Wana Química

Evonik amplia capacidade de produção de sílica na Alemanha

29/10/2018 - 10:10

A Evonik Industries vai ampliar as suas capacidades para produção de sílica pirogênica em Rheinfelden (Alemanha). O grupo vai investir um valor na faixa inferior de dois dígitos de milhões de euros na ampliação de suas instalações em Rheinfelden, que processa a sílica hidrofílica para uma variedade hidrofóbica.  A ampliação, que deve entrar em operação no final de 2020, está ligada aos esforços da Evonik de expandir consistentemente o seu negócio de sílica para aplicações especiais. 

“Nossa ampliação em Rheinfelden tem como objetivo apoiar o crescimento de áreas de aplicação existentes em segmentos altamente especializados e abrir usos inovadores”, diz Johannes Ohmer, membro da diretoria executiva da Evonik Resource Efficiency GmbH.

A sílica pirogênica hidrofóbica, que a Evonik comercializa com o nome Aerosil, destaca-se em particular por sua baixa absorção de umidade e excelente dispersão, destaca Andreas Fischer, responsável pela linha de negócios Sílica. “Ela é usada para controle de reologia e como agente antissedimentante em sistemas de revestimento, materiais adesivos e selantes e como espessante e agente antiaglomerante, por exemplo, na borracha de silicone, em toners e em cosméticos.”

Fischer ainda ressalta que Rheinfelden é a planta original das sílicas pirogênicas hidrofóbicas. “Decidimos ampliar o site porque o investimento nos ajudará a aproveitar ainda mais as instalações existentes. Além disso, fatores como know-how de processo local e experiência específica de longa data com a construção e operação das plantas foram considerados essenciais para a decisão.”

O investimento vai aumentar em 20% a capacidade anual da empresa para sílica pirogênica hidrofílica no site existente em Rheinfelden, com o objetivo de atender à forte demanda do mercado.   

A Evonik é uma das maiores fabricantes de sílica do mundo.  Além da sílica pirogênica Aerosil e das sílicas precipitadas Ultrasil, Sipernat, Zeodent E Spherilex, a Evonik também produz agentes fosqueantes à base de sílica sob a marca Acematt e outros óxidos metálicos pirogênicos sob a marca Aeroxide. Ao todo, a Evonik dispõe de uma capacidade de produção global anual de cerca de um milhão de toneladas para todos os produtos à base de sílica. 

  Mais notícias