Publicidade
Anuncie

Axalta divulga 67º Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas

18/11/2019 - 11:11

A Axalta divulga o seu 67º Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas que revela quais são as três primeiras: branco (38%), preto (19%) e cinza (13%). Desde 2011, o branco ocupa o topo da lista ao redor do mundo.

Neste ano, o prata caiu das três primeiras posições, ficando com 10% da preferência, o que representa a menor popularidade que a cor já obteve em mais de uma década. A pesquisa também aponta que o cinza está ganhando popularidade em todas as regiões. Mas, essas quatro cores - branco, preto, cinza e prata - continuam a dominar, representando 80% da fatia do mercado global.

“Nós estamos felizes em divulgar o Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas 2019”, disse Nancy Lockhart, gerente de produto global da Axalta - Cores. “Após mais de 65 anos estudando as preferências do consumidor em relação às cores automotivas, nós realmente somos líderes em identificar tendências e ajudar nossos clientes a entregarem ótimos carros com a maior variedade possível das cores mais populares”.

Regionalmente, a predileção mudou pouco no ano passado, com apenas uma mudança significativa. O branco caiu 1% na Europa e o cinza aumentou em 2%, o que fez com que ficasse no topo do ranking, na Europa, pela primeira vez.

“Após a demanda de cinza subir na categoria de SUV na Europa, no ano passado, nota-se 5% de crescimento no segmento de compactos/esportivos este ano. Pela primeira vez, na Europa, a variedade de cinza ultrapassou o branco como o favorito”, afirma Elke Dirks, Designer de Cor para Europa, Oriente Médio e África.

Em outras partes do mundo, o branco continua a liderar o mercado, com a Ásia registrando 1% de aumento, totalizando 49% em sua popularidade. “Os compradores chineses favorecem o que é moderno, sofisticado e clean, fazendo do branco uma escolha óbvia”, declara Annie You, Designer de Cor da China.

A América do Sul e a América do Norte continuam a colocar o brando no topo, mas também foi observado um aumento no interesse por carros cinzas.

“Enquanto as quatro principais cores neutras - branco, preto, cinza e prata - mantêm a liderança globalmente”, continua Lockhart, “estamos começando a ver outras cores se movimentarem em termos de popularidade, o que talvez não fosse possível imaginar nos últimos anos. Com certeza, o consumidor está realmente começando a mudar sua maneira de ver as cores de seus veículos e a Axalta está preparada para fazer parcerias com nossos clientes automotivos para entender essas necessidades”.

Vários tons, desde verde azulados, inspirados pelo oceano, até azul marinho, azul gelo e azul jeans, estão sendo encontrados ao redor do mundo. Vermelho é o mais popular na América do Norte, com 9%, e as versões de marrom/bege dominam na Rússia com 12% de popularidade. A cor impacta nas escolhas do consumidor e na marca do produto, e a Axalta é comprometida em aprimorar seus revestimentos para veículos futuros por meio da ciência das cores e da tecnologia.

“Tons coloridos nos veículos são rapidamente notados nas estradas hoje em dia, como azul, vermelho e marrom/bege. Eles são exibidos em nuances espetaculares”, conclui Lockhart. “Dentre os carros coloridos, azul é o mais popular na América Norte e na Europa com 10% dos veículos. Então, encontrar um tom dessa cor que atenda seus gostos pessoais não é um problema”.

Destaques regionais de 2019 incluem:

América do Sul - Única região em que o prata aumentou 1%.

África - Cores claras, como prata e branco, continuam em alta com 58%.

Ásia - Branco perolado é o mais popular na região e continua a ganhar prestígio.

Europa - Cinza é a cor mais popular, ultrapassando o branco.

América do Norte - Azul aumentou em 2%, totalizando 10% dos veículos.

Rússia - 12% dos veículos são tons quentes de bege e marrom, mais do que em qualquer outra região.

Publicado pela primeira vez em 1953, o Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas da Axalta é o mais antigo da indústria e o mais completo. Com o Relatório de Tendências, a história e o futuro das cores automotivas são compilados pelos experts em cores da Axalta e o documento proporciona à indústria de pintura original insights sobre as preferências dos consumidores, ajudando-a a tomar decisões fundamentadas a respeito das cores de automóveis.

  Mais notícias