Publicidade
Anuncie

Grupo Solvay lança programa de sustentabilidade Solvay One Planet

20/03/2020 - 11:03

O Grupo Solvay anuncia um novo programa de sustentabilidade para 2030, o Solvay One Planet. Elemento integrante da estratégia de crescimento da empresa, denominada G.R.O.W., o programa está diretamente alinhado ao propósito da Solvay de vincular pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso.

O plano reúne dez metas ambiciosas para impulsionar o progresso em três pilares principais: clima, recursos e uma vida melhor. Para atingir esses objetivos, o Grupo Solvay compromete-se a realocar investimentos para promover a sustentabilidade em seu portfólio de produtos, operações e locais de trabalho.

"Com o Solvay One Planet, estamos estabelecendo objetivos mais ousados para resolver os principais desafios ambientais e sociais por meio da ciência e da inovação", diz Ilham Kadri, CEO do Grupo Solvay.

“Além da mudança climática, enfrentaremos a escassez de recursos e promoveremos uma vida melhor. Juntamente com nossos clientes, criaremos valor compartilhado sustentável para todos. Este é o progresso que nós vamos buscar, de acordo com a nossa estratégia”.

O Solvay One Planet é inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Inclui dez compromissos mensuráveis em três áreas de foco principais, a serem alcançados até 2030:

Clima

1. Diminuindo as emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo. A Solvay dobrará a taxa na qual reduz as emissões, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 26% e alinhar sua trajetória com a meta "bem abaixo de 2 °C de aumento de temperatura" descrita no Acordo de Paris de 2015.

2. Eliminando o uso de carvão. A Solvay não construirá novas usinas movidas a carvão e se comprometerá a eliminar progressivamente o uso de carvão na produção de energia, sempre que houver alternativas renováveis.

3. Reduzir a pressão sobre a biodiversidade. A Solvay planeja reduzir sua pressão em 30% sobre a biodiversidade em áreas como acidificação terrestre, eutrofização da água e ecotoxicidade marinha.

Recursos

4. Aumentar a eficiência no uso da água. A Solvay diminuirá seu impacto na retirada de água doce, reduzindo sua captação e consumo de água doce em 25%.

5. Acelerar a economia circular. A Solvay alavancará sua parceria com a Ellen MacArthur Foundation para mais que dobrar as vendas de produtos baseados em recursos renováveis ou reciclados para 15% das vendas do Grupo.

6. Aumentar a recuperação de resíduos. O Grupo reduzirá em um terço seus resíduos industriais não recuperáveis, tais como aterros sanitários e incineração sem recuperação de energia.

7. Aproveitando a inovação para desenvolver soluções sustentáveis. A Solvay atualizará seu portfólio sustentável para atingir 65% das vendas do Grupo, em colaboração com a Solar Impulse Foundation.

Vida melhor

8. Priorizando a segurança. A Solvay tem como objetivo uma política de zero acidentes, para proteger a segurança de seus funcionários.

9. Incorporar inclusão e diversidade. A Solvay trabalhará para alcançar a paridade de gênero para a gerência de nível médio e sênior até 2035. O código de integridade comercial da Solvay abre caminho para um ambiente de trabalho inclusivo que acolhe diversidade de qualquer tipo, como pensamento, raça, cor, origem nacional, religião, identidade de gênero ou orientação sexual.

10. Prorrogação da licença de maternidade e paternidade. Até 2021, a Solvay deve adaptar sua política global de 14 semanas de licença-maternidade para 16 semanas, estendendo-a aos coparentais empregados pela empresa, independentemente do gênero.

Além disso, a Solvay também está avançando em ações concretas internamente nestas três áreas de foco:

Clima: A Solvay começará a mudar para carros elétricos ou híbridos a partir de 2021.

Recursos: Um novo plano "Stop Office Waste" inclui a eliminação gradual do plástico de uso único, gerando quase zero desperdício de alimentos nas cantinas e com o objetivo de se tornar uma empresa sem papel.

Vida melhor: A Solvay está estabelecendo um “Observatório para uma Vida Melhor” com treinamento gerencial para apoiar a integração entre vida profissional e pessoal.

Bertrand Piccard, presidente da Fundação Solar Impulse, que atua no desenvolvimento de energias renováveis, disse estar “convencido de que tecnologias limpas podem atingir objetivos impossíveis. Com seus ambiciosos compromissos sustentáveis, a Solvay está mostrando que já existem soluções para melhorar a qualidade de vida na Terra e tornar nosso planeta um lugar melhor para os seres humanos. As soluções da empresa aprovadas pela Solar Impulse Foundation são a prova disso. A ciência e a pesquisa desempenham um papel importante para enfrentar os desafios ambientais e de saúde do mundo e estou particularmente feliz que a Solvay esteja liderando esse caminho”.

De acordo com Ellen MacArthur, fundadora da Ellen MacArthur Foundation (EMF), que promove a economia circular, “com o lançamento do seu plano Solvay One Planet, a empresa está enviando um forte sinal para a indústria química e sua cadeia de valor de que a economia circular está acontecendo - e que a Solvay quer liderar o caminho. Seus planos para dobrar a rotatividade de recursos renováveis de 7 para 15% são um primeiro passo importante na jornada. Também estamos satisfeitos por ver que a Solvay medirá seu progresso na transição da economia circular usando a nossa ferramenta de medição de circularidade EMF Circulytics. Incentivamos outras empresas a fazer o mesmo.”

  Mais notícias