Publicidade
Anuncie

Wacker apesenta ligantes poliméricos e silicones para revestimentos, adesivos e selantes

30/09/2019 - 17:09

A Wacker apresenta novos produtos à base de polímeros e silicones para a produção de revestimentos, adesivos e selantes na Abrafati 2019. Entre outros, o grupo mostra uma tecnologia para a formulação de tintas em pó, tintas de fácil limpeza, dispersões poliméricas para revestimentos betuminosos e ligantes para argamassas cimentícias minerais de revestimento de baixa espessura. Além disso, estão no foco uma resina de silicone para tintas para exteriores bem como um revestimento de proteção à base de polímeros modificados com silanos para pisos de concreto e contrapisos autonivelantes. A Abrafati é a maior feira para tintas e revestimentos na América Latina e acontecerá de 1 a 3 de outubro de 2019 em São Paulo.

Na Abrafati, a Wacker apresenta pela primeira vez na América Latina um polímero redispersível em pó para fabricar tintas sem utilização de biocidas. A maioria das tintas são fabricadas a partir de ligantes ou matérias-primas à base de água. Como a água favorece a formação de germes e bactérias, é comum adicionar biocidas à formulação.

Com os novos ligantes poliméricos secados por atomização à base de acetato de vinila-etileno (VAE) é possível produzir tintas de parede em pó. A tecnologia dispensa a adição de biocidas e oferece vantagens decisivas no transporte e armazenamento da tinta, pois a redispersão se dá apenas no momento da utilização mediante adição de água. A tinta apresenta um teor extremamente baixo de ligações orgânicas voláteis (<1 g/l), satisfazendo as exigências dos principais selos verdes. Além disso, estas tintas não precisam de solventes orgânicos, plastificantes ou agentes coalescentes e emitem pouco odor. Os polímeros proporcionam boa adesão e espalhabilidade bem como elevado poder de cobertura e resistência à lavabilidade à tinta.

Proteção de fachadas confiável com nova emulsão de resina de silicone

Os especialistas concordam: As tintas para fachadas formuladas com emulsões de resina de silicone representam a proteção mais eficaz contra a umidade. A rede tridimensional que liga a resina de silicone ao substrato mineral é crucial. Esta ligação não é apenas extremamente repelente à água e sujeira, mas também permite a respiração e permeabilidade ao vapor de água. Assim, a fachada fica protegida de chuvas torrenciais e umidade, permanecendo seca no interior, ou seja, as tintas com resina de silicone unem as vantagens de revestimentos minerais e revestimentos à base de resinas poliméricas.

Na Abrafati deste ano, a Wacker apresenta a emulsão de resina de silicone Silres BS 6042 pela primeira vez. Esta emulsão de resina de silicone inovadora permite formular tintas para exteriores de secagem rápida, longa duração e resistentes à sujeira. A emulsão à base de água não contém solventes orgânicos, por esta razão, é indicada para formulações com rótulo ecológico. Desenvolvido especialmente para o mercado latino-americano, Silres BS 6042 permite adicionalmente a formulação de texturas e tintas para exteriores com elevado PVC. Graças à boa compatibilidade com pigmentos é possível produzir tintas de resina de silicone de alta qualidade sem muito esforço.

Dispersão polimérica para revestimentos betuminosos

Com Vinneva, a Wacker igualmente apresenta na Abrafati dispersões poliméricas para revestimentos betuminosos. Os polímeros deixam as emulsões betuminosas mais flexíveis e resistentes a cargas mecânicas de todos os tipos. Os ligantes melhoram as propriedades das emulsões betuminosas e asseguram excelente aderência dos revestimentos em concreto, tijolo e cimento. Além disso, o betume modificado com Vinneva confere ótima proteção contra a infiltração de água em telhados e porões.

Ligante para argamassas cimentícias minerais para revestimentos de baixa espessura

Na Abrafati, a Wacker também apresenta uma aplicação para massas para paredes internas e externas. Frequentemente, aplica-se um Skim Coat composto de ligantes poliméricos, carga mineral e diversos aditivos para obter superfícies especialmente finas e lisas. O polímero redispersível em pó Vinnapas à base de acetato de vinila-etileno (VAE) melhora as propriedades do Skim Coat ou argamassa cimentícia para revestimento de baixa espessura: Gera melhor adesão em alvenaria, concreto ou placas de isolamento e mais flexibilidade. Os polímeros garantem boa trabalhabilidade e resistência à ação do tempo.

Soluções para superfícies repelentes à sujeira

Para superfícies que repelem a sujeira, a Wacker lança a dispersão Primis SAF 9000, e o silicone para revestimentos antigrafite Silres BS 710. Por causa da sua composição especial, a dispersão Primis SAF 9000 é ao mesmo tempo oleofóbica e hidrofóbica, protegendo tintas de parede das mais diversas manchas - de café a lápis de cor, passando por vinho tinto. Silres BS 710 é um silicone concentrado para fabricação de produtos monocomponente que protegem de pichações indesejadas. Após a aplicação, o silicone líquido forma um filme protetor elástico permanente na fachada que impede a adesão de tintas em spray, tintas em geral e adesivos. Assim, as pichações podem ser removidas utilizando somente água. Mesmo pôsteres ou cartazes colados podem ser retirados com facilidade.

Ligante alternativo para revestimento de pisos

Silres BS 6920, ligante que emprega a tecnologia alfa-SMP, oferece extraordinária proteção para pisos de concreto e contrapisos autonivelantes de alto tráfico. Graças à sua baixa viscosidade, penetra bem nos poros de pisos à base de cimento, preenchendo-os completamente. Na superfície forma-se um filme brilhante resistente à abrasão que protege o piso, evitando o surgimento de manchas e sujeira. Mesmo manchas persistentes, não deixam marcas permanentes.

Adesivos e selantes com propriedades inéditas

Adesivos e selantes modernos são cada vez mais usados, tanto na construção civil como no setor de transportes e energia. Os polímeros terminados em silano da Wacker não possuem apenas elevada resistência à tração, flexibilidade e resistência a intempéries, mas também resultam em boa trabalhabilidade, possibilitando maior produtividade na fabricação de colas e adesivos. Assim, atendem a importantes requisitos que fabricantes e usuários cobram hoje em dia de tecnologias modernas para adesivos e selantes.

Porém, no centro da Abrafati deste ano estão os produtos Geniosil XB e Geniosil XT. O Geniosil XB é ideal para a formulação de adesivos de alto desempenho que devem apresentar elevados valores de resistência à tração e ao cisalhamento. Já o Geniosil XT produz formulações altamente elásticas e extremamente resistentes ao rasgamento. Diferentemente dos produtos à base de poliuretano, estas propriedades são conseguidas sem solventes e isociantos e sem adição de catalisador de estanho.

Palestras técnicas na Abrafati

Para visitantes interessados em novidades, a Wacker fará exposições mais detalhadas de cerca de 40 minutos sobre os seguintes temas no Congresso Técnico da Abrafati:

• Nova tecnologia de resina para revestimentos de piso com propriedades melhoradas. Silres BS 6920 (1°de outubro às 10:45)

• Revolucionário ligante polimérico em pó para tintas arquitetônicas (2 de outubro às 14:30)

• Inovadoras dispersões poliméricas oleofóbica e hidrofóbica para aplicações em tintas decorativas e pisos Primis SAF 9000 (3 de outubro às 13:00)

• Química do silicone para tintas modernas e de alto desempenho Silres BS 333 e Silres BS 6042 (3 de outubro às 14:30)

Visite a Wacker na Abrafati 2019 no estande 52.

  Mais notícias