Wana Química

Rhodia comemora 100 anos no Brasil e lança novidades sustentáveis para tintas e revestimentos

07/10/2019 - 17:10

Empresa lança o Solsys LITE, inovadora plataforma digital para sistemas solventes

A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, com o objetivo de reforçar sua participação no mercado de tintas, vernizes e revestimentos, reservou para a Abrafati 2019, que aconteceu de 1 a 03 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo, uma série de novidades para atender às necessidades dos clientes na formulação de produtos de acordo com as tendências atuais dos consumidores por mais sustentabilidade, desempenho e tecnologia.

Na área de solventes oxigenados, confirmando a capacidade da empresa de surpreender os clientes com novidades em produtos e serviços que agregam valor e se encaixam como uma luva às suas demandas e aspirações, os destaques da Rhodia foram três soluções voltadas para tintas e vernizes.

A primeira é a plataforma Solsys LITE, o exclusivo sistema da Rhodia de simulação de solubilização e evaporação de sistemas solventes em formulações para diferentes aplicações em tintas e revestimentos, que em breve estará disponível gratuitamente na nuvem para todos os interessados, por meio do link solsys.solvay.com

Com um nível de precisão de 99%, patamar único no mercado, o Solsys LITE é o resultado de um processo colaborativo que a Rhodia conduziu de mãos dadas com seus clientes, a fim de se alinhar às suas necessidades e expectativas. Possui uma linguagem atual e interface totalmente amigável. Os usuários não precisam da ajuda de especialistas ou de fazer treinamentos para realizar suas simulações. Além disso, ele funcionará em qualquer tipo de dispositivo eletrônico e estará disponível em inglês, português e espanhol. 

O Solsys LITE significa uma evolução do sistema interno e offline, NG Solsys, que já é amplamente reconhecido pelo mercado como a melhor solução para formulações de sistemas solventes. O algoritmo do produto permite simular composições como tintas, por exemplo, para indicar para seus clientes o melhor sistema considerando o poder de solubilização e a evaporação do sistema solvente, além da formação do filme aplicado. Com isso, otimiza tempo e recurso, reduzindo a necessidade de testes de laboratório para concluir um desenvolvimento, além de permitir simulações em ambiente virtual, deixando todo processo mais econômico, ágil e assertivo.

Durante a Abrafati 2019, a Rhodia criou um túnel interativo para que os visitantes de seu estande (Rua B,88) pudessem navegar e experimentar o Solsys LITE simulando o desenvolvimento de sistemas solventes de acordo com suas necessidades de formulação de tintas e vernizes. O banco de dados completo do Solsys Lite abrange cerca de 2 mil componentes, considerando solventes e polímeros.

A plataforma é totalmente gratuita e global, sendo que todos os usuários terão acesso a um banco de dados público. Para os principais clientes da empresa, a plataforma permitirá a criação de bancos de dados exclusivos, customizados e confidenciais, contendo polímeros e solventes específicos que atendam às suas necessidades, inclusive com a possibilidade de inclusão de novos componentes.

Solventes sustentáveis

A segunda solução apresentada pela Rhodia foi o Augeo SL 191, solvente de origem renovável de baixa toxicidade, baixo odor e ótima performance, aplicável em diferentes formulações de tintas, como madeira, pintura e repintura automotiva, couro e aplicações industriais. Pioneiro nesta categoria de produtos derivados da glicerina, o Augeo SL 191 tem conquistado mercados tanto no Brasil quanto no Exterior, notadamente na América Latina, levando os clientes a substituir outros produtos mais agressivos ao meio ambiente e às pessoas.

Na linha de produtos sustentáveis, a oferta da Rhodia também abrange as linhas de solventes acéticos (acetatos de etila, butila e n-propila) Aromáticos Free. Livres de substâncias aromáticas tóxicas (tolueno, xileno e benzeno) graças a rigorosos controles e análises ao longo de todo o processo produtivo - da compra da matéria-prima até entrega do produto -, os solventes da Rhodia portam informações comprobatórias nas suas Fichas de Produto. Caso o cliente solicite, são emitidos certificados, documentos especialmente úteis para fabricantes de tintas de embalagens de alimentos e cosméticos.

A terceira novidade apresentada pela Rhodia diz respeito ao Hexilenoglicol (HGL), um solvente aplicável a vários tipos de formulações, de baixa taxa de evaporação, totalmente solúvel em água e com ótimo poder de dispersão de pigmentos. O produto também se destaca por atender às mais exigentes regulamentações nacionais e internacionais relativas à saúde, segurança e ao meio ambiente.

A Rhodia aproveitou a sua participação na Abrafati para celebrar com seus parceiros e clientes do setor de tintas os 100 anos de atividades no Brasil, que serão completados em dezembro próximo. A empresa também tem uma larga história no setor químico voltado para tintas e revestimentos, iniciada em 1958 com a instalação da primeira unidade industrial brasileira para a produção de solventes oxigenados, em Paulínia (SP).

Atualmente, a Rhodia possui o mais completo portfólio de solventes oxigenados à disposição do mercado latino-americano. Os produtos abrangem seis famílias químicas (Acetatos, Cetonas, Álcoois, Glicóis, Ceto-Álcoois e Cetais), cobrindo todos os ranges de evaporação (da mais rápida até a mais lenta), com soluções que apresentam características e propriedades totalmente alinhadas às atuais e futuras tendências ambientais. Entre os produtos mais conhecidos na área de solventes oxigenados da Rhodia estão o acetato de etila, isopropanol, diacetona álcool e os solventes sustentáveis das linhas Solsys e Augeo, este último derivado da glicerina.

A Rhodia tem produção industrial e laboratório de desenvolvimento de produtos e aplicações de solventes instalados no Complexo Industrial São Francisco, em Paulínia -SP. No local, a empresa inaugurou no final de 2018 a primeira fábrica dedicada exclusivamente à família de produtos sustentáveis Augeo, que já está passando por um processo de ampliação de capacidade produtiva, com previsão de estar em operação até o primeiro trimestre de 2020.

“Como um dos principais fornecedores do setor de tintas e revestimentos, o nosso compromisso continua sendo a oferta de produtos e serviços que respondam às necessidades dos clientes e do mercado em geral. Por isso, temos feito investimentos contínuos em nossa produção, nos laboratórios e nos serviços de assistência aos clientes, desenvolvendo em conjunto novas aplicações customizadas para se obter os melhores resultados de desempenho, tecnologia e economicamente adequadas”, afirmou Antonio Leite, vice-presidente global de fenol e derivados e solventes do Grupo Solvay.

  Mais notícias