Publicidade
Anuncie

Momentive fornece aditivos inovadores para as indústrias de tintas e revestimentos

18/09/2019 - 17:09

Aditivos inovadores de silanos, que serão apresentados na Abrafati 2019, atuam como promotores de adesão, além de desempenhar outras funções importantes

A Momentive oferece um extenso portfólio de aditivos de alto desempenho, incluindo o silano CoatOSil* MP 200 e o oligômero de silano CoatOSil* T-Cure. Essas e outras inovações do portfólio de produtos da Momentive serão apresentadas durante a Abrafati 2019, que será realizada de 1 a 3 de outubro, no São Paulo EXPO.  

O silano CoatOSil* MP 200 é voltado, principalmente, para os setores de arquitetura, tintas, resinas, selantes acrílicos e de impermeabilização. Já o oligômero de silano CoatOSil* T-Cure é comercializado, especialmente para o uso em tintas industriais e automotivas.

O CoatOSil* MP 200 tem ampla utilidade por ser um silano oligomérico funcional epóxi, que atua como agente de acoplamento, promotor de adesão e reticulador para revestimentos à base de água, usando dispersão acrílica, estireno acrílico, vinil acrílico, poliuretano, epóxi e outros agentes aglutinadores aniônicos ou catiônicos.

Este aditivo da Momentive pode ajudar significativamente a reduzir a emissão de metanol, em comparação com silanos epóxi monoméricos. Com propriedades inerentes para sistemas à base de solvente e à base de água, o CoatOSil* MP 200 promove ainda a adesão por meio da sua capacidade de reagir com várias funcionalidades orgânicas e ligar-se bem a substratos inorgânicos.

Alguns sistemas a serem considerados para o silano CoatOSil* MP 200 são: polissulfeto, uretano, epóxi e calafetagem acrílica, selantes, adesivos e revestimentos.

O silano CoatOSIl* MP 200 também pode reduzir significativamente o nível de absorção de água nas formulações. “Esse aditivo aumenta, por exemplo, a lavabilidade de pinturas decorativas, um benefício fundamental para a indústria de tintas arquitetônicas”, explica Veruschka Mojica, engenheira de desenvolvimento de aplicação de silanos da Momentive.

Já o CoatOSil* T-Cure é um silano mercapto 100% ativo, que atua como agente de reticulação e promotor de adesão para aplicações de revestimento, adesivo e selante. Sua área de utilidade primária inclui sistemas baseados em poliuretano, mas também pode ser usado em revestimentos de epóxi, acrilato e híbridos.

Este aditivo da Momentive pode fornecer alta performance de adesão e resistência à corrosão avançada em substratos de metal. “Este oligômero também pode funcionar como um diluente reativo em formulações”, acrescenta Veruschka.

Alguns sistemas a serem considerados para o CoatOSil* T-Cure são: aplicações de manutenção industrial; tanques de armazenamento; pontes e estruturas de aço externas; formulações de cura por calor, como revestimentos para aplicações automotivas, de eletrodomésticos ou de bobinas. Além disso, o produto também pode ser incorporado a primers para metais, usados em pisos, e revestimentos de cura à temperatura ambiente, utilizados pela indústria aeroespacial e de repintura automotiva. 

Paulo Vianna, gerente geral da Momentive para a América Latina, acrescenta: "Como parte de sua dedicação contínua à excelência ambiental, a Momentive está constantemente empenhada em desenvolver produtos inovadores e sustentáveis. O silano CoatOSil* MP 200, por exemplo, é amplamente utilizado na formulação de sistemas melhorados de baixo VOC à base de água. Já o oligômero de silano CoatOSil* T-Cure mantém boa reatividade sem a liberação de metanol".

  Mais notícias