Publicidade
Anuncie

AkzoNobel quer descobrir como a inovação de startups brasileiras pode ser aplicada para tornar seus negócios mais sustentáveis

12/05/2020 - 15:05

Live de hoje (12 de maio), às 17h, discutirá o tema ciclo de vida mais sustentável e é direcionada a startups que tenham soluções nesta área. Professora do Insper é convidada para discutir o assunto

Se o cenário é desafiador, a AkzoNobel reafirma sua vocação para a inovação e o seu comprometimento com o modelo colaborativo de desenvolvimento de ideias, com a realização do Paint the Future - Startup Challenge Brazil. A novidade é que, pela primeira vez, a multinacional holandesa do segmento de tintas e revestimentos está realizando uma edição regional do seu programa colaborativo de inovação, com foco em startups. E o Brasil foi escolhido, entre os mais de 150 países em que a AkzoNobel está presente, para receber a iniciativa, com inscrições abertas até 19 de junho. Para interagir com os interessados em inscrever seus projetos, a empresa está preparando lives sobre cada tema que busca soluções.

Hoje (12/05) às 17h, a AkzoNobel realiza uma live via Zoom Meetings (acesso via aplicativo ou navegador, pelo link https://bit.ly/PTFCiclodeVidaMaisSustentavel) sobre um dos desafios propostos pelo Paint The Future: Ciclo de Vida Mais Sustentável. Entre os participantes desse bate-papo, colaborando com informações e tirando dúvidas, estarão Elaine Poço, diretora Técnica e de Sustentabilidade de Tintas Decorativas para a América do Sul, e Vinícius Cataldi, especialista de Sustentabilidade e capitão do time desse desafio do Paint The Future.

A live também contará com a presença de uma convidada, Priscila Borin Claro, professora adjunta do Insper, onde se dedica às disciplinas de Estratégia Organizacional e Competitiva, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade nos Programas de Graduação, Certificates e L.LC Direito Empresarial. Doutora em Administração com especialização em Gestão Social, Ambiente e Desenvolvimento, é membro do Metricis - Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental do Insper e co-presidente da PRME Chapter Brazil - plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para escolas de negócios e outras instituições de ensino superior.

Com histórico de pioneirismo na introdução de soluções amigáveis ao meio ambiente, sustentabilidade é um pilar prioritário para a empresa. Exemplos claros desta atuação são os projetos dedicados ao cuidado com a água, que incluem a instalação de uma estação de tratamento de efluente na fábrica em Mauá (SP) que permite o reuso de 100% da água na produção de produtos, além da Reserva Tangará - uma área de 700.000 m² na qual a empresa se dedica ao reflorestamento e à conservação, preservando duas nascentes na Mata Atlântica que abastecem o site. Corrobora ainda mais com a temática, seu presidente para a América do Sul, Daniel Geiger Campos, ter sido recentemente escolhido como o chairman do Comitê de Sustentabilidade do Conselho Diretivo da Abrafati, a Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas, para o biênio 2020/2022.

Fazer mais com menos é um desafio constante para a sociedade. Para a AkzoNobel, sustentabilidade é um princípio fundamental que significa empoderar as pessoas, melhorando os produtos, processos e embalagens para reduzir o impacto no planeta e inovar consistentemente para trazer soluções sustentáveis em tintas e revestimentos. Uso de novas matérias-primas, recicladas ou de origem renováveis? Uma forma inovadora de gerenciar processos? Embalagens diferentes? Modos de reduzir a pegada de carbono? Há uma cadeia de valor de oportunidades. A live vai ser a oportunidade dos interessados em participar desse desafio conhecerem um pouco mais a empresa nesse aspecto, tirarem dúvidas e trocarem ideias com um time de especialistas da AkzoNobel e da LM Ventures.

No Brasil, o Paint The Future conta com o apoio da LM Ventures, que estima a existência de um ecossistema de 12 mil startups em 30 comunidades espalhadas pelo país. Elas têm acesso à plataforma aberta criada especialmente para a edição brasileira pelo link https://www.letspaintthefuture.com/pt-br/brasil-challenge, na qual é possível interagir com a comunidade online em busca de melhorias para as soluções propostas. No site, é possível encontrar detalhes sobre os quatro temas, o processo de inscrição na plataforma e submissão de ideias, além das etapas do desafio.

Além de colaborar na solução de um desafio relevante, podendo colocar em prática soluções sustentáveis e inovadoras, os vencedores do Paint the Future - Startup Challenge Brazil serão premiados com a cooperação e o apoio necessários para dar vida às suas ideias e viabilizá-las comercialmente. De acordo com o perfil do projeto, isso pode incluir orientação; acesso a clientes, investidores, especialistas no assunto e mercado; programa de aceleração; ter a AkzoNobel como cliente, investidora inicial ou organizando parcerias; entre outras alternativas.

  Mais notícias