Publicidade
Anuncie

Painel com lideranças de indústrias de tintas é destaque no Fórum Paint & Pintura Curitiba

12/09/2019 - 13:09

À tarde, também, lideranças técnicas irão debater sobre Novos desenvolvimentos, inovações e tendências em produtos e aplicações

O destaque do 44º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Sul -, que teve início hoje (12), pela manhã, foi o painel que contou com a participação de gestores de indústrias de tintas para discutir os rumos do setor, os desafios em gestão e novos negócios para a próxima década. Participaram do painel Peter Knoll Santana, diretor comercial na RHAI / ALV Tintas, Cleverson Salasar, gestor área Industrial e P&D da Ciacollor; Matheus Góis, CEO da Hydronorth; e Paulo Alessi, diretor da Tintas Alessi. O evento, que vai até às 17h40, está sendo realizado no Hotel Deville Business Curitiba, localizado na rua Comendador Araújo, 99, em Curitiba (PR), e  conta com o patrocínio de empresas, como Bomix, Grupo MAST, Lanxess, quantiQ, Skintech / OCSiAL, Wacker Química, Química Anastácio e Quimisa, além do apoio da Rácz, Yamaga & Associates.

Vários assuntos estiveram em discussão no Fórum pela manhã. Logo na abertura, na palestra intitulada "O mercado de tintas caminha para geração de valor real", Francisco Racz fez uma análise das tendências crescentes dos vários segmentos de tintas, do cenário competitivo e da evolução do valor agregado real e rentabilidade. Fez também um paralelo da evolução do mercado do Brasil com o cenário  mundial de tintas e fatores chaves para o sucesso. Racz tem mais de 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina.

Em seguida, "Pigmentos Inorgânicos Lanxess - qualidade e sustentabilidade" foi o tema da palestra da empresa, proferida por Denilson Marques, product & business development Latam. Além de produtos de alta performance para o mercado de tintas, a Lanxess busca continuamente inovar seus produtos e processos. O patenteado Ningbo Process é um exemplo de inovação e sustentabilidade. Com esse processo é possível conseguir óxidos de ferro vermelho com tonalidades saturadas e alto brilho, facilidade de umectação, alta dispersabilidade e baixa viscosidade, proporcionando otimizações nos processos de fabricação de tintas e revestimentos. A Lanxess é a primeira e única produtora de óxido de ferro a receber do governo chinês a certificação "National Green Plant", por suas tecnologias para tratamento de água e gases, economia de energia, entre outras inovações.

Na sequência do painel com lideranças das indústrias de tintas, que foi realizada após a palestra da Lanxess, Angelita Saul, Technical manager da Wacker Química, falou sobre "Dispersões Vinnapas e Primis para tintas e revestimentos de alto desempenho". Devido às suas propriedades únicas e à uma boa relação custo/benefício, as dispersões de copolímeros de etileno e acetato de vinila (VAE) estão conquistando uma importância cada vez maior no mercado de tintas e adesivos, já que elas não oferecem apenas excelentes propriedades técnicas, mas também permitem a formulação de tintas e adesivos com baixo teor de VOC (<5g/L), acompanhando assim a tendência com menor impacto ambiental. Outro destaque foram as novas soluções da Wacker para tratar as superfícies de forma a aumentar sua resistência à sujeira. Por causa da sua composição especial, a dispersão Primis SAF 9000 é, ao mesmo tempo, oleofóbica e hidrofóbica, protegendo a película de tinta das mais diversas manchas - de café à lápis de cor, passando por vinho tinto.

Na última palestra da manhã, Luis Henrique Pires, gerente regional da Bomix, fez a palestra "O futuro das embalagens no mercado de tintas". No mercado de tintas, assim como nos demais, o foco no consumidor tem sido cada vez maior. Com isso, as indústrias tem direcionado esforços para atender as necessidades de seus clientes em todas as etapas: da composição do produto à embalagem. Com essa reflexão, as grandes marcas, os fabricantes locais e regionais iniciam uma mudança expressiva em direção ao futuro das embalagens.

Palestras da tarde

O setor de tintas caminha para um futuro onde novos nichos serão fundamentais para o crescimento e consolidação do mercado. E para debater sobre esse tema, o Fórum será reiniciado com um painel que terá a participação de diretores e gerentes de tecnologia de indústrias de tintas. O painel terá como tema "Novos desenvolvimentos, inovações e tendências em produtos e aplicações". Cada vez mais, fornecedores e fabricantes buscam parcerias para o desenvolvimento de matérias-primas e insumos que tragam melhores resultados e custo-benefício. Líderes de Pesquisa e desenvolvimento de produtos discutirão os melhores caminhos para o setor. foram convidados para este painel: Claudemir Almeida, químico industrial da Ciacollor; Osmar Caliman, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Hydronorth; e Ricardo Olleriano, diretor técnico RHAI / ALV Tintas.

Após o painel técnico, Claudemir Gracino, diretor da Skintech, e Sergey Zasukhin, diretor de desenvolvimento de negócios Canadá, México, América Central e América Latina do Grupo OCSiAl, farão a palestra: "Redefinindo materiais e reinventando tecnologias - Soluções condutoras de nanotubos de carbono de parede única para tintas e revestimentos". A OCSiAl tem uma produção de volumes industriais de nanotubos de carbono de parede única (marca registrada Tuball) com uma participação de mercado mundial superior a 95%. A equipe de P&D da OCSiAl está desenvolvendo os produtos para aplicações antiestáticas e condutivas desde 2014. Os produtos OCSiAl são fabricados no Brasil pela Skintech e estão disponíveis para o mercado local.

Em um mundo praticamente todo digital, o consumidor busca por várias ofertas de um produto, em um curto espaço de tempo, para efetivar realmente o melhor custo-benefício. Dessa forma, em sua palestra “Inteligência no ponto de venda”, Marco Storel, diretor do Grupo MAST, vai mostrar que, neste cenário de negócios, tornou-se imprescindível a utilização das mais avançadas tecnologias para demonstrar e garantir um compromisso contínuo de garantia de qualidade e oferta de serviços, a fim de atender a este comportamento e se diferenciar dentro de um mercado altamente competitivo. Segundo Storel, a retenção deste novo consumidor exige ações precisas no ponto de venda, o que remete diretamente a ter excelência em termos de instrumentação, software para leitura e desenvolvimento de cores, além de uma completa educação de campo. "Para isso, não se pode limitar a decisão da escolha destes pontos ao seu valor financeiro, mas sim analisar o que este fornecedor pode aportar para esta fidelização. Como usar as novas tecnologias inseridas nos equipamentos, como vender tinta e tintas diversas, fazem parte de uma maior conscientização do departamento de pintura. Desta forma, se realizará operações completas no centro de pintura."

Em seguida, Marcos Basso, gerente de desenvolvimento de mercado da Eastman, vai proferir a palestra "Completando o quebra-cabeça em aditivos de baixo odor e zero VOC para a linha de tintas prediais", onde apresentará, além dos coalescentes de alto desempenho da empresa, a sua mais nova linha de neutralizantes de pH de baixo odor e zero VOC, aumentando o seu portfólio de produtos para o segmento de tintas prediais.

Encerrando os trabalhos, Washington Yamaga, da Rácz, Yamaga & Associates, fará uma analise de casos de sucesso de empresas de tintas no Brasil, com impacto local e global, em especial neste momento da retomada dos negócios, na palestra “A gestão da inovação na indústria de tintas no Brasil”. Sócio fundador da Rácz, Yamaga & Associates e conselheiro em diversas empresas do setor químico. Yamaga é especialista em Marketing, Vendas & Tecnologia para os mercados de Tintas, Químicos, Automotivo e Efluentes Industriais, com extensa experiência como executivo principal em multinacionais, incluindo DuPont, Akzo Nobel, PPG e outras empresas na América do Sul.

  Mais notícias