Publicidade
Anuncie

A Dürr apresenta o EcoProFleet como o primeiro AGV para a linha de pintura do futuro

09/09/2019 - 15:09

A produção automotiva do futuro está se distanciando da linha de produção e indo em direção às estações de trabalho modulares. Um recurso importante aqui são os veículos autoguiados, ou AGVs. A Dürr apresentou, pela primeira vez, o primeiro AGV desenhado especificamente para linhas de pintura como uma nova solução para uma produção mais inteligente na exposição “Open House”, que ocorreu recentemente na sede da empresa em Bietigheim-Bissingen, Alemanha. O EcoProFleet combina componentes industriais testados e comprovados com ideias inovadoras, como um novo conceito de armazenamento de energia. Isso significa que o AGV está pronto para operar 24 horas por dia, sem ter que fazer pausas para recarregá-los.

Seja em carros pequenos ou SUVs, com motores elétricos ou a combustão, cada vez mais cresce a gama de modelos de veículos sendo pintados em uma planta. Os fabricantes desejam conseguir integrar os novos tipos de veículos ao processo de produção com facilidade. Esse desejo pela flexibilidade e escalabilidade está levando a produção em linha ao seu limite. A migração necessária para a produção modular também exige que os fabricantes repensem suas logísticas de produção. Em linhas de pintura rígidas, o tempo de processo para todas as carrocerias dos carros depende do modelo que exige maior tempo nas estações individuais. Isso resulta em tempos ociosos para outras carrocerias, o que pode ser evitado com um processo modular. Em vez de transportar as carrocerias usando uma tecnologia de transportador fixo rigidamente no chão, elas se movem independentemente e em uma formação paralela em zonas de trabalho abertas (work deck), como o reparo pontual ou polimento e armazenamento intermediário. Assim, o EcoProFleet permite um processo de pintura modular no qual tempos de processo diferentes para as carrocerias dos carros não causem mais tempos de espera. Portanto, os custos-benefícios resultantes são maiores quanto mais diferentes e individuais são as construções e pinturas das carrocerias.

Tempos de parada causados por maus funcionamentos súbitos também são reduzidos ao mínimo, já que os AGVs podem ser redirecionados para uma estação de trabalho diferente ou uma cabine de pintura diferente. “Escalabilidade e flexibilidade estão se tornando cada vez mais importantes em linhas de pintura. Com o EcoProFleet, desenhamos o primeiro AGV para linhas de pintura e assim criamos um facilitador importante para esses requisitos”, disse Jens Reiner, Diretor de P&D e Gerenciamento de Produto na Dürr, descrevendo a importância do novo desenvolvimento.

A execução exata dos requisitos específicos de pintura

O EcoProFleet é o primeiro AGV que foi especificamente otimizado para as necessidades das linhas de pintura. Sua plataforma resistente à pintura e solventes tem apenas 225 mm de altura. Sua baixa altura significa que os AGVs podem passar por baixo de todas as estações de trabalho típicas e sistemas de transportadores para guiar uma carroceria para uma estação de trabalho, fazer a transferência ou retirar carrocerias, e assim trabalhar perfeitamente em conjunto nas interfaces. Para transportar cargas pesadas com estabilidade, o EcoProFleet foi desenhado com um peso vazio de 850 kg em boa proporção com a capacidade máxima de carga de 1.000 kg. A tecnologia integrada com o scanner a laser e a velocidade limite de segurança garantem um alto nível de segurança.

Conceito inteligente para fornecimento e controle de energia

O conceito de armazenamento de energia com a tecnologia de supercapacitores permite logísticas inteligentes adaptadas precisamente ao processo de pintura. O EcoProFleet usa os supercapacitores para armazenar energia, eles carregam em apenas 1,5 minutos. Esses pontos de carregamento são instalados estrategicamente no layout da planta onde o AGV ficaria obrigatoriamente estacionário para passar ou pegar uma carroceria. Esse curto intervalo de tempo é o suficiente para fornecer aos supercapacitores mais do que a energia necessária para a próxima etapa.

Em comparação com uma frota alimentada por bateria, onde um número fixo de sistemas de transporte sempre precisam ficar por horas conectados na energia, o grande benefício do conceito de energia do EcoProFleet é que todos os AGVs estão continuamente em funcionamento e trabalhando. Isso é garantido por um sistema de controle sofisticado, que está conectado ao DXQcontrol, a tecnologia de controle de produção central da Dürr. A Dürr oferece um sistema de controle inteligente e consistente em todos os níveis para o uso dos AGVs em linhas de pintura: o controle de dispositivo para controle físico dos AGVs individuais, o controle de frota para planejamento de rota e o planejamento de pedido de nível superior são conectados de maneira transparente por meio das interfaces. Isso permite que os AGVs explorem totalmente seu potencial como um sistema de transporte flexível e eficiente.

O EcoProFleet não é apenas funcional, mas também atrativo de se olhar: seu desenho bem-sucedido ganhou o reconhecido prêmio IF Design Award.

  Mais notícias