Publicidade
Anuncie

BASF participa da Abrafati oferecendo soluções para economia e melhor performance na formulação de tintas

26/09/2019 - 15:09

O portfólio robusto e inovador da BASF para a indústria de tintas será apresentado no Congresso e Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, Abrafati 2019, entre 1 e 3 de outubro, com algumas novidades em soluções. Será a oportunidade também de lançamento da plataforma digital que disponibiliza as Soluções para Tintas Decorativas da companhia no shop@BASF (www.shop.basf.com) e inclui conteúdo técnico e suporte para dúvidas.

A empresa vai levar todo o portfólio de dispersões, resinas e aditivos para cada segmento, conforme as tendências identificadas, seja custo-benefício em tintas imobiliárias, durabilidade para metais e madeira ou inovações que tragam economia e/ou sustentabilidade para diferentes aplicações, incluindo tintas industriais. Farão parte também os monômeros TBA (Acrilato de Butila Terciário), Acrilato de Butila, Ácido Acrílico e Acrilato de 2-Etilhexila, além do método produtivo Polimerização em Emulsão.

Entre os destaques da feira há o antiespumante emulsionado Foamaster MO 2159, desenvolvido para sistemas de tintas base água e ideal para tintas alto PVC. Entre outros aditivos recentes, há o Rheovis HS 1184, um modificador reológico APEO free, low shear, com alto poder de espessamento indicado para massas e texturas. Esses produtos serão apresentados no Congresso no formato de sessão poster. Entre as dispersões acrílicas, há o Acronal PRO 770 e o Joncryl PRO 1524, voltados para tintas anticorrosivas com propriedades de primer e acabamento ou dupla função, também chamadas de DTM (diretamente no metal, em inglês).

Outro destaque será o TBA (Acrilato de Butila Terciário) que pode ser utilizado em dispersões e/ou emulsões acrílicas destinada ao segmento de tintas acrílicas premium, agregando uma maior resistência mecânica, lavabilidade, hidrofobicidade, crosslinking, baixa absorção de água, aumento na resistência ao fogo, melhora na adesão e alto TG (54ºC).

O método produtivo complexo e muito sensível a variações de processo chamado Polimerização em Emulsão também fará parte da abordagem. Atrelando as particularidades desta tecnologia com soluções sustentáveis e confiáveis, a BASF apresenta um portfólio completo de tensoativos livres de Nonil fenol (APEO free) para essa aplicação. Utilizando a estrutura global de laboratórios, a BASF realizou inúmeros testes para assegurar aos clientes a adaptação de suas formulações em busca da tecnologia APEO free. Sistemas como acrílico puro, acrílico estirenado, vinil acrílico, entre outros, podem ser sintetizados com os tensoativos livres de Nonil fenol BASF, por meio de uma escolha segura e consciente.

Congresso Internacional de Tintas

A companhia também fará parte do Congresso com participação na sessão plenária e com conteúdo técnico:

•          Sessão Plenária com o diretor da área Digital da BASF América do Sul, Fabiano Sant’Ana: “O Impacto da Transformação Digital na experiência dos seus clientes e nos resultados”, no dia 2, às 8h30.

•          “Primer acabamento base água brilhante com propriedades anticorrosivas (DTM)”, apresentada por Luiza Goulart, representante de serviços técnicos para resinas, no dia 1º, às 13h (Auditório Indústria). A palestra mostrará os resultados obtidos por formulações monocomponentes baseadas em dispersões acrílicas base água de última geração, desenvolvidas para usos como tintas de primer acabamento, com excelentes resultados de resistência à corrosão em salt spray, mesmo na ausência de pigmentos anticorrosivos, além de propriedades de elevado brilho e muito boa adesão.

•          “Monômeros Acrílicos Especiais como uma alternativa para a química das emulsões”, com o especialista de TBA global, Dr. Christoph Fleckenstein, no dia 1º, às 14h30 (auditório Pigmento). Vai abordar os benefícios da solução em dispersões e/ou emulsões acrílicas destinadas ao segmento de tintas acrílicas premium.

•          “Aumente performance, não aumente custos”, com Marlon Braidott, consultor técnico de aditivos, no dia 1º, às 14h30 (auditório Aditivo), que vai demonstrar como o uso de aditivos de alta performance colabora para formulação de tintas com performance superior e custo total inferior.

•          “Otimização de formulação semi brilho através de DOE (Design of Experiments)”, apresentada por Caroline Reggiani, química para dispersões, no dia 2, às 10h45 (auditório Processo). Será evidenciado como o DOE permite ajustar a formulação de maneira mais assertiva, proporcionando economia de tempo, de recursos e aumento das probabilidades de atingir a melhor combinação de matérias-primas possível.

A expectativa da companhia na Abrafati, que é um dos maiores eventos do setor na América do Sul, é consolidar o relacionamento com os clientes, ajudá-los a terem ainda mais sucesso e impulsionar novas oportunidades de negócios.

  Mais notícias