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PPG anuncia os resultados financeiros do quarto trimestre e do ano de 2018

06/02/2019 - 10:02

A PPG anunciou para o mercado as vendas líquidas do quarto trimestre de 2018, na ordem de aproximadamente US$ 3,6 bilhões, 1% a menos em relação ao ano anterior. As vendas líquidas com base no dólar cresceram cerca de 2% em relação ao ano anterior, graças aos preços mais altos de vendas de mais de 2%. O volume de vendas caiu 1% em relação ao ano anterior. O câmbio desfavorável impactou as vendas líquidas em aproximadamente 3%, ou cerca de US$ 110 milhões, e as vendas relacionadas a aquisições, após dedução dos desinvestimentos, adicionaram menos de 1% ao crescimento das vendas.

O quarto trimestre de 2018 demonstrou que o lucro líquido das operações contínuas foi de US$ 256 milhões ou US$ 1,07 por ação. O lucro líquido ajustado das operações contínuas foi de US$ 271 milhões ou US$ 1,15 por ação. O quarto trimestre de 2017 demonstrou que o lucro líquido das operações contínuas foi de US$ 148 milhões ou US$ 0,58 por ação. O lucro líquido ajustado das operações contínuas foi de US$ 305 milhões ou US$ 1,19 por ação. As conciliações dos valores relatados para os números ajustados estão incluídas abaixo. Para o quarto trimestre de 2018, a alíquota efetiva foi de cerca de 24% e a alíquota efetiva ajustada foi de aproximadamente 26%.

"No quarto trimestre, apresentamos um crescimento de vendas líquidas em moedas locais de cerca de 2%, alavancados por preços de venda mais altos marcando sete trimestres consecutivos de melhoria de preço", disse Michael H. McGarry, presidente e CEO da PPG. “Esses aumentos de preço, juntamente com nossos esforços contínuos de gerenciamento de custos, continuam focados na compensação da inflação continuada sobre o custo de insumos, à medida que avançamos na recuperação de nossas margens operacionais em relação aos níveis do ano anterior. A desaceleração do crescimento econômico global e o declínio da demanda em alguns mercados de uso final também impactaram nossas vendas.

“Para o ano como um todo, conseguimos crescimento no lucro ajustado por ação, apesar da significativa e persistente inflação de custos de matérias-primas e logística, que impactou toda a indústria de revestimentos e aumentou sequencialmente durante a maior parte do ano. Além de obter preços mais altos, gerenciamos nossa estrutura de custos de forma agressiva, gerando cerca de US$ 80 milhões em economias no ano, atingindo a faixa superior da nossa meta. Estrategicamente, durante o ano passado, anunciamos seis aquisições, incluindo os recentes anúncios da SEM, Whitford e Hemmelrath.

"Nosso fluxo de caixa a partir das operações manteve-se forte, totalizando cerca de US$ 1,5 bilhão para o ano, compatível com 2017. Nós também demos continuidade ao nosso legado de retorno em dinheiro aos acionistas, com US$ 2,2 bilhões retornados em 2018 através de recompra de ações e dividendos", prosseguiu McGarry.

“À medida que olhamos adiante, enquanto continuamos confiantes de que estamos bem posicionados estratégica e financeiramente, entramos em 2019 com mais incerteza econômica global. O impacto na transição da inflação de 2018 no primeiro semestre, a conversão de moeda estrangeira ano a ano significativamente desfavorável e os volumes de vendas modestamente menores afetarão nosso desempenho no primeiro semestre de 2019. Como resultado, esperamos atualmente que o lucro diluído por ação do primeiro trimestre fique na faixa de US$ 1,18 a US$ 1,23. Estamos focados em atingir resultados financeiros crescentes e forneceremos algumas informações detalhadas sobre nossas metas financeiras e de previsão para o ano de 2019 em uma comunicação separada”, concluiu McGarry.

A empresa relatou um caixa para todo o ano de operações de cerca de US$ 1,5 bilhão. No ano, a empresa concluiu mais de US$ 1,7 bilhão em recompras de ações e pagou cerca de US$ 450 milhões em dividendos. As despesas líquidas de capital totalizaram cerca de US$ 410 milhões. A empresa encerrou o ano com aproximadamente US$ 5 bilhões em dívida bruta e cerca de US$ 1,0 bilhão em caixa e investimentos de curto prazo. A empresa tinha US$ 1,8 bilhão restante em suas atuais autorizações de recompra de ações no final de 2018.

Resultados financeiros do quarto trimestre de 2018 reportáveis

•          As vendas líquidas do segmento de revestimentos de desempenho no quarto trimestre foram de US$ 2,1 bilhões, um aumento de US$ 16 milhões, ou quase 1%, em relação ao ano anterior. As vendas em relação ao dólar aumentaram em mais de 3%, impulsionadas por preços de venda mais altos. As vendas relacionadas às aquisições foram de aproximadamente US$ 15 milhões, incluindo a aquisição da SEM, fabricante de produtos de repintura automotiva. Os volumes do segmento permaneceram estáveis, incluindo as alterações na variedade de clientes, anunciadas anteriormente no canal de varejo nacional de bricolagem (DIY), que reduziram as vendas do segmento em aproximadamente 2%, ou cerca de US$ 40 milhões em relação ao ano anterior. O câmbio desfavorável reduziu as vendas líquidas em cerca de US$ 55 milhões, ou quase 3%.

•          O volume de vendas líquidas de revestimentos aeroespaciais cresceu mais de 10% como resultado da forte demanda do setor e da contínua demanda de clientes em cada região relevante para produtos com tecnologia avançada da PPG. As vendas orgânicas de revestimentos para repintura automotiva permaneceram estáveis, uma vez que os impactos desfavoráveis de redução de estoques de clientes nos EUA foram compensados pelo crescimento em outras regiões. O volume agregado de vendas de revestimentos de proteção e marítimos aumentou em aproximadamente 10%, com contribuições positivas de ambos os mercados de uso final. Revestimentos arquitetônicos - As vendas orgânicas nas Américas e Ásia-Pacífico diminuíram em até 5% em relação ao ano anterior, com diferenças por canal e região. Nos EUA e no Canadá, as lojas de arquitetura de propriedade da empresa aumentaram as vendas de mesma loja em até 5%. Os volumes agregados nas contas de varejo de bricolagem e no canal de revendedores independentes diminuíram significativamente em relação ao ano anterior, impulsionados pelas alterações na diversidade de clientes. O volume de vendas orgânicas em revestimentos arquitetônicos da América Latina teve crescimento em torno de 5%, liderado pelo México. Revestimentos arquitetônicos - O volume de vendas orgânicas da EMEA aumentou em aproximadamente 5%, com contribuições tanto dos aumentos de preços de venda quanto do crescimento de volume.

O rendimento do segmento no quarto trimestre foi de US$ 261 milhões, US$ 2 milhões a mais que o quarto trimestre do ano anterior, apesar dos impactos desfavoráveis do câmbio em cerca de US$ 5 milhões. A receita do segmento foi auxiliada pela melhora nos preços de venda e gestão de custos, compensada pela inflação dos custos de matérias-primas e logística e pelo impacto dos menores volumes de vendas.

•          As vendas líquidas do quarto trimestre do segmento de Revestimentos Industriais foram de cerca de US$ 1,5 bilhão, uma queda de US$ 53 milhões, ou mais de 3% em relação ao período do ano anterior. Os preços de venda mais altos, de cerca de 2%, compensam os volumes de vendas de aproximadamente 2%. O câmbio desfavorável reduziu as vendas em cerca de US$ 55 milhões, ou mais de 3% em relação ao ano anterior.

O volume de vendas de revestimentos de fabricantes de equipamentos originais (OEM) diminuiu cerca de 5% em cada ano, consistente com as menores taxas de produção da indústria automotiva global e impulsionado pela menor demanda da indústria automotiva na China e Europa. O volume de venda de materiais e revestimentos especiais e industriais aumentou em até 5% em relação ao ano anterior, uma vez que o sólido crescimento do volume de vendas foi alcançado nos EUA e Canadá compensando a demanda mais suave da Ásia-Pacífico. O volume de venda de revestimentos de embalagem também aumentou até 5% em relação ao ano anterior, o que contribuiu para um forte crescimento no ano anterior.

A receita do segmento no quarto trimestre foi de US$ 187 milhões, uma queda de US$ 27 milhões, ou cerca de 13% em relação ao mesmo período no ano anterior, incluindo os impactos desfavoráveis de câmbio de cerca de US$ 5 milhões. A receita do segmento também sofreu impacto pela contínua inflação de custos de matérias-primas e logística e pelo impacto sobre as vendas pela retração das taxas de produção da indústria OEM automotiva global, que foram parcialmente compensadas pela melhoria dos preços de venda e pelo gerenciamento agressivo sobre os custos.

Resultados Financeiros para o Ano de 2018

No ano de 2018, as vendas líquidas de operações contínuas foram de aproximadamente US$ 15,4 bilhões, um aumento de cerca de 4% em relação ao ano anterior, incluindo uma taxa de câmbio líquida favorável de menos de 1%, ou aproximadamente US$ 105 milhões. O crescimento orgânico de vendas de cerca de 3% em relação ao ano anterior foi complementado por vendas relacionadas à aquisição de quase 1%.

O lucro líquido relatado de 2018 das operações contínuas da empresa foi de US$ 1,3 bilhão ou US$ 5,40 por ação diluída, contra US$ 1,4 bilhão ou US$ 5,31 por ação diluída, em 2017. O lucro ajustado do ano de 2018 por ação das operações contínuas foi de US$ 5,92 por ação diluída, comparado a US$ 5,86 por ação diluída em 2017. A alíquota efetiva das operações contínuas foi de cerca de 21% em 2018, contra 31% em 2017 e a alíquota efetiva ajustada das operações contínuas foi de 22% para 2018, contra cerca de 24% para 2017. Espera-se que a alíquota efetiva global da empresa fique na faixa de 23 a 25 % para o ano de 2019.

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