Publicidade
Anuncie

Litografia Valença completa 20 anos no mercado de embalagens metálicas

28/09/2018 - 16:09

A Litografia Valença completa 20 anos reforçando a posição de pioneirismo no mercado brasileiro de embalagens metálicas e ampliando a área de atuação com uma grande inovação para o segmento de petroquímicos: os novos baldes de 20 litros com espessura reduzida a um custo extremamente competitivo.

Durante anos o segmento de petroquímicos foi abastecido por embalagens metálicas para acondicionamento de óleos lubrificantes e graxas, mas aos poucos passou a utilizar bombonas plásticas. Em 2017, com a expressiva alta do dólar impactando diretamente nas principais matérias primas para a confecção dessas bombonas e observando a questão ambiental do plástico, sobretudo a politica de resíduos sólidos e logística reversa, essa situação mudou.

A Valença vislumbrou então uma excelente oportunidade para a retomada desse mercado. A vantagem do aço sobre o plástico, no quesito ambiental, motivou a empresa a desenvolver novos produtos, pois trata-se de um material sustentável, 100% reciclável.

De forma estratégica fez o levantamento do mercado petroquímico e, em parceria com a CSN, buscou uma alternativa para ser competitiva com um produto inovador. Fez parcerias também com fornecedores europeus dispostos a otimizar e modernizar sua linha de baldes.

O resultado do estudo foi compensador. Apresentou ao setor uma nova embalagem, confeccionada com folha de espessura reduzida, passando dos 0,36 mm atualmente utilizados, aos 0,27 mm reforçado com frisos, mas sem perder o conteúdo, a qualidade e a eficiência. E a um custo reduzido.

Para o gerente comercial, Reinaldo Santos, “Os baldes com folhas reduzidas são fruto de um projeto inovador, viável e tecnicamente arrojado que vai trazer grandes vantagens ao setor, tanto na questão da economia quanto na da sustentabilidade, tema que está mundialmente na ordem do dia”, avalia.

A inovação já trouxe clientes como a Petrobrás, que está utilizando a embalagem para a linha Lubrax de óleos lubrificantes.

Vale ressaltar que a linha de montagem e estamparia para baldes metálicos da Litografia Valença é atualmente a mais moderna e equipada do setor. Adquirida da Europa em 2013 oferece a possibilidade de produção de vários formatos, com capacidade suficiente para absorver grande parte desse mercado.

Embalagens

As novidades em embalagens para todos os segmentos são: galão triplo fechamento - atendendo as exigências do mercado para garantir o shelf life de seu produto; lata de 16 litros para acondicionamento de massas e texturas a um custo reduzido; lata de 9 litros inovação, embalagem intermediária para atender o nicho de mercado para tintas premium; baldes de tampa removível com espessura de folha reduzida; balde de 20 litros com tampa fixa com espessura de folha reduzida e frisos para suprir o mercado petroquímico a um custo reduzido; e baldes homologados para atender as normas vigentes terrestres e marítimas.

A empresa

Completando 20 anos de atuação no mercado de embalagens metálicas de tintas, alimentos, petroquímicos e serviços de corte e litografia, a Litografia Valença possui um dos maiores parques litográficos do país com linhas de corte de folhas e montagem de última geração divididas nas unidades de Valença (RJ) Barra Mansa (RJ) e Rio de Janeiro (capital).

A Litografia é uma empresa “General Line” certificada com a IS0 9001, que atende grandes clientes nacionais sempre prezando pela qualidade dos produtos e serviços fornecidos. É uma empresa auto-suficiente com capacidade de produção de 8 mil toneladas de embalagens/mês, empregando aproximadamente 800 funcionários.

Por meio de um Centro de Distribuição próprio de 2 mil mts localizado em Mauá (SP) na saída para o Rodoanel, consegue realizar atendimento just in time, fluxo contínuo e kan ban para o segmento de tintas. Também administra o estoque de um dos principais players de tintas automotivas localizado em São Bernardo do Campo (SP) com um galpão dentro de seu site.

Com grandes aquisições em equipamentos, a Valença está capacitada com tecnologia de ponta para a produção de embalagens, tais como a Linha Litográfica Quadricolor. Essas aquisições trouxeram uma considerável redução no custo operacional e significativa eficiência ao processo produtivo.

Na área administrativa, dando seguimento à implantação de práticas de governança corporativa, a empresa desenvolveu e implantou seu programa de compliance, ferramenta indispensável para uma gestão mais segura e eficiente.

“Nossos clientes cada vez mais exigentes utilizam-se de ferramentas para medir a performance de seus fornecedores. E nesse caso a Litografia Valença vem sendo premiada com índices altíssimos de atendimento", ressalta o gerente comercial, Reinaldo Santos.

  Mais notícias