Publicidade
Anuncie

Dürr disponibiliza pintura totalmente automatizada de carros em duas cores

19/08/2019 - 17:08

Quanto mais personalizado, melhor. Esse lema rege cada vez mais as decisões de compra. Em relação à cor dos carros, a tendência da personalização também é crescente. Especialmente os compradores de carros pequenos estão cada vez mais exigentes quanto a cores contrastantes e intensas - especialmente para o teto, para se destacarem na multidão, por exemplo. Para a indústria automotiva, a pintura em dois tons significa consideravelmente maior custo e esforço. Não apenas requer maior tempo e energia, mas também cria muito desperdício.

Graças a uma inovação pioneira oferecida pela Dürr, isso agora está mudando. Com o seu sistema EcoPaintJet, a empresa apresenta uma solução de aplicação automatizada que garante um nível sem precedentes de precisão ao aplicar linhas nítidas de pintura. O EcoPaintJet também oferece benefícios importantes na pintura de carros elétricos. A Dürr apresentou a solução ao público pela primeira vez na exibição pública, que ocorreu recentemente na sede da empresa em Bietigheim-Bissingen, Alemanha.

“O EcoPaintJet é um salto quântico a caminho da pintura em dois tons eficiente de automóveis. É o primeiro sistema que combina de maneira eficiente a personalização de produto com a produção automatizada”, destaca Jochen Weyrauch, CEO da Dürr Systems AG.

Quando somente um tipo de pintura é aplicada, a eficiência das modernas linhas de pintura automotiva é incomparável. Graças aos seus processos altamente automatizados, plantas grandes pintam 300.000 carrocerias por ano, enquanto mantêm um consistente alto nível de qualidade. Porém, adicionar uma cor contrastante ou intensa, por exemplo, no teto ou como uma faixa decorativa, significa um enorme trabalho extra: uma vez que a carroceria inteira do carro foi pintada com a cor básica, que então foi curada e resfriada, o mascaramento da área pintada deve ser aplicada manualmente, exceto para as áreas que serão pintadas com uma cor diferente. Então, a carroceria volta para a linha de pintura, onde a segunda cor é aplicada. Após mais resfriamento e secagem, o mascaramento deve ser removido, novamente de maneira manual. Isso não apenas está associado a altos custos de trabalho, mas o consumo de energia para a secagem da pintura aumenta pelo menos 25 % em comparação a pinturas de cores únicas. Além disso, de 6 a 15 metros quadrados de mascaramento devem ser colocados por carroceria. Além disso, a linha de pintura fica bloqueada pela segunda aplicação de pintura, o que gasta um tempo valioso.

Nenhum mascaramento é necessário

O novo processo da Dürr, chamado de EcoPaintJet, é muito mais eficiente, já que dispensa completamente a necessidade de mascaramento na carroceria do carro. Isso graças a um aplicador totalmente novo. Fixo a um braço robótico, ele se move pela área alvo e aplica a pintura com linhas nítidas. A pintura é feita exatamente nas áreas desejadas e em nenhum outro lugar, nem mesmo um pouco. Como resultado, o resto da carroceria do carro não precisa mais de mascaramento. Apenas demora um tempo de ciclo de 120 segundos para aplicar uma cor contrastante no teto da carroceria de um carro. Para comparação: ao usar mascaramento, o tempo necessário para colocar e remover a fita manualmente demora cerca de 50 minutos.

Carros elétricos parecem mais baixos

O EcoPaintJet ajuda os fabricantes de carros elétricos a realizarem uma importante exigência dos clientes. Alguns carros elétricos são um pouco mais altos que os modelos convencionais, pois a bateria é instalada na estrutura do chão, sob o compartimento do passageiro. Porém, muitos compradores gostariam que seus carros tivessem uma aparência mais baixa e esportiva. Para ter esse efeito, uma cor escura contrastante é usada para pintar uma faixa entre o teto e a parede lateral, além do painel inferior da soleira da porta, o que faz com que o carro pareça mais baixo. O EcoPaintJet é perfeitamente adequado para esse objetivo, pois aplica a faixa com precisão, sem comprometer o acabamento existente.

Sem excesso de tinta

O EcoPaintJet alcança seu alto nível de precisão porque o aplicador não gera nenhum tipo de excesso de tinta. O excesso de tinta são pequenas gotículas de pintura, que são produzidas por outros atomizadores, e que caem fora da área alvo. O EcoPaintJet possui uma placa de bico usinada bem complexa, medindo apenas alguns centímetros quadrados, o que evita a formação de excesso de tinta. A placa de bico, que forma a parte inferior do aplicador retangular, possui cerca de 50 orifícios que mal podem ser vistos com um diâmetro de aproximadamente um décimo de um milímetro. Eles são usados para aplicar a pintura na superfície da carroceria do carro em jatos paralelos de uma distância de 30 milímetros.

O aplicador é a peça central do sistema perfeitamente desenhado do EcoPaintJet. O robô de pintura EcoRPL 133i, que move o aplicador sem qualquer vibração, também faz parte desse sistema. Um sistema de medição, equipado com sensores, fornece o máximo de precisão. Ele realiza uma medição 3D da área a ser pintada e envia os dados ao software de controle. Este calcula continuamente qual é o caminho que o aplicador deve fazer pela superfície para alcançar um acabamento de pintura ótimo, isso se chama geração automática de percurso. Ele também determina a rotação do aplicador necessária para aplicar exatamente a quantidade correta de pintura.

De acordo com o Lars Friedrich, responsável pela tecnologia de aplicação no Conselho de Gestão da Dürr Systems AG: “Esse processo altamente tecnológico permite que a indústria automotiva cumpra com as exigências específicas dos clientes mais rapidamente, enquanto garante o máximo de qualidade. Existe um grande interesse no mercado, conforme oferecemos valor adicional real a esta nova tecnologia.”

O EcoPaintJet atualmente está sendo testado em diversos locais de fabricantes de carro. Enquanto isso, a Dürr já está trabalhando para desenvolver mais a tecnologia, que também poderá pintar geometrias mais complexas. Essa versão melhorada, chamada EcoPaintJet Pro, permite que cada orifício da placa de bico seja aberto e fechado individualmente. Isso oferece ainda mais possibilidades de personalização de produto. No futuro, a aplicação automática de letras e logos também deve ser possível, similar à impressão digital.

  Mais notícias