Publicidade
Anuncie

Inovações e soluções sustentáveis da BASF atendem tendências da indústria de embalagens

09/04/2020 - 10:04

Para atender as mais importantes tendências do setor de embalagem, como sustentabilidade, segurança e saúde, a BASF tem desenvolvido soluções inovadoras em dispersões para adesivos, resinas e aditivos para tintas de impressão e revestimentos de barreira.

Adesivos à base água para embalagens flexíveis

Os adesivos de laminação à base de água Epotal são uma alternativa sustentável aos produtos à base de solvente e “solvente-less” encontrados no mercado. A alta força de aderência inicial combinada com tempo de cura mínimo permite processamento imediato do laminado, maior flexibilidade, além de laminação e impressão “in-line”. Devido à sua composição química, os adesivos à base de água são sistemas inerentemente seguros e adequados para aplicações em embalagens de alimentos.

A linha de adesivos Epotal também contribui com os desafios de final de vida útil das embalagens flexíveis ao proporcionar uma maior facilidade de separação de cada uma das camadas de filme durante o processo de reciclagem. Para obter estruturas totalmente compostáveis, os adesivos Epotal ECO podem ser combinados com papel, biopolímero Ecovio ou outros polímeros compostáveis.

Os clientes podem testar esses novos sistemas à base de água no Centro de Revestimento Adesivo da BASF em Ludwigshafen para encontrar a solução perfeita para seus desafios de revestimento individuais.

Soluções para tintas de embalagem e revestimentos de barreira

O abrangente portfólio de resinas da BASF atende aos requisitos mais rigorosos de fabricantes de tinta e vernizes. Combinando excelente resistência e força de aderência com alta resolubilidade, o desempenho da linha de resinas à base de água Joncryl FLX, para impressão em filme, é semelhante ao das tecnologias alternativas à base de solvente utilizadas no processo de impressão e conversão de embalagens flexíveis. Por sua vez, a linha de produtos Joncryl HSL oferece uma gama de opções para vernizes termoselantes para várias aplicações, apresenta FDA para contato com alimento, garante selagem segura e efeito macio na descolagem. O portfólio Joncryl MB de resinas à base de água foi desenvolvido como parte da abordagem de “biomass balance” contribuindo para a obtenção de economias significativas nas emissões de CO2 sem comprometer a qualidade ou o desempenho.

BASF também oferece a tecnologia de barreira para embalagens, Joncryl HPB, que possibilita a formulação de revestimentos recicláveis e repolpáveis. Além de conferir propriedades de resistência à água e selabilidade à quente tal como as estruturas de polietileno extrudado atuais, possui aprovação FDA para contato com alimentos.

  Mais notícias