Publicidade
Anuncie

Fórum Paint & Pintura Criciúma é sucesso na região Sul

11/09/2018 - 13:09

Município é palco de debates e palestras sobre as mais recentes inovações do setor em gestão e tecnologia

A Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), com o apoio do Sinquisul, está sediando o 38º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e gestão em Tintas - Região Sul - que foi aberto hoje (11) pela manhã e conta com o patrocínio de importantes empresas, como Croda, Elementis Specialties, IMCD, Rentank, Rudnik, Rhodia, Grupo MAST, Quimisa e Mineração Serra Branca.

Na abertura do evento, a palestra plenária “Retorno sobre Investimento e tintas no Brasil - Atratividade dos Segmentos e o futuro” levou ao público casos de sucesso atual de indústrias brasileiras e seu retomo  real  sobre investimentos  em vários segmentos. Baseado no atual cenário da indústria de tintas do Brasil e as projeções para 2022, foram discutidas as previsões de retorno sobre investimento com várias alternativas de direcionamento. O palestrante Francisco Racz, sócio da Racz, Yamaga & Associates, tem mais de 40 anos de experiência no segmento de tintas e correlatos na América Latina.

A Croda, multinacional com foco em especialidades química, apresentou, na sequência, a palestra "Surfactantes reativos e poliméricos para produção de resinas base água em formulações de alta performance", com Diego Moreira, cientista de aplicação; e Carla Neumann, representante de vendas. A Croda utiliza a sua vasta experiência em surfactantes para desenvolver emulsões de resina de alto desempenho, oferecendo também suporte técnico especializado de acordo com a necessidade do cliente. Com base nisso, a Croda apresentou o passo a passo e possíveis variáveis do processo de emulsificação com o uso de surfactantes poliméricos de alta performance em resinas alquídicas (longas e médias) e epóxis para a obtenção de desempenho de revestimentos base água, comparáveis aos base solvente. Foram apresentados os resultados da avaliação de diferentes parâmetros de processo, como velocidade de agitação e temperatura de emulsificação, além de comparativos de desempenho de ambas tecnologias. Já para as resinas acrílicas, vinílicas, estirenadas e base VeoVa, a Croda focou no processo de polimerização em emulsão, utilizando os surfactantes reativos, os quais não migram para a superfície do filme durante o processo de secagem, não afetando as propriedades de barreira do revestimento, que foram comprovadas através de diferentes testes que demonstraram a qualidade e efetividade dessa técnica.

Em seguida, a Rhodia abordou "O uso de surfactante e polímeros especiais para polimerização em emulsão", com Bruna Sampaio, pesquisadora do laboratório de Coatings, e Leandro Alves, gerente de novos negócios - Rhodia Solvay Group.

Na última palestra da manhã, Washington Yamaga, sócio-fundador da Rácz, Yamaga & Consultores Associados, fez a palestra "A Digitalização na industria de tintas: complexa mas essencial". A digitalização tem impactado diversos processos em muitas áreas de negócios e em tintas não estaria diferente. A RY discutiu uma visão global da digitalização na indústria de tintas apontando possíveis decisões prioritárias na implementação em mercados como o Brasil.

Conselheiro em diversas empresas do setor Químico, Yamaga é especialista em Marketing, Vendas & Tecnologia para mercado de Tintas, Químicos, Automotivo e Efluentes Industriais, com extensa experiência como executivo principal em multinacionais, incluindo DuPont, Akzo Nobel, PPG e outras empresas na América do Sul

Palestras da tarde

Abrindo as palestras da tarde, a Rudnik trará para o público "Soluções Arkema para revestimentos de alto desempenho", com Ricardo Leonardi, vendedor técnico. Os requisitos de desempenho em revestimentos técnicos têm evoluído de acordo com as exigências do mercado, cada vez mais buscando alta performance e soluções diferenciadas para atender a diferentes segmentos, como manutenção industrial, pintura automotiva, revestimentos protetivos, marítimos e acabamentos para madeira. Dentre as diversas linhas de produtos da Arkema, serão destacados os aditivos funcionais Crayvallac, especialmente projetados para conferir à cada formulação uma vantagem competitiva.

Em seguida, Débora Zago, gerente de vendas Coatings & Construction da IMCD, vai apresenta a palestra "IMCD - Distribuindo produtos e soluções para o mercado de tintas". A empresa mostrará seu amplo portfólio de especialidades voltadas para atender aos requisitos técnicos das mais variadas formulações de seus clientes, bem como sua estrutura comercial e técnica. Seguindo o DNA da IMCD ao redor do mundo, a empresa está constantemente em busca de inovações e produtos para que, conjuntamente com seu fornecedores, possa levar informação e soluções integradas aos clientes; Na oportunidade, também será abordada a linha de aditivos surfactantes / antiespumantes / desaerantes Surfynol, que desde julho passou a ser distribuída pela IMCD para o mercado de tintas.

Depois será a vez da Elementis Specialties apresentar a reologia de uma maneira diferente, como uma ferramenta de resolução de problemas típicos em formulações de revestimentos decorativos. Dessa forma, na palestra: “Reologia aplicada à resolução de problemas típicos em tintas decorativas”, ministrada por Carlos Ramiro, gerente de Aplicações América do Sul, por meio da vasta experiência acumulada, serão apresentados casos práticos, sempre tendo como base o conceito de reologia, associado ao vasto portfólio de modificadores reológicos que a empresa possui.

Já a Rentank apresentará a palestra "Proteção contra incêndio para líquidos combustíveis ou inflamáveis em contêineres portáteis", a ser proferida por Silmar da Silva Sendin, engenheiro civil e de segurança. A palestra vai apresentar os principais critérios para proteção de líquidos combustíveis ou inflamáveis fracionados, vai tratar das principais normas que regulam o setor, das atualizações recentes da legislação, principalmente das alterações da NBR 17.505, que é a principal norma nacional que trata de armazenando destes tipos de produtos. Serão apresentados cases recentes demonstrando o grande impacto que as edificações desta natureza têm enfrentado para se adequar à norma.

Na última palestra do dia, Aguinaldo Nabarro, head of sales do Grupo MAST, vai abordar o tema "Tintas, o que controlar hoje e no futuro?". Todos os dias, as empresas buscam crescer no seu valor econômico, através de melhores resultados financeiros, com uma maior participação de mercado. Em um mundo cada vez mais competitivo e comoditizado, a satisfação do cliente, através da credibilidade e confiabilidade dos produtos e serviços já ultrapassa a questão estratégica. Tudo isso tem impacto direto nas áreas produtivas e tecnológicas das empresas, nos pontos de se obter uma melhor relação custo-benefício de seus produtos, incremento produtivo prevenindo reprocessos (custos extras), eficiência, eficácia e flexibilidade de seus processos. Neste aspecto, a questão passa a ser o que precisamos e devemos testar nos produtos atuais e nos futuros? Como se diferenciar? Qual investimento faremos?

Encerrando o evento, o Grupo MAST fará o sorteio de quatro kits de produtos da empresas aos participantes.

  Mais notícias