Publicidade
Anuncie

Fórum Ribeirão Preto teve início hoje pela manhã e encerra eventos do ano com grande audiência

06/11/2019 - 10:11

Além das palestras técnicas e de gestão, encontro tem como atrações painel com lideranças técnicas e a participação da Abrafati para discutir novas normas do setor

Começou hoje de manhã o 45º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Sudeste -, evento que acontece durante todo o dia no Hotel JP, Rodovia Anhanguera, Km 306,5, em Ribeirão Preto (SP) com uma programação variada, entre palestras técnicas, de gestão e painel com líderes das indústrias de tintas.

A palestra de abertura contou com a participação da Rácz, Yamaga & Associates (RY) para falar sobre as tendências dos vários segmentos da indústria de tintas. Com o tema "O mercado de tintas caminha para geração de valor real", Francisco Rácz analisou as tendências crescentes dos vários segmentos, do cenário competitivo e da evolução do valor agregado real e rentabilidade. Fez também um paralelo da evolução do mercado do Brasil com o cenário  mundial de tintas e fatores chaves para o sucesso. Rácz tem mais de 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina.

Em seguida, a Wacker Química apresentou a palestra "Resinas e aditivos de silicone para tintas decorativas de alto desempenho", onde mostrou sua linha de produtos para tintas decorativas, com destaque para produtos para tintas exteriores, focando em diminuição de patologias, pega de sujeira e desbotamento de cores; e para tinta interiores, focando em melhorias de propriedades anti-manchas, efeito de polimento a seco, toque suave, resistência a arranhões em cores escuras e diminuição de marcas de rolo na aplicação. Pedro Marani, technical manager da Wacker foi o palestrante.

Após o Coffee Break, foi realizado o painel intitulado “Macrotendências em gestão para a próxima década: os novos rumos do setor”, que contou com a participação de líderes de indústrias de tintas para discutir os desafios em gestão e novos negócios para a próxima década. Participaram deste painel: Anderson Maziero, diretor comercial da Tintas Maza; Bruno Potomati Fiuza, diretor geral de Negócios da Autoluks; e Marcelo Amaral, gerente regional de Vendas P&M - Sherwin-Williams Brasil, tendo como mediador Marcos Mila, editor-chefe da Agnelo Editora.

Na sequência, Nitemar Vieira, gerente técnico Latam da Lanxess, proferiu a palestra "Pigmentos Inorgânicos Lanxess - qualidade e sustentabilidade". Em um mundo cada vez mais competitivo, globalizado e regulamentado, a demanda por produtos de alta performance aumenta rapidamente. A Lanxess, utilizando de sua expertise na produção de óxidos de ferro, associando pesquisas, inovações, alta tecnologia de processo e sustentabilidade, apresentou sua linha de produtos premium e seu novo e sustentável processo de produção Ningbo Process, por meio do qual é possível conseguir óxidos de ferro vermelho com tonalidades saturadas e alto brilho, facilidade de umectação, alta dispersabilidade e baixa viscosidade, proporcionando otimizações nos processos de fabricação de tintas e revestimentos. Essa gama de produtos é denominada New Red.

Na última palestra da manhã, a MCassab levou Carlos Ramiro, gerente sênior de Aplicações América Latina da Elementis Specialties, que apresentou a reologia de uma maneira diferente, como uma ferramenta de resolução de problemas típicos em formulações de revestimentos decorativos. Por meio da sua vasta experiência acumulada em reologia, foram apresentados casos práticos, sempre tendo como base o conceito de reologia, associado ao vasto portfólio de modificadores reológicos que a Elementis Specialties possui.

Palestras da tarde

Iniciando os do período da tarde, a Adexim-Comexim apresentará a palestra "Sistemas anticorrosivos e outras linhas de produtos", com Lilian Furlan, gerente técnico-comercial. A empresa vai apresentar suas principais linhas de produtos, tais como as novas tecnologias da SNCZ / França - lider mundial em desenvolvimento de anticorrosivos - com abordagem a partir dos cromatos, até as linhas de fosfatos de zinco modificados, polifosfatos, opções a base de sílica para aplicação coil coating, e os anticorrosivos ecológicos. Nas demais linhas serão abordados os flocos de vidro da GlassFlake / Inglaterra, na função de barreira anticorrosiva, à umidade e gases; os inibidores de corrosão líquidos, aditivos anti ferrugem da representada Labema / França, opções com nitrito, sem nitrito e alternativas ecológicas; a especial e diferenciada linha de Poliuretano base água Bond Polymers USA, para couro e sintéticos e diversas outras aplicações; a exclusiva emulsão alquídica média modificada com poliuretano da representada Worlée / Alemanha, com alta resistência, brilho, dureza superficial e estabilidade na estocagem; o catalisador Crosslinker X-7 / Comexim, muito eficaz para sistemas base água e solvente, com especial performance em sistemas PU e PU/acrílico; a linha de agentes de fluxo e alastramento Estron / USA, de alta qualidade, com várias funções secundárias, para revestimentos e vernizes. Da linha de materiais produtivos e equipamentos serão abordadas as esferas de moagem Silibeads / Alemanha, bem como, os equipamentos para controle de qualidade de fabricação própria.

Logo após, a quantiQ terá Marcos Basso, market development manager Latin America da Eastman, apresentando a palestra “Completando o quebra-cabeça em aditivos de baixo odor e zero VOC para a linha de tintas prediais”. A empresa apresentará, além de seus coalescentes de alto desempenho, a sua mais nova linha de neutralizantes de pH de baixo odor e zero VOC, aumentando o seu portfólio de produtos para o segmento de tintas prediais.

Em seguira, Murilo Amaral, gerente executivo Filial São Paulo da Bomix, vai proferir a palestra “A evolução do mercado de Embalagens e seus desafios”.

Depois será a vez da BASF com a palestra "Análise do impacto de aditivos na formulação de massas e texturas & Soluções que agregam valor na formulação de tintas decorativas", que será proferida por Marlon Braidott, consultor técnico para Aditivos. A palestra será dividida em dois momentos. No primeiro, será explicado como o uso de surfactantes e umectantes altera as características e performance de massas e texturas, e como otimizá-las. No segundo momento, serão apresentadas soluções que contribuem para novas aplicações e aumento de performance de tintas decorativas.

Na sequência, na palestra “A gestão da inovação na indústria de tintas no Brasil”, Washington Yamaga, da Rácz, Yamaga & Associates, fará uma analise de casos de sucesso de empresas de tintas no Brasil, com impacto local e global, em especial neste momento da retomada dos negócios. Sócio fundador da Rácz, Yamaga & Associates e conselheiro em diversas empresas do setor químico. Yamaga é especialista em Marketing, Vendas & Tecnologia para os mercados de Tintas, Químicos, Automotivo e Efluentes Industriais, com extensa experiência como executivo principal em multinacionais, incluindo DuPont, Akzo Nobel, PPG e outras empresas na América do Sul.

Encerrando os trabalhos, a Abrafati apresentará a palestra "Os impactos das mudanças nas normas de tintas imobiliárias", com William Saraiva, coordenador do CB-164 - Comitê Brasileiro de Tintas. Serão apresentadas as mudanças recentes em normas técnicas relacionadas às tintas, com ênfase especial na definição de rendimento e na criação da categoria Super Premium. Serão explicados os principais impactos dessas mudanças para os fabricantes, envolvendo desde os prazos para adequação até os requisitos a serem atendidos, com uma análise sobre como isso afeta o mercado como um todo.

Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão
Fórum Ribeirão

  Mais notícias