Fuji Silysia Chemical apresenta linha de sílicas géis para tintas e vernizes

04/02/2020 - 16:02

A linha Sylysia SY da Fuji foi desenhada para atuar como um potente redutor de brilho em formulações de tintas e vernizes.

Sua aplicação é indicada para sistemas base água, solventes e UV, apresentando transparência virtual (IR=1,46) na aplicação, alterando somente o brilho no acabamento, mantendo a transparência original de resinas cores e tons de substratos nos casos de vernizes, e cores e tons de pigmentos no caso de tintas.

Por meio das informações na tabela abaixo, pode-se encontrar as seguintes características que auxiliam na escolha de uma sílica para introdução em uma fórmula:

Tamanho médio de partícula: sugere-se escolher a sílica com o tamanho médio de partícula o mais próximo possível da espessura de filme curado. Assim as chances de alteração de topografia de filme serão maiores e mais eficientes no efeito fosco.

Área de superfície x absorção de óleo: quanto maior a absorção de óleo, maior será a sua influência em viscosidade em uma fórmula. Para sistemas com altos sólidos, recomenda-se avaliarem sílicas de menor absorção, ou sílicas com tratamentos de superfície especiais como a SY376UV.

Revestimento com ceras sobre a superfície das partículas: sílicas revestidas com ceras aumentam as características de resistência a formação de riscos sobre o filme curado. Outro benefício é a garantia de maior “shelf life” por evitar a formação de pontes de hidrogênio e, consequentemente, a formação de sedimentação dura pós estabilidade.

  Mais notícias