Publicidade
Anuncie

BASF atende desafios da indústria de tintas e revestimentos na ECS 2019

24/04/2019 - 17:04

A BASF apresentou novas matérias-primas para a indústria de Tintas & Construção, na European Coatings Show 2019 (ECS), realizada em Nuremberg, Alemanha, no final de março. A ampla gama de produtos da BASF inclui dispersões, resinas, aditivos de formulação e de performance, pigmentos, endurecedores, agentes de cross-linking e solventes reativos.

"Nossos clientes da indústria de tintas e revestimentos enfrentam diversos desafios devido à constante mudança do contexto mercadológico, tais como novos requisitos do consumidor final e novas exigências de sustentabilidade. A exposição ECS é uma boa oportunidade de mantermos o diálogo próximo com os nossos clientes a respeito de necessidades do mercado e impulsionar a inovação", explica Christoph Hansen, chefe da unidade de negócios Resinas e Dispersões da BASF Europa.

Vernizes base água mais resistentes para móveis brancos

Móveis revestidos de branco são cada vez mais populares, principalmente em salas de estar e cozinhas. Entretanto, no dia-a-dia, líquidos coloridos como o café ou o vinho tinto podem causar manchas de difícil remoção nas superfícies claras - um problema especialmente crítico para tintas base água. Mas isto pode ser mudado: as novas resinas de secagem física da recém-lançada série de produtos Joncryl 95XX proporcionam aos revestimentos altos níveis de resistência química contra machas de substâncias aquosas, mesmo após 16 horas de exposição (de acordo com a DIN 68861-1B). A nova série de produtos também é adequada para o "faça você mesmo". Além disso, o Dispex Ultra PX 4575, um dispersante para sistemas base água, contribui para uma excelente resistência química e melhora significativamente a estabilidade da tinta no armazenamento e o comportamento anti-sedimentação.

Para aplicações industriais UV, onde determinadas propriedades do produto são necessárias de forma imediata, a BASF desenvolveu o Laromer UA 9135 Aqua. A dispersão de cura UV foi especialmente concebida para a formulação de tintas altamente resistentes, atendendo aos requisitos mais recentes de regulamentação e de propriedades técnicas. O Laromer UA 9135 Aqua oferece resistência química e contra riscos instantâneos sem o uso de monômeros estenoméricos ou bisfenol A (BPA). Ao mesmo tempo, tem boa compatibilidade com misturas de componentes (e.g.: polímeros acrílicos).

Revestimentos industriais à base de água

Os pavimentos em edifícios industriais precisam suportar uma carga de abrasão elevada. É por esse motivo que eles são frequentemente revestidos com sistemas epóxi. A partir de agora também existe uma alternativa base água aos sistemas reativos convencionais: a nova dispersão Acronal 5522 para revestimentos protetores em superfícies minerais, que combina as propriedades necessárias com aspectos de sustentabilidade. Os revestimentos à base de Acronal 5522 não são classificados e são fáceis de aplicar.

Autonivelantes mais resistentes

Os autonivelantes (SLUs) estão se tornando cada vez mais populares quando se trata de criar superfícies lisas e sem crateras para a instalação de pisos. São fáceis de aplicar e garantem boas propriedades mecânicas em comparação com os métodos convencionais. O Melflux SELECT 4411F abrange um novo superplastificante à base de PCE especialmente projetado para pavimentos autonivelantes clássicos. Esse novo superplastificante em pó proporciona uma capacidade de autonivelamento mais duradoura, melhora a resistência à temperatura e a compatibilidade com alguns tipos de ácidos. A dosagem mais baixa do retardador permite que os clientes se beneficiem de redução nos custos e alcancem melhores propriedades de endurecimento.

Adesivo all-rounder para aplicações de primer de poliuretano

Basonol PU 1035W oferece adesão universal a vários substratos, baixas dosagens de solventes e robustez da formulação combinados em uma única solução. Esta dispersão de poliuretano alifático (PUD) altamente flexível e funcional é adequada para primers de poliuretano (PUR) 2K, que são particularmente adequados para plásticos e melamina 1K com/sem aplicações bloqueadas de primer de poliuretano reticulado em substratos metálicos. Não contém solventes orgânicos como N-metil-2-pirrolidona (NMP) ou N-etil-2-pirrolidona (NEP) e pode ser usado como um parceiro de mistura universal para dispersões acrílicas.

Escudo protetor para superfícies pintadas

Em muitas aplicações de pintura são cada vez maiores as exigências de estética e de funcionalidades adicionais, como maior resistência, menor adesão de sujeira e maior facilidade de limpeza. Neste caso, o portfólio de aditivos para formulação da BASF é complementado por um novo conceito para a modificação da superfície de revestimento baseado em copolímeros de bloco modificados com flúor, que permitem a reticulação com a matriz do ligante. Os copolímeros em bloco se posicionam nas camadas superficiais superiores por auto-organização e são fixados no lugar certo, resultando em melhor resistência da superfície às intempéries, bem como funcionalidades adicionais, como o efeito "fácil de limpar". O novo conceito é adequado para uma ampla variedade de aplicações, tais como vernizes automotivos ou vernizes industriais.

A BASF oferece a maior gama mundial de matérias-primas para a formulação de vernizes e tintas nas áreas de produtos de pintura, produtos químicos para a construção civil, automóveis, revestimentos industriais, mobiliário e revestimentos para pavimentos, bem como matérias-primas para revestimentos de resina em pó.

  Mais notícias