Publicidade
Anuncie

Evonik amplia capacidade de produção de sílica pirogênica na Bélgica

19/09/2019 - 13:09

Nova planta de sílica pirogênica é inaugurada em Antuérpia, Bélgica, onde as capacidades de produção foram alinhadas à alta demanda

Conforme previsto, a Evonik iniciou as atividades em seu novo complexo industrial para a produção de sílica pirogênica em Antuérpia, na Bélgica. Com isso, a empresa de especialidades químicas pode abastecer a alta demanda por sílicas pirogênicas, comercializadas sob a marca Aerosil. Aplicações típicas incluem tintas e revestimentos, avançados sistemas adesivos, silicones transparentes e materiais isolantes não inflamáveis de alta performance. O investimento no complexo foi superior aos dois dígitos de milhões de euros. “Seguimos uma estratégia de crescimento clara para o nosso negócio de sílicas. Com as capacidades adicionais, asseguramos o fornecimento aos nossos clientes no longo prazo”, declara Harald Schwager, vice-presidente da diretoria executiva da Evonik.

A sílica faz parte dos Smart Materials, um dos quatro motores de crescimento estratégico da Evonik com expansão de mercado acima da média. Estima-se que o crescimento do mercado global de sílicas pirogênicas exceda 4% ao ano, ultrapassando o crescimento da economia global como um todo. 

Além da expansão do mercado de sílica pirogênica hidrofílica, cresce também a demanda por sílicas especiais hidrofóbicas. Por esse motivo, a fábrica de Antuérpia inicia a produção com melhorias que permitem que, mediante um pós-tratamento especial, a sílica pirogênica hidrofílica possa adquirir propriedades hidrofóbicas.  Com isso, a Evonik agora também produz o Aerosil hidrofóbico em uma segunda unidade na Europa, além da fábrica de Reinfelden, para satisfazer essa alta demanda.

“Estamos satisfeitos por podermos agora atender as demandas dos clientes por quantidades maiores, em particular de sílica hidrofóbica Aerosil. A capacidade de fornecer as nossas próprias matérias-primas no site e a localização central dele na Europa também foram aspectos especialmente importantes para nós nesse projeto. A proximidade do complexo ao porto exportador internacional de Antuérpia é um fator de peso no abastecimento dos nossos clientes no mundo inteiro”, afirma Andreas Fischer, membro da diretoria executiva da Evonik Resource Efficiency GmbH.

Com a modernização simultânea das fábricas de silano como parte dos investimentos, o fornecimento de matérias-primas para a produção de Aerosil e de silanos para borracha está assegurada. 

A Evonik é uma das maiores fabricantes de sílica do mundo, segundo Schwager. “Além da sílica pirogênica Aerosil e das sílicas precipitadas Ultrasil, Sipernat, Zeodent e Spherilex, também produzimos agentes fosqueantes à base de sílica sob a marca Acematt e outros óxidos metálicos pirogênicos sob a marca Aeroxide. A Evonik dispõe de uma capacidade de produção global total de cerca de um milhão de toneladas ao ano, considerando todos os produtos à base de sílica.”

  Mais notícias