Publicidade
Anuncie

Fórum Paint & Pintura Indaiatuba entra em seu segundo dia

04/10/2018 - 14:10

Debates sobre evolução, crescimento do mercado, competitividade e Painel com líderes técnicos das indústrias de tintas abriram os trabalhos

O mercado de tintas na América do Sul atingirá um nível acima de US$ 22 bilhões no final da próxima década e os principais desafios para essa realidade foram discutidos hoje pela manhã, na abertura do segundo dia do 39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em tintas Indaiatuba - Campinas e Região, na palestra “Diagnóstico de um mercado de US$ 22 bilhões: À procura de valor agregado!”, ministrada por Francisco Racz, sócio na Racz, Yamaga & Consultores Associados. Além da situação atual, segmentada por país e principais ramos industriais, foi apresentada a situação da rivalidade competitiva no continente e seu futuro. O crescimento e a evolução dos variados mercados foram revistos, assim como o potencial de rentabilidade do setor nos próximos anos e na próxima década. Racz tem mais de 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina.

Na sequência, líderes técnicos de desenvolvimento das indústrias de tintas explanaram sobre as tecnologias e produtos que vão ditar o mercado nos próximos anos no Painel: "Novos desenvolvimentos, inovações e tendências em produtos e aplicações". O setor de tintas caminha para um futuro onde novos nichos serão fundamentais para o crescimento e consolidação do mercado. O impacto da nanotecnologia e de outras tecnologias sustentáveis para o setor, conceitos de inovação para a indústria de tintas brasileira, como agregar valor aos produtos e como empresas nacionais podem atender as especificações de indústrias internacionais estiveram entre os assuntos debatidos pelos convidados.

Participaram do painel Celdia Bittencourt Guedes Lizardo, senior R&D technical manager da BASF, Francisco Diniz, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Futura Tintas, William Saraiva, gerente de produto da Dovac, Elmer Jurado, diretor de tecnologia da Axalta, Elaine Poço, RD&I and Sustainability director Latin America da AkzoNobel, e Maria Cristina Kobal Campos de Carvalho, presidente da Radtech South America (mediadora).

O evento prosseguiu com as palestras: Proteção contra incêndio para líquidos combustíveis ou inflamáveis em contêineres portáteis, proferida por Silmar da Silva Sendin, engenheiro civil e de segurança da Rentank; Surfactantes reativos e poliméricos para produção de resinas base água em formulações de alta performance, com Diego Moreira, cientista de aplicação; e Carla Neumann, representante de vendas da Croda; e Reologia aplicada à resolução de problemas típicos em Tintas Decorativas, com Carlos Ramiro, gerente de aplicações América do Sul da Elementis.

À tarde, o Fórum seguirá com as palestras: Completando o quebra-cabeça em aditivos de baixo odor e zero VOC para a linha de tintas prediais, com Luiz Maranho Neto, gerente da UN Tintas, Adesivos e Construção Civil da quantiQ, e Marcos Basso, Market development manager Latin America da Eastman; Tintas, o que controlar hoje e no futuro?, com Aguinaldo Nabarro, head of sales do Grupo MAST; Oxitive, tecnologia versátil de umectantes para tintas imobiliárias, Jaqueline Venâncio Barne, TS&D Coatings da Oxiteno.

A penúltima palestra terá como tema: A Digitalização na indústria de tintas: complexa mas essencial, com Washington Yamaga, sócio fundador da Rácz, Yamaga & Consultores Associados e conselheiro em diversas empresas do setor químico. Especialista em Marketing, Vendas & Tecnologia para mercado de Tintas, Químicos, Automotivo e Efluentes Industriais, possui extensa experiência como executivo principal em multinacionais, incluindo DuPont, Akzo Nobel, PPG e outras empresas na América do Sul

Encerrando o encontro, acontecerá a palestra: Várias formas de renumeração variável da força de vendas e seu impacto nos resultados das empresas de tintas, a ser ministrada por Vilson Trintinaglia. Formado em Administração de Empresas e Pós-graduação em Administração e Estratégia Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, o palestrante tem mais de 35 anos de experiência profissional em indústrias de médio e grande porte, multinacionais e nacionais, nos segmentos de tintas decorativas e automotivas, indústrias de embalagens plásticas, indústrias eletroeletrônicas e metalurgia, além de construção civil e concessionárias de automóveis. Destes, 23 anos no segmento de tintas como gerente de vendas, sendo os últimos 11 anos como diretor comercial na AkzoNobel - Divisão de Tintas (Coral, Wanda, Sikkens e Ypiranga). Atualmente, é sócio da empresa VJP Consultoria e Treinamento Comercial

O fórum, que será encerrado hoje (4/10), está sendo realizado no Royal Palm Tower Indaiatuba, na Av. Francisco de Paula Leite, 3.027, Recreio Campestre Jóia, Indaiatuba (SP) e também traz uma atração especial. As empresas participantes, além de debater e apresentar suas novidades nas palestras, também contam com espaço para exposição, onde estão apresentando seus desenvolvimentos e recepcionando o público visitante do encontro.

O evento tem o patrocínio de importantes empresas, como ANGUS, Archroma, Brenntag, Carbono Química, Covestro, Croda, Elementis Specialties, Grupo MAST, IMCD, Imerys, Lanxess, MCassab, Miracema-Nuodex, Mineração Serra Branca, Oxiteno, quanitQ, Química Anastacio, Rentank, Rudnik e Wacker.

Mais informações em: paintpintura.com.br

  Mais notícias