Publicidade
Anuncie

Resinas Acrílicas - Mercado vem conquistando seu espaço

05/12/2019 - 09:12

Resinas AcrílicasA utilização de resinas acrílicas no setor de tintas vem, a cada ano, apresentando um crescimento significativo, devido aos novos desenvolvimentos apresentarem melhor custo-benefício

Com a alta da competitividade, o Brasil está cada vez mais exigente com relação às resinas acrílicas, que visam produtos inovadores com alta qualidade técnica atuando com um melhor desempenho, mas não se esquecendo de um melhor custo-benefício, além de estar sempre focados em produtos que agridam cada vez menos o meio ambiente. “As resinas acrílicas e acrílicas estirenadas são essenciais para várias aplicações no segmento de tintas, visto que é um dos principais responsáveis pelas propriedades, como resistência à água, brilho, formação de filme, entre outros. Observo que os clientes estão buscando produtos de baixo custo, mas que tenham elevado desempenho com propriedades diferenciadas, seguindo as tendências dos mercados. Portanto, as inovações na pesquisa são fundamentais, principalmente, por se tratar de um segmento de commodities”, declara Myrian Carvalho de Oliveira, gestão de produtos da Wana Química.

Com propriedades específicas, as resinas acrílicas também vêm, com o passar dos anos, sendo um substituto natural de outros tipos de polímeros, principalmente, das resinas alquídicas. “Hoje, as resinas acrílicas em solução e as emulsões são produtos substitutos com maior crescimento no mercado brasileiro, no entanto, para casos específicos, o fator custo ainda atrapalha, mas aos poucos vêm conquistando o espaço. Fazendo uma análise crítica, este tipo de resina vem numa constante crescente no mercado brasileiro e a Allnex investe neste segmento com produtos extremamente diferenciados, atendendo nichos específicos para seus clientes”, informa Adriana Cristine Rodrigues de Almeida, coordenadora de aplicação para América Latina da Allnex.

Caroline Reggiani, química para dispersões da BASF América do Sul, ressalta, por sua vez, que o mercado de resinas acrílicas é bem concorrido no Brasil. “Em virtude do cenário macroeconômico desfavorável, no curto prazo, identificamos que o mercado procura soluções inovadoras e de alta performance que melhorem o custo-benefício das formulações atuais e aumentem o rendimento final da tinta. No médio e longo prazo, acreditamos que ganharão destaque as emulsões que promoverem novos atributos, como ‘early rain resistance’ e baixa adesão de sujeira (dirt pick-up resistance); além das características de sustentabilidade, como conteúdo de matérias-primas renováveis e livres de VOC.”

Inovações

Adriana

Adriana Cristine Rodrigues de Almeida, coordenadora de aplicação para América Latina da Allnex

A busca do mercado por melhor desempenho, faz com que sejam desenvolvidos polímeros funcionais, com amplo range de aplicação. “De maneira geral, as resinas acrílicas possuem uma química que, com a fórmula certa, pode atingir excelente desempenho nos diversos mercados, a maioria dos nossos produtos atende esse quesito e pode ser aplicada, tanto para tintas de impressão, como para o mercado industrial”, informa Fernando Guirau Parra, gerente de negócios para América do Sul.

Além disso, apesar dos altos e baixos dos mercados de tintas decorativas e industrial, existe um notável aumento nas buscas de soluções para substituição dos sistemas base solventes convencionais e com as soluções certas em acrílicas pode-se, em breve, atender essa demanda, que deve gerar um crescimento futuro para esses nichos, segundo Parra. “A Stahl possui um portfólio completo de resinas acrílicas funcionais, para diversos mercados e aplicações, como madeira, metais, decorativas e embalagens flexíveis. Destacamos: Picassian AC-122 que aumenta a durabilidade da madeira sem utilizar produtos químicos perigosos. Esta resina acrílica autorreticulada, à base de água, protege e fortalece a madeira contra todas as condições climáticas, com excelente resistência química e resistência à abrasão, indicada para móveis e pisos. E também a Picassian AC-280 formadora de filme dura e flexível que tem uma adesão excelente sobre superfícies metálicas. Esse produto não deixa nenhuma rachadura no filme, tornando-se perfeito como revestimento anticorrosivo. A sua durabilidade proporciona excelente resistência sob condições climáticas extremas, seja em terra, mar ou no ar.” Parra ainda revela que a Stahl está desenvolvendo uma resina de alto desempenho. “Esse produto ainda é de baixo VOC, eco-friendly, com adesão melhorada e excelentes resistências químicas.”

Denis

Denis de Almeida Luciani, coordenador do laboratório da Arkema/Coatex

Com investimentos pesados em novas tecnologias, a Allnex conta com um amplo portfólio de resinas acrílicas com performances diferenciadas e, por isso, tem ótimas perspectivas para essa linha, já que atende o mercado industrial, automotivo e imobiliário, informa Adriana. “Com a junção Allnex/Nuplex, a qual aconteceu no final de 2016, a Allnex, hoje, é um dos maiores fabricantes de resinas acrílicas, com expressiva participação mundialmente no fornecimento de resinas acrílicas. Estamos constantemente buscando por inovações, novos produtos e tecnologias.”

Os mais recentes desenvolvimentos da Allnex são as resinas acrílicas hidroxiladas, com alto e médio teor de sólidos, como Setalux 17-1080 com 60% de sólidos e 0,9% de OH para sistemas 8:1; Setalux 17-1081 60% de sólidos e 2,7% de OH; Setalux17-1681 60% de sólidos e 2,7% de OH e a Setalux 17-1602 SN68 com 68% de sólidos e 2,8% de OH, anuncia Adriana. “São resinas acrílicas que possuem como características ótima umectação de pigmentos, para formulação de sistemas alto-sólidos, alta resistência química, ótima secagem, brilho, resistência química, dureza. Além disso, todas elas são diluídas no solvente AB9/R-9, o que proporciona um excelente alastramento/nivelamento de filme.”

Com excelente potencial de crescimento em oferecer mais qualidade para o mercado, a Arkema/Coatex está evoluindo nesta linha de produtos, ainda que tímido, junto aos órgãos competentes, conta Denis de Almeida Luciani, coordenador do laboratório. “Nossas emulsões Encor apresentam excelentes propriedades, das quais destacamos: excelente versatilidade para produção de diversos tipos de tintas e complementos arquitetônicos, resistência à abrasão úmida nos diferentes tipos de tintas, elevada aderência e resistência à água e baixa absorção de água em massas e texturas.”

Caroline

Caroline Reggiani, química para dispersões da BASF América do Sul

Caroline, da BASF, afirma que o setor sofre forte pressão pela redução de preços, mantendo a qualidade de desempenho. Por isso, a BASF vai ao encontro dessa tendência, buscando auxiliar seus clientes a satisfazerem suas necessidades. “Em 2018, lançamos a resina acrílica estirenada (dispersão acrílico estirenada) de uso geral Acronal 1575, focando em garantir a entrega de alta qualidade ao melhor custo-benefício. Com baixa TMFF, a nova resina (dispersão) oferece a possibilidade da formulação de tintas de baixo VOC a um menor custo. Além disso, entrega boa resistência à abrasão e à água para a formulação de tintas, massas e texturas. Essas características colaboram de maneira efetiva na competitividade da produção final do cliente.”

A Wana Química também possui um amplo portfólio de resinas acrílicas que contempla diversos tipos de aplicações e exigências do mercado. “A resina Wancril ES 01 é aplicada em tintas esmaltes de base água com alta aderência em diversos tipos de substratos, alto brilho e durabilidade, além de ser de baixo odor. Temos também a Wancril 1015, que possui um ótimo desempenho em tintas, massas, texturas e grafiatos, além de possuir uma excelente resistência à água. Já a Wancril 1094 é indicada para clientes que necessitam de excelente custo-benefício, sendo utilizada em massas, texturas e grafiatos. Possuímos também resina acrílica Wancril IMP 9 para impermeabilização, que possui elevada elasticidade e aderência; e Wancril IMP 11 que é indicada para impermeabilização em sistemas de argamassas poliméricas”, destaca Myrian, acrescentando que esse ano sua empresa irá lançar na Abrafati 2019 uma resina de tecnologia inovadora, especialmente, desenvolvida para demarcação viária. “Estamos falando da Viawan RD 57, que apresenta entre seus vários benefícios, excelente secatividade em câmera úmida, boa compatibilidade com diferentes gramaturas de cargas minerais, resistência a tráfego intenso e ótima resistência à água em teste de imersão.”

Desenvolvimentos amigáveis

Fernando

Fernando Guirau Parra, gerente de negócios para América do Sul da Stahl

Produtos que seguem medidas de sustentabilidade e não agridem o meio ambiente estão em grande evidência neste setor. “Entendemos que esta é uma tendência crescente e estamos constantemente buscando alternativas mais sustentáveis. Como exemplo, temos a resina Wancril ES 01, que é um produto Apeo Free de baixo odor e VOC”, destaca Myrian.

A Allnex também está sempre trabalhando no desenvolvimento de resinas acrílicas e outras tecnologias de melhor performance com solventes menos agressivos para o meio ambiente, favorecendo a saúde e segurança de seus colaboradores e clientes, informa Adriana. “Sem falar nas inúmeras resinas acrílicas base água e solvente em nosso portfólio, as quais conferem excelentes performances em suas aplicações.”

O compromisso com critérios de sustentabilidade é uma preocupação central na BASF, conta Caroline. “Nosso portfólio de emulsões poliméricas para tintas imobiliárias é formado, exclusivamente, por emulsões (dispersões) base d’agua. Buscamos em nossos novos desenvolvimentos trazer produtos livres de APEO, formaldeído e que contenham substâncias menos agressivas ao meio ambiente e de fontes renováveis (baixo VOC ou livres de VOC).”

Todas as resinas da Stahl também são isentas de APEOs e outros tensoativos perigosos, bem como de baixo VOC, garante Parra. “Temos um controle rígido sobre os bactericidas da formulação e algumas formulações com produtos biodegradáveis e renováveis.”

Assistência aos clientes

Myrian

Myrian Carvalho de Oliveira, gestão de produtos da Wana Química

Oferecer serviços, atendimento e assistência técnica aos clientes faz toda diferença e contribui muito com o desenvolvimento da formulação de tinta. “Possuímos um centro tecnológico na fábrica do Rio Grande do Sul, com equipamentos de laboratório para simular aplicações no mercado de tintas gráficas, moveleiro e industrial. Em geral, estamos aumentando nossa participação de mercado e queremos estar à frente com produtos inovadores e atendimento técnico diferenciado.”

A Allnex também possui um laboratório de aplicação em cada site tecnológico no mundo, inclusive no Brasil, em Ponta Grossa (PR), destaca Adriana. “Esse laboratório é destinado para nossos clientes, onde podem vir e realizar seus desenvolvimentos ou nosso corpo técnico pode ir até o cliente para orientá-lo. Os laboratórios da Allnex no mundo todo são interligados, então temos todas as soluções possíveis para nosso cliente, vindo de um time técnico altamente capacitado.”

A Arkema/Coatex disponibiliza serviço de assistência técnica para todo Brasil e América do Sul, suporte para todas as análises do programa PSQ - Programa Setorial da Qualidade e suas normas, informa Almeida. “Oferecemos sugestões de formulações orientativas para revestimentos, visando possíveis reduções de custo e melhora de performance.”

Caroline, da BASF, salienta que sua empresa oferece atendimento direto ao consumidor via time de vendas, além de contar com distribuidores, como a Additiva para região Sul e Alfa Q para o restante do país, além de representantes. “Nosso time conta ainda com especialistas técnicos que auxiliam no atendimento ao cliente para entendimento de suas necessidades e recomendações direcionadas que ajudem a agregar valor na sua formulação final.”

Outra empresa que sempre busca estar conectada com seus clientes por meio de assistência técnica qualificada é a Wana Química, segundo Myrian. “Além disso, temos um laboratório bem equipado. Nosso intuito é trabalhar em parceria com nossos clientes, onde desenvolvemos soluções e produtos para atender suas necessidades, seja em nosso laboratório ou indo até nossos clientes.”

Qualidade assegurada

Vanessa

Vanessa Dutra, coordenadora técnica na Additiva

Outro quesito muito importante para o setor de resinas acrílicas é a qualidade dos produtos disponíveis no mercado. “Na Allnex, por exemplo, todos os nossos produtos, inclusive, as resinas acrílicas passam por um rigoroso controle de qualidade antes da liberação do produto para nossos clientes, contando com um time técnico que inclui técnicos químicos, analistas e gerente da qualidade. Todas as resinas são avaliadas minuciosamente por todos eles antes da liberação de qualquer produto, desta forma, atendem e superam as expectativas de nossos clientes”, garante Adriana.

Todos os produtos da Arkema/Coatex também são submetidos a testes em produção de modo a garantir a repetibilidade lote a lote, divulga Almeida. “Destacamos o controle rigoroso em monômero livre e VOC de nossos produtos.”

A Stahl destaca que tem um processo produtivo automatizado e com controle preciso de todos os parâmetros analíticos, segundo Parra. “A qualidade é um ponto que não discutimos internamente, uma vez que consideremos um princípio básico de nossos produtos.”

As resinas produzidas pela Wana Química também passam por um rigoroso controle de qualidade, anuncia Myrian. “Neste processo verificamos o tamanho de partícula, teor de não voláteis, PH e viscosidade, além de aplicação prática em uma formulação pré-definida para liberação final do lote.”

Expectativas

Leonardo

Leonardo Ceratti, suporte técnico da Additiva

A recessão dos negócios trouxe desafios para a gestão das empresas. Por isso, as empresas estão planejando melhor suas ações e acreditando num crescimento, mesmo que discreto. “Entendemos que a diversificação nas aplicações é um caminho importante em tempos difíceis, além da realização de um plantio adequado para a colheita ocorrer no tempo certo. Para 2019, nossa expectativa é acompanhar o crescimento brasileiro, esperando uma melhora significativa para 2020 e próximos anos”, prevê Almeida, da Arkema/Coatex.

Já na opinião de Caroline, da BASF, no primeiro semestre de 2019, não houve a recuperação econômica esperada. “A falta de investimentos em infraestrutura e a baixa confiança do consumidor fazem com que o consumo de tintas, sobretudo imobiliárias, fique em patamares bastante baixos. Além disso, houve, nos últimos anos, um aumento do percentual de tintas econômicas no mercado decorativo, o que também afeta nosso negócio, pois são tintas que focam em preços competitivos e formulações enxutas. Acreditamos numa discreta melhora no segundo semestre, com a esperada finalização da aprovação da reforma da previdência e melhoria do cenário econômico. Em tintas decorativas, ainda vemos foco no custo-benefício com redução do custo final de formulação. Em linha com essa demanda, promoveremos produtos que colaboram para aumentar performance sem aumentar custos.”

A Stahl, por sua vez, iniciou o ano com uma variação muito grande nas principais raw materials, trazendo uma incerteza do mercado, segundo Parra. “Mas continuamos trazendo tecnologias de nosso head quarters da Holanda e produzindo localmente. Temos muito para crescer nesse mercado e este ano já vamos crescer na casa dos dois dígitos com essa linha.”

Myrian, da Wana Química, ressalta que o segmento de resinas é extremamente competitivo, pois impacta diretamente nos custos dos fabricantes de tintas, que sempre sofrem com as margens e preços. “Por esse motivo, optamos por estar sempre positivos no crescimento do segmento e investindo em produtos com inovação tecnológica, combinações de diferentes aditivos e monômeros, buscando redução em custo de matérias-primas, visando atender todas as necessidades do mercado com qualidade.”

Apesar do cenário econômico que o país vive, as empresas continuam investindo neste mercado. A Allnex, por exemplo, está realizando um grande investimento em tecnologia e automação na sua fábrica brasileira. “É onde já foram iniciadas as atividades de produção das resinas que até o momento eram somente produzidas no exterior. Com isso, conseguimos melhorar a produção das resinas já existentes.”

Visão dos distribuidores

Simone

Simone Braga Saraiva, coordenadora técnica de especialidades da Bandeirante Brazmo

À medida em que a situação macroeconômica melhorar, o mercado terá maior atratividade e melhor desempenho. As formulações no segmento de tintas e vernizes necessitam cada vez mais de qualidade sustentável e ambiental - baixo VOC e APEO-free, assim como custos competitivos e excelente performance. “Com a retomada da economia, prevista para iniciar ao longo desse segundo semestre, o potencial que o segmento de resinas possui aumentará, atendendo assim a demanda e expectativa dos fabricantes de tintas, não deixando de atender aos requisitos imprescindíveis para se obter uma tinta de qualidade. As principais tendências ainda estão relacionadas ao uso cada vez maior de produtos com apelo sustentável, baixo VOC e provenientes de fontes renováveis e economicamente mais viáveis”, destaca Vanessa Dutra, coordenadora técnica na Additiva.

Thaís Caroline dos Reis Matsumoto, assistente de inteligência de marketing ACES da Brenntag, ressalta que a Abrafati 2019 é um momento de inovações e lançamentos, e a tendência é que o mercado procure por novos produtos e aos poucos retome o crescimento. “A expectativa é de aumento nas vendas, pois alguns fatores, como o décimo terceiro, retomada de projetos (governo) e festividades, irão impulsionar o mercado. Além da busca por novidades para o ano subsequente.”

Já na opinião de Sheila Cintra, especialista de desenvolvimento técnico, o mercado deve apresentar crescimento moderado. “Pois, acompanha o mercado de tintas e revestimentos, com expectativa e viés de alta para os próximos anos.”

Simone Braga Saraiva, coordenadora técnica de especialidades da Bandeirante Brazmo, afirma que com a economia em recessão, houve uma queda no consumo das resinas acrílicas, pois este tipo de resina é utilizado em tintas com alto valor agregado. “Mas para 2020 contamos com um aumento de consumo, principalmente porque o mercado de tintas especiais deve aquecer no próximo ano.”

Marcas distribuídas

Thaís

Thaís Caroline dos Reis Matsumoto, assistente de inteligência de marketing ACES da Brenntag

As resinas acrílicas são bastante importantes para diversos mercados. A Brenntag, atenta às inovações, busca o melhor para seus clientes e, por isso, possui um amplo portfólio e importantes parcerias com produtos de alto desempenho na linha de resinas acrílicas, destaca Sérgio Azevedo Santos, coordenador técnico de ACES. “Nosso parceiro Dow tem produtos da linha Paraloid. Dentre os produtos, destacamos a Paraloid B66 e a Paraloid AU-608-X, uma resina 100% acrílica termoplástica e uma resina acrílica hidroxilada, respectivamente, que abrangem aplicações como repintura automotiva, demarcação viária, piso, metal, plástico, madeira, impressão etc., além de apresentar excelente resistência a intemperismo.”

Já a Bandeirante Brazmo distribui as resinas acrílicas em pó das marcas Lucite e Dianal, que pertencem ao grupo Mitsubushi. “Essas resinas são indicadas para várias aplicações, como tintas de impressão, industriais, serigrafia etc. As recentes inovações são as resinas híbridas, que podem ser diluídas em base água ou solvente”, revela Simone.

Como distribuidora das resinas acrílicas da BASF para coatings, a Additiva possui uma ampla variedade de produtos com excelente performance, segundo Leonardo Ceratti, suporte técnico. “Os destaques do portfólio são as resinas acrílicas estirenadas com baixo odor, alta resistência à abrasão, alta resistência à água e ótima interação com espessantes. Todas as resinas são livres de APEO e formaldeído e possuem aplicação em tintas para exterior e interior, bem como acabamentos diversos em aplicações arquitetônicas. Além disso, o mercado também pode adquirir com a Additiva as resinas 100% acrílicas indicadas para fundo preparador de parede, tintas elastoméricas, vernizes e esmaltes para madeiras. E para complementar a formulação de vernizes e stain para madeira, dispomos de absorvedores UV, que propiciam acabamentos de longa duração e excelente desempenho.”

Sérgio

Sérgio Azevedo Santos, coordenador técnico de ACES da Brenntag

Por meio de parcerias com exclusividade para o Brasil, a Univar Solutions atua com as distribuições DSM e Synres, incluindo linhas de acrílicas base água NeoCryl XK, acrílicas termoplásticas em beads NeoCryl B, além de acrílicas hidroxiladas para sistemas base solvente UracronTM, destaca Sheila. “Um produto bastante interessante da DSM é a NeoCryl XK-117, um copolímero de emulsão estireno-acrílica para aplicação direta ao metal (DTM), podendo ser combinado com outras emulsões acrílicas, uretânicas e alquídicas, permitindo versatilidade ao formulador e uma ampla área de aplicações em outros substratos. Temos também a resina acrílicas termoplásticas sólidas NeoCryl B-725, bastante versátil é indicada para várias aplicações, possui ótima aderência em vários substratos e com secagem bem rápida. Já o NeoCryl B-731 tem uma excelente solubilidade em aguarrás podendo ser utilizada em combinações com resinas alquídicas, tem ótima flexibilidade, brilho e rápida secagem.”

Sheila ainda divulga a resina hidroxilada da Synres, com a linha Uracron e Urathix. “Destacamos: Uracron CY463 E-50, indicada para madeira, onde se necessita de um produto com boa resistência ao amarelamento, capacidade de empilhamento, boa compatibilidade e reatividade. Além disso, esse produto possui um equilíbrio entre dureza e flexibilidade e uma ampla compatibilidade com outras resinas. Uracron FH28 70BAC é uma acrílica hidroxilada para sistemas 2K DTM em aplicações industriais e equipamento agrícola, com 70% sólidos, bom tempo de cura, solidez à luz, resistência à intempéries, resistência química, adesão em metais não ferrosos, alta dureza, OH 2,7%. E o Urathix F2702-60X que é uma resina acrílica hidroxilada tixotrópica para sistema 2K, agente modificador de reologia e anti-escorrimento em substituição a ingredientes sólidos, permitindo redução de processo e aprimoramento de características, como solidez à luz, resistência ao intemperismo e química.”

Diferenciais

Sheila

Sheila Cintra, especialista de desenvolvimento técnico da Univar Solutions

A Additiva atua no mercado brasileiro com a distribuição de especialidades químicas destinadas a diversos segmentos industriais. “Para isso, possuímos amplo portfólio de produtos químicos, atendimento focado no cliente, agilidade logística e eficiência em todo seu processo. Além da matriz, temos três centros de distribuição que oferece ao mercado produtos à pronta entrega, abrangendo o maior número de regiões no Brasil, garantindo agilidade no transporte e comprometimento com os clientes. Vale ressaltar que nossa empresa é certificada no Prodir - Programa de Distribuição Responsável, da Associquim”, salienta Vanessa.

Sheila, da Univar Solutions, conta que sua empresa possui uma equipe de especialistas com vasta experiência para cada mercado de atuação. “O laboratório de aplicações CASE, unidade de negócio dedicada ao mercado de tintas, está localizado no centro técnico na matriz, em Osasco (SP), sendo amplamente equipado e disponível aos nossos clientes para a realização dos mais diversos testes, inclusive, no apoio em análises normativas. Além disso, com foco na busca de soluções para o mercado, indicações das matérias-primas mais adequadas e suporte aos clientes na otimização de formulações e criação de novos projetos, a Univar Solutions conta com time dedicado de especialistas técnicos de campo e de laboratório, bem como equipe comercial com cobertura nacional.”

A Brenntag é outra empresa que tem grande preocupação em atender da melhor forma seus clientes. “Visando criar uma parceria de sucesso com nossos clientes e fornecedores, contamos com um time comercial de alta performance que está preparado para melhor atender nossos clientes e acompanhar os pedidos até a entrega. Mas sabemos que é preciso ir além e promover uma experiência única e, para tanto, o time técnico dedicado ao segmento está apto a auxiliar em todo o processo, desde a escolha de um produto até a realização de testes e desenvolvimentos de formulações que atendam às necessidades de nossos clientes, visando agregar valor ao produto final”, informa Santos.

A Bandeirante Brazmo também oferece todo apoio técnico ao cliente na utilização do produto, segundo Simone. “Caso seja necessário, o fabricante auxilia no desenvolvimento de novos produtos.”

  Mais notícias