Publicidade
Anuncie

Fuji Silysia Chemical destaca dispersão de sílicas fosqueantes em tintas e vernizes

09/05/2019 - 13:05

Fabricada pela multinacional japonesa Fuji Silysia Chemical, a linha Sylysia possui em seu portfólio sílicas com tamanho de partículas exclusivas no mercado, como por exemplo, granulometrias na faixa de 2.7 microns. Essas sílicas são desenvolvidas para atuarem nos mais variados sistemas de tintas e vernizes. “Sua utilização como agente controlador de brilho traz os seguintes benefícios: manutenção de cores e tons de substratos e resinas no caso de vernizes, e manutenção de cores e tons de pigmentos no caso de tintas, devido sua alta pureza e transparência; efeito fosqueante efetivo a baixas dosagens; excelente acabamento e toque devido sua curva estreita na distribuição de tamanho de partículas e fácil dispersão”, ressalta Rene Minharro Alves, South America Sales & Marketing Manager da Fuji Silysia Chemical Brasil.

Por meio de uma matriz de volume de poros, tamanho de partícula e tratamento de superfície é possível decidir qual a melhor sílica para atuar em um sistema que deseja-se fosquear, explica Alves. “Procedimento sugerido para dispersão:

1 - Escolha da especificação da sílica mais adequada após análise de espessura de filme curado, viscosidade do sistema e características finais do filme. Nossa equipe técnica poderá orientar a melhor escolha do tipo de sílica, conforme as variáveis de aplicação desejada.

2 - A sílica gel deve ser adicionada no início do processo de fabricação de tintas e vernizes em processos com dispersores de alto cisalhamento (Cawles), por 10 a 15 minutos acima de 1.200 rpm. O tempo de dispersão dependerá diretamente da porosidade e do tamanho de partícula da sílica escolhida. Sílicas com menor volume de poros e sílicas com tamanho de partículas maiores apresentam menores tempos de dispersão.”

Pode-se criar um produto intermediário de concentrado de sílica em solvente de 10% a 16% em peso, dependendo da absorção da sílica eleita e por meio da utilização de dispersantes, informa Alves. “Este intermediário deve repousar pelo menos por 24 horas para que a sílica umecte completamente. Este procedimento reduzirá o tempo de dispersão na aplicação final. Outra observação é que a Sílica Gel apresenta melhor performance e dispersão quando pré-dispersa inicialmente somente no solvente da fórmula, preferencialmente de menor peso molecular, com posterior adição no final do processo de fabricação de tintas e vernizes.”

E por último, a moagem é sugerida que evite passes em moinhos, segundo Alves. “Mesmo possuindo uma resistência mecânica superior às sílicas precipitadas, a operação de moagem pode reduzir o potencial de fosqueamento das partículas.”

  Mais notícias