Publicidade
Anuncie

AkzoNobel recebe certificação Top Employers pela quarta vez

05/02/2020 - 08:02

Pelo quarto ano consecutivo, a AkzoNobel foi certificada pelo Top Employers Institute, empresa com mais de 25 anos de experiência que reconhece as melhores práticas de RH ao redor do mundo

“Na AkzoNobel, valorizamos as pessoas. Aqui, a área de Recursos Humanos tem papel fundamental na garantia de um ambiente equilibrado, balanceando entregas, expectativas e qualidade de vida. É por isso que essa certificação é tão importante para nós”, afirma Francisco Farias, diretor regional de Recursos Humanos da AkzoNobel para América do Sul. “Nossos colaboradores são a base da nossa empresa em qualquer lugar do mundo. Enquanto a paixão pela pintura é um elemento que nos conecta como companhia, o orgulho de pertencer é despertado por meio do nosso propósito de criar, fazer e oferecer a pintura que inspira e empodera as pessoas a impactar positivamente suas vidas”, comenta.

Conforme explica o executivo, a companhia trabalha com práticas e políticas focadas em oferecer as melhores condições para que os colaboradores desenvolvam a sua carreira na empresa. A AkzoNobel possui, por exemplo, programas de desenvolvimento de talentos que alcançam diferentes níveis. Entre eles, estão o programa de estágio, a plataforma global de mentoring, os treinamentos de liderança e o High Performing Team.

“Importante mencionar a incorporação do OHI, o índice de saúde organizacional, como principal elemento de mensuração organizacional na companhia. Ele avalia nove diferentes dimensões, como liderança, orientação externa, inovação e aprendizado, motivação e ambiente interno”, conta. “Desde 2018, realizamos um estudo global que nos dá o panorama de aspectos que a empresa está desempenhando bem, além dos pontos de melhoria, que são direcionados por meio de planos de ação globais”, completa Farias.

Certificação

Com sede em Amsterdã, na Holanda, o Top Employers Institute, fundado em 1991, atua em 119 países, incluindo o Brasil desde 2011. Reconhecida como autoridade global em melhores práticas de recursos humanos, o TEI reconhece e certifica globalmente a excelência nas políticas de RH que as empresas criam para seus colaboradores. Ao longo desse período, o Top Employers Institute viu os departamentos de Recursos Humanos se transformarem em parceiros estratégicos para os negócios, com foco no desenvolvimento de seus colaboradores. “O crescimento da certificação reitera os esforços dos principais empregadores que investem no desenvolvimento de seus colaboradores, oferecendo não só um excelente ambiente de trabalho, mas também experiências enriquecedoras de carreira”, destaca Gustavo Tavares, country manager do Top Employers no Brasil.

A certificação também aponta indicadores de desempenho - como satisfação dos clientes, retenção de conhecimento, rotatividade e absenteísmo -, que sabidamente impactam diretamente nos resultados financeiros de todas as organizações.

A avaliação inclui um processo de pesquisa que dura, em média, seis meses e analisa cerca de 600 práticas de gestão de pessoas. A qualidade dos procedimentos também é examinada comparativamente às demais empresas participantes pelo Top Employers Institute. Em seguida, o estudo é validado por uma auditoria externa que reitera a qualidade do processo de certificação. Ao todo, 7 milhões de profissionais são impactados globalmente pela certificação TEI. “Fornecemos um raio-X real das melhores práticas de RH. Os comparativos e critérios para avaliação são os mesmos em todos os países em que atuamos. Todas as empresas certificadas fazem parte do seleto grupo de melhores empregadores no mundo, criando experiências de vida enriquecedoras para os seus colaboradores, cumprindo padrões internacionais de excelência”, destaca Tavares.

  Mais notícias