Publicidade
Anuncie

Braskem apresenta seu primeiro solvente hidrocarbônico reciclado na Abrafati 2019

08/10/2019 - 09:10

Resultado de uma série de iniciativas em prol da Economia Circular, novo solvente Hexano RC foi desenvolvido para ser aplicado no segmento de tíneres, adesivos e borrachas

A Braskem apresentou na Abrafati 2019, maior feira do setor de tintas do Brasil, que aconteceu entre os dias 1 e 3 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), o seu primeiro solvente reciclado. A solução chega para reforçar o portfólio de produtos sustentáveis da companhia e para fortalecer o compromisso da empresa com a transformação da economia linear para a circular na cadeia produtiva onde está inserida.

O Hexano RC pertence ao grupo de solventes hidrocarbônicos, desenvolvido pela Braskem a partir da sua produção de polietileno (PE). Antes de ser comercializado, a matéria-prima passa por um processo de tratamento para adquirir maior pureza. A solução pode ser aplicada nos segmentos de adesivos, tíneres e borrachas, entre outros, e a empresa tem capacidade inicial de fornecimento de cerca de duas mil toneladas por ano do produto.

Segundo Cláudia Madrid, responsável pelo Negócio de Solventes da Braskem, o novo produto surgiu da sinergia entre as áreas de químicos e poliolefinas da companhia. “Identificamos uma oportunidade de mercado em um segmento que valoriza o resíduo da produção de outra área, fechando nosso ciclo produtivo internamente, sem a necessidade do envolvimento de um parceiro para a destinação do que não era aproveitado. A partir disso, foi possível desenvolver a solução e fazer os estudos necessários para confirmar a viabilidade da produção em larga escala, mantendo a qualidade, a segurança e o bom desempenho, que são diferenciais nas entregadas da Braskem. O Hexano reciclado é resultado de um movimento em prol da economia circular que tem permeado todos os nossos processos”, esclarece Cláudia.

Economia circular é um conceito que propõe redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, assim como o uso eficiente de recursos naturais. Embora a Braskem tenha tornado público seu posicionamento em prol desse modelo de negócio em 2018, desde sua fundação, em 2002, a companhia segue desenvolvendo iniciativas em âmbito global para engajar clientes e parceiros da cadeia de valor, ampliando o esforço na busca por soluções inovadoras e sustentáveis, como o Hexano RC.

  Mais notícias