Wana Química

Fórum Paint & Pintura Recife ressalta importância da região

14/03/2019 - 12:03

Evento atraiu grande público e abordou a importância e os investimentos da região Nordeste; e o futuro do setor de tintas

O 40º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Nordeste, começou hoje (14/03), no Radisson Recife, em Boa Viagem, Recife (PE), e contou com um grande número de participantes.

O evento iniciou com a participação do Banco do Nordeste com a palestra: “Cenário macroeconômico e oportunidades para investimentos no Nordeste”, por Airton Saboya, e economista, doutor em desenvolvimento local e territorial, gerente da Célula de Estudos e Pesquisas Macroeconômicas do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE,  departamento de estudos econômicos do Banco do Nordeste.

Saboya abordou o cenário macroeconômico brasileiro, com foco nas oportunidades que o Nordeste do País apresenta. Além disso, mostrou investimentos que o Banco do Nordeste pode oferecer aos investidores interessados na Região.

A palestra seguinte foi proferida por Francisco Rácz, da Rácz, Yamaga & Associates e profissional com mais de 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina, que falou sobre “O mercado de tintas caminha para geração de valor real”, na qual foram analisadas as tendências crescentes dos vários segmentos do mercado de tintas, levando em consideração o cenário competitivo e a evolução do valor agregado e a rentabilidade do produto final. Foi traçado também um paralelo da evolução do mercado brasileiro, com o cenário mundial de tintas e fatores chaves para o sucesso do segmento.

Ainda no período da manhã, aconteceu o Painel com CEO's de indústrias de tintas que discutiu os rumos do setor, os desafios em gestão e novas oportunidades de negócios para a próxima década. Participaram deste painel lideranças como Eduardo Ermida Moretti, CEO da Tintas Iquine; Felipe Lago, diretor industrial e de operações da Tintas Lux; Paulo Janousek, CEO da Tintas Hidracor; Washington Yamaga, sócio fundador da Rácz, Yamaga & Associates (CEO convidado); e Agnelo de Barros Neto, CEO da Agnelo Editora, como mediador do painel.

Logo em seguida, o Grupo MAST abordou o tema “Inteligência no ponto de venda”, com o palestrante Marco Storel, diretor do Grupo MAST. “Em um mundo praticamente todo digital, o consumidor busca por várias ofertas de um produto, em um curto espaço de tempo, para efetivar realmente o melhor custo-benefício. Neste cenário de negócios, tornou-se imprescindível a utilização das mais avançadas tecnologias para demonstrar e garantir um compromisso contínuo de garantia de qualidade e oferta de serviços, a fim de atender a este comportamento e se diferenciar dentro de um mercado altamente competitivo. A retenção deste novo consumidor exige ações precisas no ponto de venda, o que remete diretamente a ter excelência em termos de instrumentação, software para leitura e desenvolvimento de cores, além de uma completa educação de campo. Para isso, não se pode limitar a decisão da escolha destes pontos ao seu valor financeiro, mas sim analisar o que este fornecedor pode aportar para esta fidelização. Como usar as novas tecnologias inseridas nos equipamentos, como vender tinta e tintas diversas, fazem parte de uma maior conscientização do departamento de pintura. Desta forma, se realizará operações completas no centro de pintura”, destacou Storel.

O início da tarde, começará com a palestra “Bactericida e fungicidas para tintas: ingredientes ativos atuais e nova geração”, da empresa Morais de Castro. Assis Lima, gerente de contas da Thor Brasil, destaca que há uma pressão constante por parte dos governos e órgãos regulatórios para que se reduza os riscos humanos e ao meio ambiente dos biocidas nas tintas. Para isso, a Thor assumiu esta responsabilidade e desenvolveu a tecnologia AMME, fungicida e algicida que prolonga a proteção no filme seco; bactericida e fungicida concentrado; e bactericida de baixo VOC, sem odor e amplo espectro.

A próxima palestra a acontecer será sobre os “Pigmentos Inorgânicos Lanxess - qualidade, inovação e sustentabilidade”, com Denilson Marques, desenvolvimento de produto e negócios para América Latina. Atendendo à demanda da indústria por produtos versáteis para um mercado competitivo, globalizado e regulamentado, a Lanxess, utilizando de sua expertise na produção de pigmentos inorgânicos à base de óxidos de ferro e cromo, associando pesquisas, inovações, alta tecnologia de processo e sustentabilidade, apresenta um amplo portfólio de produtos de alta performance para distintas linhas de aplicação, como óxido de cromo, óxidos de ferro especiais para alta temperatura e tinta em pó, além de sua linha New Red fabricada com seu exclusivo processo de produção Ningbo Process, com o qual é possível conseguir óxidos de ferro vermelhos premium, com tonalidades cromáticas e saturadas. Além destas características, sua morfologia auxilia no fácil processo de umectação, dispersabilidade e baixa viscosidade, proporcionando otimizações nos processos de fabricação de tintas e revestimentos.

Em seguida, a IMCD falará sobre “Soluções para o mercado imobiliário: Aditivos”, com as palestrantes Luciana Rodrigues, gerente comercial regional Nordeste; e Vivian Araujo Borges, especialista de aplicação do segmento de Tintas e Revestimentos/Coatings. Será destaque os modificadores reológicos: O que são modificadores reológicos; tipos, vantagens e suas diferenças. Também abordará as tecnologias de modificadores reológicos de poliuretano e sílicas pirogênicas; vantagens e aplicações; antiespumantes e suas particularidades, na qual serão apresentados os tipos de bolhas e seus aditivos específicos; conceitos de compatibilidade em um antiespumante; como selecionar o antiespumante mais adequado para sistema base água.

Outra palestrante foi a Brenntag, que falou sobre “Novas tecnologias e lançamentos para os mercados de tintas Arquitetônicas e Industrial - Agregando valor ao produto final”. Sergio Santos, especialista técnico para o mercado de Adesivos, Coatings, Elastômeros e Selantes (ACES), destacará como o mercado é dinâmico e a escolha do produto pelo consumidor passa por um conjunto de avaliações que vai desde o custo, facilidade em manusear até o diferencial técnico que o produto possui. Atenta às necessidades do mercado e buscando sempre inovações, a Brenntag apresenta novas tecnologias, possibilitando formular produtos diferenciados e agregar valor a eles.

A última palestra do dia será da BASF, com o tema “Aumente performance, não aumente custos”, com Caroline Reggiani da Silva, química especializada para dispersões - BASF América do Sul; e Marlon Eduardo Braidott Ozarias, consultor técnico de aditivos. Dentro do mercado brasileiro de tintas imobiliárias, a BASF apresenta diversas soluções para trazer o melhor que cada formulação pode oferecer. Estando sempre atenta às necessidades de custo e qualidade, a BASF oferece dispersões e aditivos que atuam de maneira sinérgica, trazendo ao formulador vantagens significativas para superar seus obstáculos.

No final do evento, o Grupo MAST irá sortear três kits de produtos para as empresas participantes.

  Mais notícias