alta performance em resinas alquídicas (longas e médias) e epóxis para a obtenção de desempenho de revestimentos base água comparáveis aos base solvente

A redução ou eliminação de solventes é uma tendência global que já vem sendo discutida há anos e ganha cada vez mais espaço, graças à conscientização sobre o impacto ambiental, regulamentações restritivas e avanços tecnológicos para melhorar a eficiência na aplicação e desempenho de produtos base água. De acordo com pesquisas recentes, 80% do segmento de tintas arquitetônicas no mundo possuem tecnologia base água. Embora no Brasil ainda não exista uma regulamentação mais restrita em relação ao uso de compostos orgânicos voláteis (VOC), esforços já estão sendo colocados nesse sentido e já podemos ver os primeiros resultados dessa tendência na América Latina com a restrição do uso de VOC no Chile. Espera-se que a demanda por produtos base água multifuncionais aumente, principalmente por aqueles capazes de agregar propriedades como resistência à água, a raios UV, altas temperaturas, efeito bactericida, maior proteção, dentre outros. Porém, o desafio na América Latina é conseguir viabilizar tecnologias de tintas base água com custo e performance comparados a tecnologias base solvente. Neste sentido, a Croda, multinacional com foco em especialidades química, vai apresentar a palestra "Surfactantes reativos e poliméricos para produção de resinas base água em formulações de alta performance" no 38º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em tintas - Região Sul, com Diego Moreira, cientista de aplicação; e Carla Neumann, representante de vendas. A Croda utiliza a sua vasta experiência em surfactantes para desenvolver emulsões de resina de alto desempenho, oferecendo também suporte técnico especializado de acordo com a necessidade do cliente. Com base nisso, a Croda apresentará o passo a passo e possíveis variáveis do processo de emulsificação com o uso de surfactantes poliméricos de alta performance em resinas alquídicas (longas e médias) e epóxis para a obtenção de desempenho de revestimentos base água comparáveis aos base solvente. Serão apresentados os resultados da avaliação de diferentes parâmetros de processo, como velocidade de agitação e temperatura de emulsificação, além de comparativos de desempenho de ambas tecnologias. Já para as resinas acrílicas, vinílicas, estirenadas e base VeoVa, a Croda focará no processo de polimerização em emulsão, utilizando os surfactantes reativos, os quais não migram para a superfície do filme durante o processo de secagem, não afetando as propriedades de barreira do revestimento, que serão comprovadas através de diferentes testes que demostram a qualidade e efetividade dessa técnica.

O evento, que está marcado para o dia 11 de Setembro, será realizado na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), rua Ernesto Bianchini Góes, 91, bairro Próspera, em Criciúma (SC), e contará também com o patrocínio de importantes empresas, como Elementis Specialties, IMCD, Rentank, Rudnik, Rhodia, Grupo MAST, Quimisa e Mineração Serra Branca.

Não perca, faça já a sua inscrição: paintpintura.com.br

  Mais notícias