Publicidade
Anuncie

Novidades em solventes em discussão no Fórum Paint & Pintura Fortaleza

17/02/2020 - 13:02

Braskem apresentará um novo solvente oxigenado, de fonte renovável e baixa tensão superficial, capaz de melhorar o alastramento e a aparência do filme de tinta

A Braskem vai apresentar no 46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Nordeste - a palestra "Solvente oxigenado de baixa tensão superficial", que será ministrada por Gregory Jakociuk, engenheiro de produto, responsável pelo portfólio de solventes da empresa.

O trabalho apresenta um novo solvente oxigenado, de fonte renovável e baixa tensão superficial, capaz de melhorar o alastramento e a aparência do filme de tinta. No caso estudado, focou-se em revestimentos à base de nitrocelulose, voltados ao mercado de madeira. Foi realizada diluição da tinta e vernizes à base de nitrocelulose, a fim de comparar o desempenho com: 1) um diluente padrão; e 2) um diluente composto pelo novo solvente proposto. Entre as vantagens observadas, é possível citar menor ondulação do filme, resultando em uma melhor aparência. Além da aplicação, o solvente proposto possui baixa densidade, alta taxa de evaporação e, do ponto de vista ambiental, de acordo com os 12 princípios da química verde, possui o uso de matérias-primas renováveis ??em seu processo de produção e menor toxicidade quando comparado aos solventes hidrocarbônicos, principalmente aromáticos.

O evento, que acontecerá nos dias 05 e 06 de março, no Gran Mareiro Hotel, Rua Oswaldo Araújo, 100, Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), terá o patrocínio de importantes empresas, como: Abrafati, BASF, Bomix, Braskem, Brenntag, Diatom, Euroamerican, Lanxess, Morais de Castro, Netzsch e Oxiteno (patrocínio Platina); Arco Química, Carbono Química, Exatacor, GMP Industriais, Intercroma, Ipel, Metachem, Miracema-Nuodex, Petrowan e Spectracolor (patrocínio Ouro), além do apoio da FIEC, RY Associates e  Sindquímica-CE.

Serviço:

46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Nordeste
Data: 05 e 06 de março
Horário: das 8h30 às 18h00
Local: Gran Mareiro Hotel, Rua Oswaldo Araújo, 100, Praia do Futuro, Fortaleza (CE)
Informações e inscrições: https://paintshow.com.br/paintpintura/forum/46/fortaleza/2020

  Mais notícias