Publicidade
Anuncie

Dürr é a fornecedora geral para a construção de uma planta de pintura em Chongqing

28/09/2018 - 16:09

Os carros elétricos serão fabricados usando tecnologia de ponta na nova planta do Grupo Industrial Chongqing Sokon dentro das próximas semanas. É a primeira vez que o robô extremamente móvel de sete eixos EcoRP E043i da nova geração de robôs da Dürr será utilizado na China. Ele pode pintar carrocerias de diferentes dimensões de SUVs totalmente elétricos de forma flexível e sem o trilho de deslocamento anteriormente necessário. A linha de pintura completa, com a Dürr como fornecedora geral, também inclui um sistema de purificação de ar Ecopure com recuperação de calor. Assim, a nova planta também será uma referência em termos de controle de poluição do ar.

Sokon está promovendo de forma dinâmica o desenvolvimento da mobilidade elétrica com sua nova fábrica em Chongqing. A própria tecnologia de produção também é pioneira. Será a primeira vez em que um robô de terceira geração da Dürr será utilizado por um fabricante de automóveis chinês. O EcoRP E043i tem sete eixos de rotação, tornando-o muito mais móvel do que os robôs de pintura anteriores com seis eixos. A junta adicional amplia a área de trabalho do robô. Como resultado, ele alcança até mesmo áreas de difícil acesso com facilidade ao pintar o interior das carrocerias. Até agora, os robôs de pintura frequentemente moviam-se sobre trilhos horizontais. O EcoRP E043i não precisa mais dos trilhos graças à alta mobilidade da sua cinemática de sete eixos. Isso reduz muito o investimento e os custos com manutenção na cabine de pintura e permite uma melhor visão das cabines.

No total, sessenta robôs Ecopaint de última geração estão sendo usados nas linhas de primer, de acabamento e verniz, para pintura interior e exterior em Sokon. Estão sendo enviados também para a China 36 robôs de pintura EcoRP E043i, 16 abridores de portas SCARA e os modelos de seis eixos como abridores de capô. Além disso, a Dürr está fornecendo os robôs e a tecnologia de aplicação para as estações de selagem. A selagem de juntas e os materiais de isolamento serão aplicados às carrocerias por 20 robôs da série EcoRSi.

Menor investimento e custos de manutenção

A terceira geração de robôs da Dürr possui estrutura modular. Isso significa que os modelos EcoRP E/L033i e EcoRP E/L133i com a cinemática de seis eixos podem ser utilizados tanto para a pintura quanto para a abertura de capôs. O conceito modular foi aplicado nas cinemáticas de seis e sete eixos. A única diferença entre as variantes é o eixo adicional de rotação no braço principal. Os outros componentes universalmente idênticos simplificam o gerenciamento das peças de reposição, economizam custos de armazenamento e facilitam a manutenção. A tecnologia de controle dos robôs para aplicação de tinta e material de alta viscosidade é também universal. O design modular dos painéis de controle permite a configuração ideal para o respectivo processo de aplicação de uma estação de pintura ou de selagem do cliente.

Com o EcoScreen 3D-OnSite 4, está disponível um pacote de software universal para programação, simulação e otimização dos robôs de pintura e selagem da Dürr. Além disso, todos os dados relevantes do processo podem ser parametrizados. O software suporta a nova geração de controladores de robôs e é compatível com a versão anterior. Pode ser conectado on-line a vários controladores de robôs diretamente pela rede. Como resultado, as alterações nos programas de ensino e nos dados de processo podem ser transferidas para o processo de produção no menor tempo possível.

Adequado para a Indústria 4.0

Os novos robôs de revestimento e selagem são preparados para a fábrica inteligente do futuro. Os sensores detectam temperatura, horas de funcionamento e o grau de desgaste dos componentes, entre outras coisas. O também recém-desenvolvido controlador de processo e movimento EcoRCMP2 transfere as informações para um sistema superior de controle e manutenção. Graças a esta tecnologia, os dados de várias cabines de pintura, ou mesmo de linhas de pintura completas, podem ser combinados e avaliados.

Outros marcos importantes para a digitalização da fábrica são obtidos com o software MES para controle de produção desenvolvido pela Dürr. Monitoramento, rastreamento e relatórios configuráveis individualmente são elementos importantes no controle e na otimização eficientes do processo. Esta solução é a base para mais avanços na área da Indústria 4.0.

Um único fornecedor para uma linha de pintura completa

A empresa de engenharia mecânica e de construção de plantas Dürr está construindo toda a linha de pintura da Sokon e, como fornecedora principal, também é responsável pela construção do prédio e de três armazéns de baia alta. Esses armazéns de baia alta significam que não são necessárias várias superfícies de armazenamento. Isso simplifica a estrutura do prédio, economiza espaço e permite controle inteligente do fluxo de material, tornando-se uma parte fundamental do Eco+Layout da Dürr. Entre outras coisas, o escopo técnico dos serviços inclui o processo de imersão rotacional Ecopaint RoDip no pré-tratamento e na eletrodeposição, todos os robôs e aplicações para os processos de selagem e pintura e o sistema de separação a seco EcoDryScrubber. Este se liga ao excesso de tinta em um processo que não envolve água nem produtos químicos, e pode assim ser operado com até 90% de ar recirculado. O resultado é uma economia de energia de até 60% na cabine de pintura.

Purificação do ar de exaustão com eficiência energética

Em relação à proteção de emissões, a Sokon irá atender de forma abrangente todas as exigências legais e obterá a máxima eficiência energética. O grande volume de emissões de solventes das zonas de aplicação será purificado por uma combinação do processo adsortivo de VOC do sistema de concentração Ecopure KPR com o sistema de oxidação térmica regenerativa Ecopure RTO. Os poluentes gasosos no ar da exaustão da cabine passam por concentração adsortiva antes de serem eliminados no sistema de oxidação a jusante com o mínimo de consumo de energia.

A última geração do sistema de purificação recuperativo térmico de ar Ecopure TAR é usado para purificar os fluxos de ar quentes de exaustão dos vários processos de secagem de tinta. Este processo purifica o ar de exaustão ao mesmo tempo em que disponibiliza todo o calor para aquecimento da estufa.

  Mais notícias