Publicidade
Anuncie

Fórum Paint & Pintura Recife encerra trabalhos hoje com sucesso

15/03/2019 - 14:03

Destaque para o Painel onde profissionais responsáveis por pesquisa e desenvolvimento das indústrias de tintas explanaram sobre as tendências em tecnologias e produtos que vão ditar o mercado nos próximos anos

O 40º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Nordeste - teve hoje pela manhã o seu segundo dia de trabalhos. O encontro aconteceu no Radisson Recife, Av. Boa Viagem, 1.906, Boa Viagem, Recife (PE). As empresas participantes, além de debater e apresentar suas novidades nas palestras, também contaram com espaço para exposição, onde apresentaram seus desenvolvimentos e recepcionaram o público visitante.

Washington Yamaga, da Rácz, Yamaga & Associates, abriu os trabalhos com a palestra “A gestão da inovação na indústria de tintas no Brasil”. Quais seriam as 5 ações prioritárias na gestão essencial da complexidade para se manter a atualização tecnológica e a competitividade inovadora? Yamaga fez uma analise de casos de sucesso de empresas de tintas no Brasil, com impacto local e global, em especial neste momento da retomada dos negócios. Washington Yamaga é sócio fundador da Rácz, Yamaga & Associates e conselheiro em diversas empresas do setor químico. Especialista em Marketing, Vendas & Tecnologia para mercado de Tintas, Químicos, Automotivo e Efluentes Industriais, possui extensa experiência como executivo principal em multinacionais, incluindo DuPont, Akzo Nobel, PPG e outras empresas na América do Sul

Na sequência, a Oxiteno trouxe a palestra: “OXITIVE, tecnologia versátil de umectantes para tintas imobiliárias”, proferida por Henrique Cesar Liviero Soares da Silva, pesquisador TS&D da Oxiteno. “Parte da plataforma tecnológica de aditivos da Oxiteno, a linha Oxitive é composta por produtos multifuncionais e isentos de nonilfenol etoxilado (NPE) que possuem excelentes propriedades umectantes. Desenvolvida para aplicações em tintas imobiliárias e concentrados de pigmentos, a versátil linha permite flexibilidade ao formulador, devido à sua ampla faixa de HLB. Além de ser capaz de reduzir a viscosidade do concentrado de cargas, permitindo formulações com alto teor de sólidos e garantindo uma moagem efetiva”, afirmou Silva.

O setor de tintas caminha para um futuro onde novos nichos serão fundamentais para o crescimento e consolidação do mercado. E para debater sobre esse tema, houve um painel com a participação de diretores e gerentes de tecnologia de indústrias de tintas. Participaram deste debate Edson Tognin, responsável pelas áreas de P&D, Qualidade e Processo na Tintas Hidracor; Fernando Pinheiro, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Tintas Iquine; João Batista Braga de Oliveira, gerente Técnico da Tintas Lux; Rosângela Kizner, gerente Técnica da AkzoNobel Tintas Decorativas Brasil, e Josafá Rebouças (Mediador), gerente de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Edson Queiroz.

Encerrando os trabalhos, a Univar apresentou produtos para aprimorar a formulação de tintas decorativas sem prejudicar o custo e a qualidade final na palestra "Potencializando a formulação de tintas decorativas por meio de aditivos de alta performance", que abordou modificadores reológicos, antiespumante e coalescentes de alta performance e rendimento. A apresentação ficou a cargo de Alex Areas, especialista de desenvolvimento técnico da Univar.

2º Prêmio Paint & Pintura Regional Norte/Nordeste

Neste ano, também, hoje à noite haverá a entrega do 2º Prêmio Paint & Pintura Regional Norte/Nordeste. O evento, que acontecerá no Arcádia Recepções, Av. Boa Viagem, 802, Boa Viagem, Recife (PE), é uma versão regional do Prêmio Paint & Pintura, consagrado como o “Oscar” do setor de tintas, e que foi criado pela Agnelo Editora para prestigiar empresas fornecedoras de matérias-primas, bem como os profissionais que mais se destacaram durante o ano em prol do desenvolvimento sustentável da área, além das melhores indústrias de tintas.

  Mais notícias