Publicidade
Anuncie

Grupo Solvay cria no Brasil novos produtos para tintas base água

08/10/2019 - 09:10

Novidades ampliam linha produtos Rhodapex BR APE Free e atendem crescimento de demanda dos mercados de polimerização e emulsão para tintas base água, adesivos PSA e aplicações têxteis

O Grupo Solvay, que no Brasil também atua com a marca Rhodia, está fazendo o lançamento ao mercado de dois novos produtos de sua linha de surfactantes Rhodapex BR APE Free (isentos de nonilfenol etoxilado) para atender a crescente demanda dos mercados de polimerização e emulsão de tintas base água, adesivos PSA e aplicações têxteis, entre outras.

Os novos produtos - apresentados ao mercado na Abrafati 2019 - foram desenvolvidos pela equipe brasileira de pesquisa e desenvolvimento de aplicações da área de Coatings da empresa e serão fabricados na unidade industrial da empresa em Itatiba (SP).  Nessa unidade, a empresa atualmente já produz o Rhodapex BSA BR, aplicado em sistemas de polimerização e emulsão para tintas base água e adesivos PSA.

Segundo Leandro Gomes, diretor do mercado de coatings do Grupo Solvay na América Latina, a decisão de ampliar a linha de surfactantes produzidas no Brasil levou em conta as necessidades dos clientes e do mercado regional de tintas e revestimentos que estão buscando produtos mais sustentáveis e competitivos de forma geral. “Nossos produtos cumprem os requisitos de desempenho técnico, oferecem melhorias na cadeia de supply chain e fornecimento, têm um custo-benefício competitivo e atendem as mais exigentes regulamentações ambientais.”

Outros destaques

Na área de coatings, na qual a empresa tem um foco especial em polimerização em emulsão de base aquosa, outro destaque é o Sipomer PAM 600, um monômero especial desenvolvido para aumentar a adesão em substratos metálicos, tais como aço, alumínio e galvanizados, vidro, concreto e cerâmica. Além disso, permite melhorar a resistência à água e diminuir os problemas de lixiviação de surfactante, oferecendo maior resistência à corrosão e melhor brilho, tudo isso com uma baixa porcentagem de uso na formulação da resina.

As soluções da empresa para o segmento de tintas base água também tiveram destaque durante o Congresso da Abrafati. No dia 1 de outubro, das 10h00 às 10h40, no Auditório Resina, o especialista internacional em coatings do Grupo Solvay, Homayoun Jamasbi, fez palestra sobre como melhorar as propriedades de tintas de revestimento industrial à base de água para aplicação direta em metal.

A Rhodia aproveitou a sua participação na Abrafati para celebrar com seus parceiros e clientes do setor de tintas os 100 anos de atividades no Brasil, que serão completados em dezembro próximo.

A empresa tem um longo relacionamento com esse setor. Sua presença no segmento de Coatings tem crescido de forma contínua, em especial nos últimos cinco anos, com a aquisição da unidade industrial de Itatiba (SP), que passou a concentrar o desenvolvimento e aplicação de especialidades químicas aplicadas em tintas e revestimentos.

Palestra no Congresso Internacional de Tintas

No dia 1º de outubro, das 10h00 às 10h40, no Auditório Resina, a companhia fez uma apresentação sobre como melhorar as propriedades de tintas de revestimento industrial à base de água para aplicação direta em metal, a cargo do especialista internacional em Coatings do Grupo Solvay, Homayoun Jamasbi.

  Mais notícias