Publicidade
Anuncie

Espessantes - Novas tecnologias minimizam impacto ambiental

05/12/2019 - 10:12

EspessantesProdutos mais competitivos, de alta performance, que atendam as necessidades dos clientes e que sejam cada vez mais sustentáveis, agregando valor à tinta, são diferenciais e características que os fornecedores de espessantes buscam em seus novos desenvolvimentos

Peça-chave para a formulação de tintas, os espessantes vem sendo aprimorados, surgindo o desenvolvimento de produtos que atendam as necessidades do mercado e ressaltando os pilares da sustentabilidade e do meio ambiente.

O mercado de espessantes no Brasil apresenta uma dinâmica própria, se diferenciando de outros países na região quanto à tecnologia empregada e requisitos técnicos dos produtos. Ao longo das últimas décadas, as fábricas foram sendo adaptadas para utilizar materiais de fácil processamento, sobretudo aditivos na forma líquida, informa Hamilton Oliveira, gerente de vendas da Ashland. “Com o advento das tintas indicadas para maior diluição, os espessantes passaram a desempenhar um papel fundamental dentro da formulação da tinta a fim de manter as propriedades adequadas para aplicação.”

Assim, os aditivos são fundamentais para a formulação dos mais variados tipos de tintas e revestimentos, pois melhoram o desempenho e a qualidade final dos produtos. “O segmento de espessantes tem o seu espaço reconhecido e alto potencial de crescimento, atrelado à evolução do setor de tintas como um todo. Também os avanços tecnológicos e regulatórios contribuem para que toda a cadeia produtiva esteja sempre à frente das demandas e desafios do mercado de tintas e revestimentos”, comenta Diego Carambia, gerente de negócios - Argentina da Evonik.

Cenário mercadológico

Marlon

Marlon Braidott, consultor técnico de aditivos para a BASF América do Sul

Há expectativa de crescimento do segmento de tintas imobiliárias para este segundo semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado e ao início deste ano. Com esse crescimento, a demanda de espessantes também aumenta, segundo Marlon Braidott, consultor técnico de aditivos para a BASF América do Sul. “Olhando para o contexto da economia brasileira, no primeiro semestre não vimos a recuperação esperada. A falta de investimentos em infraestrutura e a baixa confiança do consumidor fizeram com que o consumo de tintas, sobretudo imobiliárias, ficasse em patamares bastante baixos. Além disso, houve nos últimos anos um aumento do percentual de tintas econômicas no mercado decorativo, o que também afeta nosso negócio, pois são tintas que focam em preços competitivos e formulações enxutas. Acreditamos numa discreta melhora neste segundo semestre.”

Em tintas decorativas, o foco está no custo-benefício com redução do custo final de formulação, explica Braidott. “Em linha com essa demanda, promoveremos produtos que colaboram para aumentar performance sem aumentar custos, inclusive sendo este o tema de uma das palestras do Congresso da Abrafati e que foram apresentados pela equipe técnica e de vendas no estande. Tratando agora do setor de tintas industriais, esperamos crescimento acima do setor graças às máquinas agrícolas e infraestrutura industrial. Em espessantes, nosso foco de promoção e desenvolvimento é em produtos que garantam alta performance, redução de custos totais e ainda proporcionem ganhos em termos de sustentabilidade, sobretudo eliminando substâncias nocivas, como APEO. Para o futuro, acreditamos que teremos um mercado com mais oportunidades, entretanto, também, mais competitivo.”

As dificuldades econômicas sempre afetam o consumo e, consequentemente, a atividade industrial. “Entretanto, nossa expectativa é de retomada gradual dos negócios. De nossa parte, vencemos os desafios nos mantendo bem próximos dos nossos clientes, com o compromisso de manter o fornecimento global e atender as necessidades de inovação, qualidade e atendimento”, ressalta Carambia, da Evonik.

Na opinião de André Moreno Fernandez, gerente técnico da BYK, o mercado brasileiro, com raras exceções, se mostra cauteloso diante ao instável cenário político e econômico. “O crescimento dos aditivos está intrinsicamente ligado à reação positiva, principalmente do mercado de tintas. Diante à variação cambial e à incerteza política, em nossa opinião, é difícil traçar nesse momento, alguma previsão de crescimento.”

Hamilton

Hamilton Oliveira, gerente de vendas da Ashland

Para Myrian Carvalho de Oliveira, gestora de produtos trainee da Wana Química, atualmente o Brasil vive um momento econômico e político crítico e atinge todos os segmentos industriais, inclusive o de tintas, e afeta todo o fornecimento de matéria-prima. “Com isso, os fornecedores de matérias-primas precisam estar sempre atentos em estratégias de desenvolver produtos, como espessantes, que obtenham melhor performance, porém com custo-benefício adequado, além fornecer diferenciais em serviços, como assistência técnica. Vale ressaltar que enxergamos o setor de espessantes/ modificadores reológicos como carro chefe da nossa empresa, pois os modificadores reológicos são primordiais para as tintas em quesitos como rendimento, fluidez, acabamento, nivelamento. Por isso, estamos bem positivos em relação ao crescimento do país e visamos focar em produtos inovadores, que obtenham excelente custo performance, além de investir em diversas aplicações em formulações, buscando atender todas as exigências do mercado.”

Neide Jiuliani, gerente de desenvolvimento & aplicação da Arkema/Coatex, afirma que existia uma perspectiva de melhoria para este ano, visto as eleições e as tratativas políticas de aprovação de novas leis, que a princípio geraram expectativas de crescimento, porém ainda não se observou esta evolução. “Entretanto, a expectativa é positiva, visto que buscamos adequar nosso portfólio às necessidades locais. Nosso grande desafio é aliar baixo custo e melhor desempenho aos produtos.”

Enfim, as condições macro-econômicas, nos últimos anos, impuseram desafios para a indústria no Brasil, e não foi diferente com o segmento de tintas. “Os níveis de produtividade da nossa indústria melhoraram, mas ainda de maneira tímida, o que acabou por impactar a demanda por espessantes. As empresas tiveram de se ajustar à nova realidade do mercado, mas entendo que as condições são favoráveis para uma retomada mais forte e sustentável do crescimento no segmento de tintas e correlatos a partir de 2020”, prevê Oliveira, da Ashland.

Desenvolvimentos e sustentabilidade

Neide

Neide Jiuliani, gerente desenvolvimento & aplicação da Arkema/Coatex

Trabalhar na produção de espessantes que atendam as tendências ligadas à sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente são alguns dos desafios das empresas atualmente. “A Arkema/Coatex por trabalhar com uma tecnologia global, todos os seus produtos atendem os requisitos de sustentabilidade e de proteção ao meio ambiente. Temos um portfólio bem amplo no segmento de tintas, atuando com produtos de última geração, baixo VOC, isentos de aromáticos, metais pesados, ou seja, produtos mais verdes. Trabalhamos para cumprir todos os padrões e normas existentes, minimizando nosso impacto ambiental e melhorando assim nossa eficiência operacional”, informa Neide.

A Arkema/Coatex atua assiduamente na busca de produtos mais competitivos com performance diferenciada, atendendo as necessidades dos clientes, afirma Neide. “Nosso portfólio contempla a linha completa de espessantes acrílicos associativos e não associativos, como Rheotech, Thixol e Viscoatex, e também os uretânicos, linha Coapur. Destacamos o lançamento de dois espessantes associativos HASE, Rheotech 3925 e Rheotech 4925 e um espessante uretânico Coapur 3020. Os espessantes HASE apresentam alta eficiência com baixa dosagem, sendo que Rheotech 3925 contribui no aumento da viscosidade em baixo cisalhamento (KU builder) e o Rheotech 4925 notável eficiência a low Shear, conferindo baixa aparência da tinta na embalagem, evitando sedimentação e a sinérese da tinta. Por sua vez, o Coapur 3020 (ICI builder) apresenta alta eficiência no controle da viscosidade ICI, excelente balanço entre nivelamento e escorrimento, incremento na estabilidade e melhor resistência ao gotejamento da tinta.”

A Ashland também tem como um dos pilares de suas atividades a sustentabilidade, sempre com o compromisso de criar soluções para melhorar os produtos e processos dos clientes, reduzindo o impacto ambiental e preservando recursos naturais, segundo Oliveira. “Os espessantes da linha Natrosol são derivados de celulose e naturalmente já possuem um caráter mais sustentável por utilizarem fontes renováveis como base química. A linha Natrosol sempre foi reconhecida no mercado como uma referência na categoria de espessantes celulósicos e a Ashland segue investindo continuamente no desenvolvimento de produtos que atendam as novas exigências dos clientes. Por isso, lançou recentemente o Natrosol Plus 550, um espessante à base de hidróxietilcelulose hidrofóbicamente modificada de excelente custo-benefício, indicado para melhorar a tolerância à diluição, aceitação de cor, resistência a sineresis e estabilidade de viscosidade após tingimento em sistemas tintométricos. O produto é compatível com praticamente todas as resinas disponíveis no mercado e pode ser utilizado em combinação com espessantes de outras plataformas químicas como acrílicos ou associativos não-iônicos como os de nossa linha Aquaflow.”

André

André Moreno Fernandez, gerente técnico da BYK

Os espessantes associativos da linha Aquaflow são concebidos desde seu desenvolvimento livres de solventes e alquil fenóis etoxilados, auxiliando os fabricantes no desenvolvimento de formulações de tinta menos agressivas ao meio ambiente e reduzido teor de VOC, ressalta Oliveira. “Esses produtos são indicados para aplicação em sistemas aquosos promovendo um melhor nivelamento, cobertura, transferência para o substrato e redução do respingo. Disponíveis em diversas versões, podemos destacar o Aquaflow NHS-360, Aquaflow NMS-460E e Aquaflow NLS-225E, que atuam na estruturação de viscosidade de alto, médio e baixo cisalhamento (high, mid e low shear), respectivamente.”

A sustentabilidade também é um dos pilares estratégicos da BASF, que busca atuar de forma responsável desde o processo de desenvolvimento de produtos até a produção e interação com os diversos elos da cadeia, destaca Braidott. “Graças às diversas iniciativas, descritas no relatório América do Sul 2017 disponível no website da empresa (www.basf.com.br), em 2017, a BASF recebeu 25 reconhecimentos na região por sua atuação em inovação e sustentabilidade, concedidos por clientes, imprensa e diferentes instituições. Entre eles estão o Guia Exame de Sustentabilidade, Época - Empresa Verde e Valor Inovação.”

Além disso, a BASF tem dois desenvolvimentos recentes para o mercado decorativo na linha HASE, que são de baixo VOC e APEO-free, alinhados às necessidades do mercado de tintas imobiliárias quanto aos aspectos de sustentabilidade, revela Braidott. “Lançado este ano, o Rheovis HS 1184, um modificador reológico APEO free, Low Shear, com alto poder de espessamento indicado para massas e texturas, se destacando por ser em alguns casos 30% mais eficiente que os produtos convencionais encontrados no mercado e por apresentar uma baixa absorção de água no sistema final. O outro é o Rheovis HS 1303, que foi apresentado no Congresso da Abrafati de 2017, e se destaca por gerar um valor ICI muito alto nas tintas em altas taxas de cisalhamento, que resulta em um produto final com excelente nivelamento, ótima transferência, baixo respingamento, além dos aspectos de sustentabilidade, como APEO-free e Low VOC. Outra característica importante desse produto é poder ser utilizado como uma alternativa aos uretânicos, gerando uma redução de custo na fórmula final da tinta e mantendo a performance do sistema.”

Sob a nova marca registrada Rheobyk, a BYK reuniu produtos orgânicos do versátil portfólio reológico, na qual proporcionamos uma ampla gama de soluções sob medida para otimizar a o processo de produção e ajustar com precisão as propriedades de fluidez, processamento e armazenamento de seus produtos, informa Fernandez. “Com relação aos novos produtos podemos destacar: Rheobyk-440 - aditivo reológico líquido à base poliamida, para modernos sistemas base água, em particular para sistemas epóxis; Rheobyk-7405 - intensificador de tixotropia isento de compostos aromáticos e estanho, para sistemas base solvente e sem solvente; Rheobyk-7600 espessante associativo (HEUR) isento de COV, APEO e estanho para sistemas aquosos, proporciona um comportamento reológico altamente pseudoplástico; e Rheobyk-7610 espessante associativo isento de COV, APEO e estanho para sistemas aquosos, promove um comportamento de fluidez altamente pseudoplástico. Vale ressaltar que a Colormix Especialidades distribui toda a linha BYK, em todo território nacional, contando com qualificada equipe técnica comercial e estoques locais para apoiar o desenvolvimento dos clientes.”

Diego

Diego Carambia, gerente de negócios - Argentina da Evonik

A Evonik já oferece um portfólio de produtos que visam à sustentabilidade, tanto na produção, como na aplicação final, de acordo com Carambia. “Exemplos são os produtos que possuem um índice significativo de componentes renováveis e que permitem aos fabricantes formularem tintas com alto teor de sólido e baixo índice de emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC). “Destacamos a linha de espessantes Tego ViscoPlus, composta por quatro espessantes poliuretânicos associativos para sistemas aquosos, que variam de reologia newtoniana a pseudoplástica. Já as sílicas Aerosil e Aerodisp são usadas como aditivos em formulações e conferem reologia e tixotropia aos sistemas. Assim, além da alteração da viscosidade, é possível reduzir o escorrimento, melhorar o nivelamento, evitar sedimentação, reduzir o respingamento durante a aplicação e melhorar a transferência. Balanceando-se todas estas características, ao final da aplicação teremos um filme uniforme e com boa cobertura. Portanto, os espessantes são fundamentais para se alcançar diversas características que agregam valor aos diversos tipos de tintas e revestimentos.”

A Wana também possui uma linha de espessantes/modificadores reológicos que são isentos de fenóis (APEO Free), sustentáveis e de baixo VOC, visando atender todas as exigências do mercado e de seus clientes, afirma Myrian. “Possuímos uma imensa linha de modificadores/espessantes acrílicos com diversos tipos de aplicações, visando estar sempre atento as tendências de mercado e melhoria contínua em seus produtos com o objetivo de atingir melhoria de performance e qualidade nos produtos. Nesse ano, a Wana está investindo na sua mais nova linha de modificadores reológicos uretânico (HEUR) Urewan, como destaques podemos mencionar o Urewan 320 que possui alto desempenho e performance e atua para aumento de viscosidade ICI, nivelamento, alta fluidez, entre outros inúmeros benefícios; e o  Urewan 325 que possui propriedades de ser construtor de viscosidade KU e ICI, podendo ser utilizado como único espessante. E o mais novo modificador reológico acrílico Modiwan 143, que proporciona uma reologia diferenciada durante a aplicação, podendo ser utilizado em diversos tipos de PVC.”

Serviços e diferenciais

Myrian

Myrian Carvalho de Oliveira, gestora de produtos trainee da Wana Química

A assistência técnica, atendimento e serviços oferecidos aos clientes são hoje diferenciais requisitados pelo mercado. Como é o caso da Arkema Coatex, que dispõe localmente de um laboratório de desenvolvimento e aplicação semelhantes aos disponíveis na Ásia, Europa e USA, com equipamentos de última geração, conta Neide. “A equipe técnica recebe treinamento externo da nossa matriz, quando necessário, e dispomos de uma equipe na França que nos fornece todo suporte. No Brasil, a equipe técnica fornece toda a assistência, treinamento e atendimento aos clientes constantemente. Isto é realizado não só com seminários, visitas, mas também recebendo os clientes em nossos laboratórios com atendimento personalizado. Por outro lado, a relação com nossos clientes é muito próxima, facilitando assim entender suas necessidades e propondo soluções inovadoras e que atendam suas expectativas.”

Já a Ashland, com presença em mais de 100 países e centros técnicos em diversos continentes, conta com corpo técnico especializado no Brasil e no exterior, oferecendo suporte aos clientes no desenvolvimento de soluções adequadas ao seu negócio, revela Oliveira. “Nossa empresa está investindo em um novo centro técnico que será inaugurado ainda em 2019. Localizado em São Paulo, o novo complexo contará com laboratórios maiores e mais modernos, espaço para treinamentos e servirá como suporte técnico para clientes de toda América Latina.”

A BASF, por sua vez, além da produção local de alguns produtos, que aumenta a agilidade de fornecimento, favorece a gestão eficiente de estoques e torna os preços mais competitivos, tem também uma equipe técnica de desenvolvimento e aplicação destes aditivos que visa atender às diversas necessidades de seus clientes, enfatiza Braidott. “Assim, damos suporte técnico necessário para os mesmos no desenvolvimento de novas tintas ou melhorias das tintas já existentes.”

A BYK também conta com um laboratório de aplicação visando reproduzir e solucionar os problemas encontrados pelos seus clientes de maneira rápida e eficaz, além de promover treinamentos para ampliar os conhecimentos sobre aditivos, ressalta Fernandez. “Contamos ainda com uma equipe técnica-comercial com alto conhecimento em formulação de tintas. Na área de informática, além do App BYK, que pode ser baixado em celulares, os clientes podem consultar informações gerais dos aditivos, tais como validade, folhas técnicas e de segurança, aplicações e explicação técnica de cada tipo de aditivo diretamente no nosso website. Oferecemos ainda seminários técnicos no cliente e em nosso laboratório.”

Já o grupo Evonik investe mais de 400 milhões de Euros ao ano em Pesquisa & Desenvolvimento, afirma Carambia. “Também conta com centros de pesquisa e laboratórios que servem de suporte técnico e apoio aos clientes em suas variadas demandas. Com estes diferenciais, a Evonik possui produtos e serviços reconhecidos e muito apreciados pelos mercados em que atua.”

A Wana Química também possui um laboratório de pesquisa e desenvolvimento altamente qualificado, além de uma equipe de assistência técnica que busca estar focado em toda sua linha de produtos, destaca Myrian. “Dessa maneira, visamos atender as necessidades dos nossos clientes, formando um elo entre cliente e fornecedor.”

Investimentos

A busca por novos produtos é constante e com ela vem investimentos que possibilitam atingir níveis de performance requeridos pelo segmento de tintas. “Nosso grande desafio é aliar baixo custo e melhor desempenho aos produtos que agregarão valor ao fabricante de tinta”, conta Neide, da Arkema/Coatex.

Já a BASF desenvolve continuamente pesquisas de novos produtos e melhorias de processo, investindo em equipamentos e modernizando suas fábricas produtivas sempre buscando se diferenciar no mercado de aditivos para tintas, revela Braidott. “Em nosso portfólio, temos as mais importantes classes de espessantes como argilas minerais, Attagel, os espessantes acrílicos associativos, Rheovis HS, e não associativos, Rheovis AS, uretânicos, Rheovis PU e os polieteres da linha Rheovis PE. Todos estes produtos permitem ao formulador atingir a performance desejada em sua tinta por meio da combinação de nossos espessantes em sua formulação.”

O mercado de tintas e revestimentos é bastante dinâmico e a Evonik, como uma das líderes mundiais em especialidades químicas e parceira desta indústria, mantém constante atualização do seu portfólio de produtos, afirma Carambia. “Existem investimentos contínuos em pesquisas e desenvolvimento de soluções para atender necessidades e demandas do mercado de tintas.”

Visão dos Distribuidores

Rafaela

Rafaela Ykko, gerente comercial da Additiva

A recessão dos negócios trouxe desafios para a gestão das empresas, que criam estratégias e planejam os próximos anos no Brasil com boas expectativas de crescimento para o setor de espessantes.

De acordo com Rafaela Ykko, gerente comercial da Additiva, com a retomada da economia, prevista para iniciar ao longo desse segundo semestre, o potencial que o segmento de tintas possui aumentará, atendendo assim a demanda e expectativa dos fabricantes, não deixando de atender aos requisitos imprescindíveis para se obter uma tinta de qualidade. “As principais tendências ainda estão relacionadas ao uso cada vez maior de produtos com apelo sustentável, baixo VOC e provenientes de fontes renováveis e economicamente mais viáveis. Vale ressaltar que sempre existe a expectativa de crescimento do mercado de tintas decorativas para o segundo semestre, e estamos confiantes da retomada da economia e maior movimento para toda a cadeia produtiva do setor. A cada ano o mercado determina suas necessidades e a Additiva, como distribuidora BASF na região Sul para a linha de espessantes, mantem-se atualizada e alinhada aos propósitos da sua parceira, ofertando ao mercado as melhores soluções do setor.”

O mercado de tintas vem apresentado um crescimento neste ano de 2019, fator que impulsiona a venda dos aditivos em geral, segundo Ana Amélia Horta, gerente de desenvolvimento de negócios da MCassab. “Mas os clientes continuam em busca de produtos de melhor performance com custo competitivo, fator que impulsiona investimentos no segmento de pesquisa & desenvolvimento. Estamos confiantes que o mercado vai continuar reagindo e impulsionando as vendas no segmento de espessantes.”

De maneira geral, a expectativa é que o setor volte a crescer, prevê Fernando Rosa, gerente técnico da Aromat. “O setor não está em seu melhor momento, porém temos que nos empenhar em trabalhar em pesquisa e desenvolvimento, testando novas alternativas de produtos, buscando maior eficiência nas matérias-primas e com foco em novos projetos inovadores que se adaptem facilmente às novas tendências do setor.”

Additiva

Vanessa

Vanessa Dutra, coordenadora técnica da Additiva

Como distribuidora BASF para a linha de espessantes para coatings, a Additiva distribui uma ampla variedade de produtos, entre eles o último lançamento da sua parceira, um espessante do tipo HASE, destinado para o mercado de tintas decorativas, revela Vanessa Dutra, coordenadora técnica. “Trata-se de um produto APEO free, Low Shear, com alto espessamento, indicado para massas e texturas. O alto poder de espessamento desta matéria-prima ajuda a reduzir a sua dosagem na formulação, gerando economia no produto final. Além disso, esse espessante se destaca por ser 30% mais eficiente que os produtos convencionais encontrados no mercado. Outra propriedade que merece destaque para este lançamento é a sua baixa absorção de água, característica importante para a formulação de tintas.”

A empresa atua no mercado brasileiro com a distribuição de especialidades químicas destinadas a diversos segmentos industriais e possui amplo portfólio de produtos químicos, atendimento focado no cliente, agilidade logística e eficiência em todo seu processo, ressalta Vanessa. “Com três centros de distribuição, localizados em Canoas (RS), Itajaí (SC) e Mauá (SP), além da matriz administrativa com sede em Porto Alegre (RS), a Additiva conta com unidades estrategicamente situadas nestas regiões para oferecer ao mercado produtos a pronta entrega, abrangendo o maior número de regiões no Brasil, garantindo agilidade no transporte e comprometimento com os clientes. Acreditamos que a distribuição de produtos químicos deve ser feita de forma ética e responsável e, por isso, adotamos um processo que incorporasse não apenas os aspectos operacionais, mas também a política, o gerenciamento e o comprometimento com um programa de melhoria contínua. Assim, desde 2011 a empresa é certificada pelo Prodir - Programa de Distribuição Responsável.”

Adexim-Comexim

Fabio

Fabio Santos, químico do laboratório da Adexim-Comexim

A Adexim-Comexim oferece a linha Comgel, que são espessantes tixotrópico inorgânico (atapulgita), que podem ser utilizados na maioria das tintas em geral, informa Fabio Santos, químico do laboratório. “Diferentemente dos espessantes acrílicos e celulósicos, estes conferem maior estabilidade, evitando, por exemplo, a separação de fases. As principais características das atapulgitas são que não alimentam bactérias, atende aos sistemas base água e solvente, evita a sinérese, promove a suspensão dos pigmentos, evita o respingo do rolo no momento da pintura, melhora o poder de cobertura, entre muitos outros benefícios.”

A empresa oferece ainda suporte técnico ao cliente durante todo o processo de aprovação ou mesmo no pós-venda, quando necessário, destaca Santos. “Isso é importante para que o produto seja utilizado de forma correta e, consequentemente, vire um item de consumo constante. Sabemos que nem todos tomam o devido cuidado na hora de seguir as orientações da literatura, gerando resultados imprecisos. Nosso espessante da linha Comgel é importado e distribuído com a nossa própria marca e garantia assegurada. Mantemos estoque local para atendimento imediato.”

Santos ainda alerta quanto a questão da concorrência. “Existe muita concorrência neste setor com opções de produtos mais baratos, mas bem menos eficientes. Os espessantes da linha Comgel são muito mais eficazes nessa questão por serem mais estáveis e completos. As tintas formuladas com atapulgita conferem maior rendimento e qualidade superior em todos os aspectos. Esse ano, tivemos um crescimento bastante expressivo e tudo aponta para um ritmo ascendente em 2020.”

Agro Química Maringá

José

José Antonio da Costa, gerente de marketing da Agro Química Maringá

A Agro Química Maringá distribui o Methocel 311 e a linha Ethocel, ambos fabricados pela DuPont, destaca José Antonio da Costa, gerente de marketing. “O Methocel 311 é um éter celulósico que tem a função de espessante em formulação de removedor de tinta base água ou solvente. A linha Ethocel é utilizada em tinta de impressão. A linha Ethocel é bem compatível com as formulações em geral, atuando como espessante e modificador de reologia dentre outras funções.”

A empresa destaca ainda o Cellosize (Hidroxietil celulose), fabricado pela Dow, é um polímero não iônico, solúvel em água, que pode espessar, emulsionar, formar filme, prover estabilidade, dispersar pigmentos, reter água e fornecer proteção coloidal, garante Costa. “Esse produto possui uma larga faixa de viscosidade, é facilmente solubilizado em água quente ou fria e estável numa ampla faixa de pH. As soluções são transparentes, além de possuir uma alta tolerância a eletrólitos. É indicado para tintas e resinas (látex) à base de água. Com facilidade de manuseio, atinge o espessamento desejado rapidamente, além de ser altamente estável. Os tipos mais recomendados para tintas são: QP 300 H, QP 4400 H, QP 52000 H e o mais usado QP 100 MH.”

Aromat

A Aromat disponibiliza para o mercado os produtos tipo uretânicos da linha Rheolate, da Elementis, que trabalham muito bem na faixa intermediária, entre “Medium Shear” e “High Shear”, ressalta Fernando Rosa. “Oferecemos também os produtos da linha Bentone, Thixatrol e Benathix, que são as argilas organofílicas para produtos bases solvente e água, muito efetivos como antiescorrimento, antisedimentantes e promotores de tixotropia. São aditivos que enriquecem a performance das tintas. Temos ainda a linha de espessantes celulósicos: HPMC, Hidróxi Propil Metil Celulose, que tem alto poder de espessamento e é um produto muito versátil produtos de alta viscosidade.”

Fernando

Fernando Rosa, gerente técnico da Aromat

A Aromat oferece como principal benefício um time de vendas altamente capacitado para entender as necessidades dos clientes, além de contar com o suporte do novo laboratório de aplicações técnicas, que foi totalmente reformado e contam com uma amplo espaço e equipamentos para a realização de diversos ensaios, revela Fernando Rosa. “Com isso, ajudamos nossos clientes a desenvolver produtos, fazendo testes prévios de aplicação e performance, facilitando assim a escolha do produto ideal.”

Bandeirante Brazmo

A Bandeirante Brazmo distribui os espessantes da Arkema, na região Nordeste. “São produtos com teor de sólidos mais baixo e com melhor performance comparados aos produtos com teor de sólidos mais elevado. Além disso, nossa empresa possui uma equipe técnica e comercial especializada para atendimento aos clientes e, caso necessário, temos apoio técnico do nosso laboratório e do fabricante para auxilio nos novos desenvolvimentos”, destaca Simone Braga Saraiva, coordenadora de marketing e especialidades.

Simone ainda ressalta que a recessão dos negócios trouxe a busca por novas tecnologias com custos mais baixos. “Isso acontece, principalmente, para na área de tintas decorativas que foi bastante afetada com a crise.”

Brenntag

A Brenntag possui um portfólio completo de espessantes acrílicos (HASE) e uretânico (HEUR), com sua parceria Dow Química. “Esses produtos apresentam ótimo poder de espessamento, nivelamento e estabilidade do produto final. Destacamos: Primal HT-700 para low shear, Primal DR-125 para mid shear e Primal RM-5 para high shear, estes são os espessantes acrílicos (HASE). Primal RM-12W para low shear, Primal RM-825 para mid shear e Primal RM-2020 para high shear, são os espessantes uretânicos (HEUR)”, informa Thaís Caroline dos Reis Matsumoto, assistente de inteligência de marketing ACES.

Thaís

Thaís Caroline dos Reis Matsumoto, assistente de inteligência de marketing ACES

A empresa ainda apresenta novos produtos na linha de espessante acrílico (HASE) e uretânico (HEUR). “O primeiro é o Acrysol DR-250WR, espessante acrílico (HASE) desenvolvido com um ótimo balanço entre resistência ao escorrimento (sag) e nivelamento. Também temos os novos espessantes uretânico, que atende todo o mercado de tintas imobiliárias, principalmente para a nova categoria de tintas Super Premium. Acrysol RM-3030, Acrysol RM-995 e Acrysol RM-400, são produtos que permitem formulações com baixíssimo nível de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), livre de solventes e APEO Free. Para a linha de espessantes celulósicos, trabalhamos com empresa Tianpu Chemicals com produtos Combizell e Tecpoly (HMPC, HMEC, HEC, EC) para o mercado de construção civil (argamassa, rejuntes, gesso etc.) e coatings em geral”, destaca Sérgio Azevedo Santos, coordenador técnico de ACES.

Com ênfase na excelência e no atendimento aos clientes, a Brenntag investe em pessoas, processos e produtos, que garantem a melhor experiência com o cliente e agregue valor ao produto final, ressalta Santos. “Com a sinergia dos times de customer service, comercial, técnico e inteligência de mercado, queremos alcançar e superar as expectativas com produtos de qualidade, agilidade no atendimento e entrega, além do suporte técnico durante toda a cadeia para desenvolvimento de novos projetos. Oferecemos uma ampla estrutura de laboratórios de desenvolvimento para diversos segmentos de mercado, além de um time de assuntos regulatórios.”

A Brenntag preza pela segurança durante todo o processo desde o recebimento, armazenamento, manuseio, transporte e embalagem à entrega do pedido, completa Thaís. “Estamos sempre tentando antecipar as necessidades de nossos clientes, oferecendo o que há de mais novo em produtos e tecnologias. Para alianças de sucesso, Connecting Chemistry.”

MCassab

Ana

Ana Amélia Horta, gerente de desenvolvimento de negócios da MCassab

O grupo MCassab está trabalhando com a Elementis há mais de um ano com a linha de espessantes acrílicos e uretânicos para tintas base água, destaca Ana Amélia. “A Elementis possui um amplo portfólio de modificadores reológicos acrílicos e uretânicos oferecendo soluções customizadas para as necessidades dos clientes. Os modificadores acrílicos mais comercializados são: Rheolate RX 01, Rheolate RX 04 e Rheolate RX 430 para tintas, e o Rheolate WT30H para massas e texturas. Os produtos uretânicos mais comercializados são Rheolate 212 e Rheolate 244.”

A gerente de desenvolvimento de negócios também enfatiza que o suporte técnico do grupo MCassab está sempre à disposição dos clientes para oferecer a melhor indicação de produto para a sua formulação. “Assim como também acompanhamento dos testes. Nossa logística vem sendo aprimorada para realizar a entrega de forma mais ágil possível.”

Sumttex

A Sumttex destaca sua linha da marca Zetacryl. “Destacamos o Zetacryl 800, que possui aditivos com alta resistência à água, sendo direcionado para sistemas de alta viscosidade e espessamento, tais como massas, texturas e revestimentos. Também temos o Zetacryl 400 que tem características reológicas acima dos produtos do mercado e que combinado com resinas de melhor performance podem melhorar significativamente o alastramento e nivelamento, além de baixo respingamento, facilitando a aplicação do produto”, informa Jaime Martins, gerente técnico comercial.

A empresa oferece ainda suporte técnico aos clientes, por meio de um laboratório e equipamentos de última geração, bem como profissionais gabaritados para tal atividade, garante Martins. “Vale ressaltar que estamos planejando um crescimento de nossas vendas em torno de 10% a 15% e entrando no mercado com produtos diferenciados e de alta performance.”

Univar Solutions

Alex

Alex Areas, especialista de desenvolvimento técnico da Univar Solutions

A Univar Solutions conta com os modificadores de reologia do fornecedor Dow, para o mercado de tintas imobiliárias. “Podemos destacar o Primal DR-125 que é um espessante da categoria Hase para tintas, que oferece excelente performance em relação ao espessamento conferindo uma reologia com baixo respingamento e excelente transferência na aplicação, contribuindo para um ótimo resultado de alastramento e cobertura final. Temos também o Primal HT-700 que é o espessante da categoria Hase para massas, que oferece excelente performance de espessamento para massas e texturas e contribui para a aplicação desses revestimentos, facilitando aplicação e otimizando rendimento”, informa Alex Areas, especialista de desenvolvimento técnico.

Areas também destaca que a Univar Solutions conta com uma equipe de especialistas com vasta experiência para cada mercado de atuação. “O laboratório de aplicações CASE, unidade de negócio dedicada ao mercado de tintas, localizado no Centro Técnico, em Osasco (SP), está amplamente equipado e disponível aos nossos clientes para a realização dos mais diversos testes, inclusive no apoio em análises normativas. Contamos ainda com um time dedicado de especialistas técnicos de campo e de laboratório, bem como equipe comercial com cobertura nacional. Vale destacar também que na Abrafati 2019, lançamos nosso livro de soluções inovadoras. São 14 fórmulas sugestivas que exploram as funcionalidades técnicas de nossos aditivos, resinas e pigmentos. Lançamentos também nossa lading page (www.meukitunivarsolutions.com.br), onde os clientes podem selecionar quatro tipos de aditivos para testar em suas formulações.”

  Mais notícias