Publicidade
Anuncie

Dürr é escolhida pela BMW como fornecedora geral para três linhas de pintura

04/02/2020 - 17:02

A BMW está confiando na experiência e liderança tecnológica da Dürr para expandir suas capacidades de pintura para a Ásia e Europa. Em Shenyang (China), a Dürr está construindo uma nova linha de pintura e estendendo uma já existente. A BMW também está trabalhando com a Dürr em outra linha de pintura na nova planta em Debrecen, Hungria. A Dürr define os padrões no processo de pintura com tecnologia de ponta. Os pedidos para a construção das duas plantas na China foram feitas no quarto trimestre de 2019.

A Dürr confirmou sua posição como líder de mercado na China com dois pedidos para a BMW. No distrito de Dadong em Shenyang, a BMW tem operado uma linha de pintura da Dürr desde 2016 e agora está aumentando a sua capacidade. No distrito de Tiexi em Shenyang, onde a BMW já tem implantada a tecnologia de pintura da Dürr desde 2013, será construída outra em uma nova instalação de fabricação. Além disso, a BMW já está planejando uma segunda etapa de expansão em Tiexi e acordou a expansão futura com a Dürr. Um contrato também foi realizado com a Dürr para a construção de uma linha de pintura na Europa, com uma nova planta da BMW em Debrecen (Hungria) com previsão de início de produção no verão de 2023.

“Com a Dürr, a BMW escolheu uma fornecedora com experiência para os seus investimentos nas instalações de fabricação na Ásia e Europa, que pode entregar inovação tecnológica para todo processo de pintura e cujas soluções contribuem para a produção sustentável”, disse Dr. Jochen Weyrauch, CEO da Dürr Systems AG, resumindo os pedidos atuais. “A BMW terá três linhas de pintura que definem os padrões de sustentabilidade, flexibilidade e qualidade.”

A Dürr entregará tecnologia comprovada e o mais inovador conceito de planta convincente em todos os três locais. Produtos bem-sucedidos como o processo de imersão rotacional patenteado RoDip® da Dürr criarão condições excelentes em pré-tratamento e eletrodeposição catiônica para a aplicação subsequente da pintura.

Uso eficiente de recursos, da aplicação à secagem

O passo de aplicação do Processo integrado de pintura (IPP) da BMW em todas as três linhas será realizado pelos robôs de pintura da Dürr com atomizadores rotativos de alta velocidade, do tipo EcoBell3. Um total de 165 robôs de pintura e 90 de selagem da Dürr serão responsáveis por pintar e selar os modelos da BMW nas três plantas. Sistemas de fornecimento integrados para as pinturas e materiais de alta viscosidade usadas, além da câmara de mistura de tinta, garantem um fornecimento eficiente de pintura na paleta de cores padrão. A Dürr instalará o sistema EcoSupply P para fornecer cores especiais. Sistemas de pigging transportará as cores especiais para a cabine de pintura em mangueiras, com quase zero de perda. A tecnologia de aplicação coordenada minimizará o consumo de pintura e detergente, garantindo alterações rápidas de cor.

A BMW usará tecnologia sustentável e com economia de recurso por todas as três novas linhas de pintura. Os produtos da Dürr para a separação de pintura, EcoDryScrubber na China e EcoDry X na Hungria, ostentam importantes credenciais ambientais. O EcoDryScrubber está baseado na separação de pintura usando pó de calcário, enquanto o EcoDry X usa caixas de filtro de papelão como agente de separação. A tecnologia da Dürr não envolve métodos poluentes que usam uma mistura de água e químicos. A recirculação de até 95% do ar usado nos processos de separação da Dürr também permite uma redução de 60% em consumo de energia na cabine de pintura.

A estufa EcoInCure, que será usada tanto em Tiexi como em Debrecen na seção de revestimento de acabamento, também irá impulsionar a eficiência energética da planta. O ar de exaustão da estufa pode ser purificado usando apenas um sistema de pós-queima do tipo Ecopure TAR. Uma estufa dupla comparável com a tecnologia de fluxo contínuo convencional precisaria de dois sistemas de controle de poluição do ar. Isso reduz a quantidade de ar fresco necessária e, consequentemente, a demanda de energia. O EcoInCure usa uma nova tecnologia para a secagem: o ar fluindo pela abertura do para-brisa aquece as partes da carroceria de dentro para fora, resultando em uma secagem particularmente uniforme e rápida, mesmo em carrocerias com formas especiais, como as dos veículos elétricos.

Layouts compactos e escaláveis

A BMW está usando um sistema de transporte integrado sem skids pela primeira vez nas novas plantas em Debrecen e Tiexi. Aqui, as carrocerias são transportadas pelas plantas exclusivamente em barras transversais. Isso significa que não é necessário espaço para transporte de retorno das skids e não há necessidade de limpá-las na seção de revestimento de acabamento. Isso resulta em layouts compactos e escaláveis.

O Grupo Dürr tem marcado presença direta no Brasil desde 1964, e atualmente emprega 310 funcionários. A Dürr Brasil Ltda tem sede em São Paulo e comercializa a maioria dos produtos do portfolio do grupo. Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes, não somente na indústria automobilística, mas também em outros setores industriais na América do Sul. Seus clientes incluem fabricantes automotivos, cadeia de fornecedores e indústria em geral.

Na Dürr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem e vedação.

A Dürr Brasil também é responsável pela Schenck RoTec com a tecnologia de balanceamento. O grupo HOMAG produz máquinas e equipamentos para a indústria madeireira, operando a fábrica, escritórios de vendas e assistência técnica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) em São Paulo. Outra filial da Dürr, AGRAMKOW do Brasil, produz sistemas de enchimento e equipamento de testes para refrigeradores, ar condicionado e bombas de aquecimento fabricadas em São Paulo.

O Grupo Dürr está entre os líderes mundiais em engenharia mecânica e industrial com vasta experiência em Automação, Digitalização / Indústria 4.0.

Seus produtos, sistemas e serviços permitem processos de produção altamente eficientes em diversos setores industriais, fornecendo para setores da indústria como: automotiva, indústria mecânica, química e farmacêutica e madeireira.

Em 2018, gerou receitas de vendas de € 3,871 bilhões. Em Outubro 2018, O Grupo Dürr adquiriu a indústria norte-americana de tecnologia ambiental Babcock & Wilcox, incorporando a marca Megtec e Universal brands.

Desde então possui mais de 16.400 funcionários e está presente em 108 localidades, situadas em 32 países. O grupo atua mercado por meio de cinco divisões:

•          Paint and Final Assembly Systems: Linhas de pintura e instalações de montagem final para a indústria automotiva

•          Application Technology: Tecnologia de robôs para a aplicação automática de tinta, selantes e adesivos, produtos para aplicação e distribuição de materiais

•          Clean Technology Systems: Sistemas de purificação de gases de exaustão, sistemas de redução de ruídos e linhas de protetivos para baterias

•          Measuring and Process Systems: Sistemas de balanceamento, linhas de montagem, testes de final de linha e máquinas de enchimento

•          Woodworking Machinery and Systems: Máquinas e sistemas para processamento de madeira

  Mais notícias