Wana Química

Kässbohrer automatiza produção de seu PistenBully com robô de pintura da Dürr

06/02/2019 - 10:02

As niveladoras de neve Kässbohrer PistenBully são agora pintadas por um robô da Dürr. Isso reduz pela metade a duração do processo de pintura, já que a aplicação feita por um robô é muito mais rápida do que a aplicação manual. Para o fabricante líder internacional de veículos especializados em preparação de declives, automatizar o processo significa maior eficiência na produção e menor exposição dos trabalhadores a tintas e solventes.

Temperaturas abaixo do ponto de congelamento, cristais de gelo afiados, forte radiação UV: quando usado em pistas e trilhas de esqui cross-country, as superfícies da cabine do PistenBully estão sujeitas às condições mais extremas. Para fornecer proteção contra as condições ambientais agressivas, são aplicados dois revestimentos de primer e o revestimento de base, o que é feito por um robô de pintura EcoRP L033 da Dürr, que reveste as estruturas de metal por fora e por dentro. “O robô não precisa de mais do que uma hora para pintar uma cabine. Em comparação com a pintura anterior feita à mão, isso economiza tanto tempo que fomos capazes de aumentar significativamente nossa produção para 600 cabines por ano”, diz Uwe Thierer, gerente de planta da Kässbohrer Geländefahrzeug AG em Laupheim.

Além da velocidade, a qualidade uniforme e reproduzível do robô garante um alto ganho de eficiência no processo. As camadas de tinta são aplicadas em uma cabine de combinação. Primeiro, o EcoRP L033 aplica duas camadas de primer como agente de ligação e proteção contra a corrosão, úmido sobre úmido, sem secagem entre as aplicações. A tecnologia de alteração de cor e dosagem integrada no braço central do robô garante perdas mínimas de tinta ao alterar a cor, assim como curtos tempos de lavagem, com o mínimo de consumo de solvente. Segue então o estágio intermediário de secagem antes do terceiro estágio de pintura, com o revestimento de base como aplicação de cor.

O escopo de entrega da Dürr inclui também a tecnologia de transportador skid com mesa giratória e função de inclinação. Isso garante ajuste reproduzível da cabine e o correto posicionamento da cabine no processo de pintura. O robô pinta totalmente a carroceria e, aplicando duas camadas de primer, cuida da proteção contra corrosão, o que acontece em um tanque no caso da pintura automotiva. Cinco recipientes de pressão para cor principal, endurecedor e diluente são oferecidos para o fornecimento de tinta.

A automação da pintura aumenta a segurança ocupacional

A saúde é outro importante argumento a favor da automatização do processo de pintura. Quando isso é feito à mão, os trabalhadores são expostos a vapores de tinta e de solvente. Quando um robô é utilizado, essa incumbência é retirada dos trabalhadores. Como parte do processo de automação, a Kässbohrer também mudou para pintura livre de cromato na fabricação do PistenBully.

  Mais notícias