Publicidade
Anuncie

Prêmio Abrafati recebe inscrições de trabalhos de alto nível e grande relevância

14/11/2018 - 12:11

Resultados serão anunciados no dia 23 de novembro, depois da avaliação da Comissão Julgadora

Um conjunto significativo de estudos muito relevantes do ponto de vista técnico concorrerá à 19ª edição do Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas, cujas inscrições se encerraram há alguns dias.

Elaborados por especialistas da indústria e do meio acadêmico, com abordagens e temáticas inovadoras, os trabalhos revelam a preocupação em buscar soluções que envolvam utilização de novos materiais, obtenção de melhorias ambientais, aprimoramentos no desempenho das tintas, incorporação de novas propriedades e redução de custos de produção.

A avaliação está sendo feita neste momento pela Comissão Julgadora do Prêmio, formada por profissionais muito conceituados da cadeia de tintas. Os resultados serão anunciados no dia 23 de novembro, com a cerimônia de premiação ocorrendo na semana seguinte.

Os trabalhos recebidos caracterizam-se pela qualidade do conteúdo e diversidade temática, com forte participação de pesquisadores ligados a universidades. Além de mostrar que o Brasil produz muito conhecimento e pesquisa relacionados às tintas, o interesse mostrado pelo meio acadêmico reafirma a crescente - e necessária - interação entre a comunidade científica e as indústrias do setor, que traz importante contribuição para o avanço tecnológico.

Vencedores das últimas 3 edições do Prêmio ABRAFATI
18º Prêmio – 2017

1º lugar

Marcos Fernandes de Oliveira (Faculdades Oswaldo Cruz), Rodrigo L. Matos (Maxion Wheels do Brasil Ltda.) e Fernando Tosti (CTS Coatings Tech Solutions Protótipos Ltda – ME)

Título do trabalho: Estudo da utilização de revestimento nanocerâmico via solução ácida em aço-carbono como alternativa ecológica para a fosfatização tricatiônica e sua influência como substrato para primer de eletrodeposição catódica voltado para o mercado automotivo original (OEM)

2º lugar

Fernando Cotting (Escola Politécnica da USP)

Orientador: Idalina Aoki (Escola Politécnica da USP)

Título do trabalho: Sistema de Pintura Anticorrosiva com Propriedades de Autorreparação

3º lugar

Diêgo Morais Chaves (Universidade Federal de Viçosa – UFV).

Coautor: Armanda Aparecida Júlio (Universidade Federal de Viçosa – UFV)

Orientador: Márcio José da Silva (Universidade Federal de Viçosa – UFV)

Título do trabalho: Produção de carbonato de glicerol catalisada por heterolissais de estanho para valorização de bioglicerol

17º Prêmio – 2016

1º lugar

Kátia Aparecida da Silva Aquino, Patrícia Lopes Barros de Araújo, Telma Maria Guedes da Silva e Elmo Silvano de Araújo (Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Orientadora: Tania Maria Sarmento Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Título do trabalho: Tinta anti-incrustante contendo resíduos da indústria vinícola (Vitis.sp) para aplicação marinha

2º lugar

Carlos Henrique Furtado da Cunha (UFV),

Coautores: José Maria Corrêa Bueno (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar), Márcio José da Silva (UFV)

Orientador: André Gustavo Sato (Universidade Federal de Viçosa – UFV)

Título do trabalho: Síntese direta de metil isobutil cetona (MIBK) a partir de isopropanol em catálise heterogênea

3º lugar

Dienifer Fernanda Lopes Horsth, Ketlyn Wolfart Borth (Unicentro, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, Campus CEDETEG).

Coautores: Mariane Dalpasquale, Filipe Quadros Mariani e Marcelo Muller (Unicentro, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, Campus CEDETEG)

Orientador: Fauze Jacó Anaissi (Unicentro, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, Campus CEDETEG)

Título do trabalho: Resíduos metálicos (Alumínio e Ferro) transformados em pigmentos inorgânicos sintéticos: uma ação sustentável

16º Prêmio – 2014

1º lugar

Mariane Dalpasquale (Unicentro, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, Campus CEDETEG)

Coautores: Filipe Quadros Mariani e Marcelo Muller (Unicentro, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, Campus CEDETEG)

Orientadores: Eryza Guimarães de Castro e  Fauze Jacó Anaissi (Unicentro, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, Campus CEDETEG)

Título do trabalho: Aluminatos coloridos atóxicos baseados em polissacarídeo

2º lugar

Marcelo Augusto Gonçalves Bardi (Comissão Nacional de Energia Nuclear/Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP)

Orientadora: Luci Diva Brocardo Machado (IPEN-CNEN/SP)

Título do trabalho: Estudo da biodegradação de tintas gráficas aplicadas em plásticos curadas por radiação ultravioleta ou feixe de elétrons

3º lugar

Manuel Julimar Lopes (SJD Rastreabilidade e Manutenção de Instrumental Cirúrgico Ltda.).

Título do trabalho: Amino-silano como único agente de curas em tintas epóxi de alta resistência química, com redução de riscos ambientais e melhora de saúde ocupacional

  Mais notícias