Publicidade
Anuncie

Oxiteno faz balanço de 2019 e estabelece Plano Estratégico de Sustentabilidade para 2030

13/05/2020 - 16:05

Além de dados do recém-lançado Relatório de Sustentabilidade, companhia destaca ações realizadas durante pandemia do novo coronavírus

O ano de 2019 trouxe muitos desafios para a indústria química, afetada pela acentuada queda de preços no mercado internacional de commodities petroquímicas, pela desaceleração da economia mundial e pela guerra comercial entre China e Estados Unidos. Para contrapor esses fatores, a Oxiteno, líder na produção de tensoativos e especialidades químicas na América Latina, adotou uma série de medidas a fim de levar aos seus clientes soluções de melhor performance e menor impacto ambiental, como a adequação na estrutura de custos e investimentos na melhoria do portfólio que, apenas no ano passado, teve 60 lançamentos. As informações fazem parte do recém-divulgado Relatório de Sustentabilidade 2019 da empresa, que desenvolve soluções para os mercados de Coatings, Crop Solutions, Personal Care, Home Care e Oil & Gas.

“Apostamos, cada vez mais, na tecnologia. O desafio que assumimos para 2020 de montar um laboratório com foco em análise de dados, inteligência artificial e robotização de processos é um exemplo disso. Também investimos em soluções mais inovadoras e sustentáveis, pois temos consciência da importância da companhia para diversos setores da economia”, ressalta Márcio Lauria, gerente de HSE, Qualidade e Sustentabilidade da Oxiteno, ao comentar destaques do relatório.

O documento foi desenvolvido com base em temas relevantes para a companhia, como Saúde e Segurança de Funcionários, Segurança de Processos, Meio Ambiente, Valorização da Força de Trabalho, Cadeia de Fornecimento, Ética e Compliance, Diversidade e Inclusão, e Portfólio de Produtos.

Entre os destaques estão iniciativas em prol do meio ambiente realizadas em 2019, como o tratamento e monitoramento de 100% dos efluentes gerados (1,70 m3/t); o aproveitamento de gases residuais de efeito estufa - que reduziu em 15,4% as emissões totais da Oxiteno, aproximando a companhia da meta estabelecida para 2030 (redução de 25%) -; e o encaminhamento de 82% dos resíduos das operações do Brasil para reciclagem.

Comunidades

A Oxiteno investe em projetos com foco educacional, selecionados por um comitê interno que avalia todas as solicitações de patrocínios, doações e investimentos, destinando recursos aos mais aderentes ao objetivo da companhia de ampliar as oportunidades e ajudar a expandir as fronteiras dos cidadãos. Em 2019, foram investidos R$ 847 mil em programas como o Baú das Artes, que distribui recursos pedagógicos. Considerando todas as iniciativas da companhia, foram mais de 8.600 estudantes beneficiados, em 24 escolas.

Funcionários

Tendo o capital humano como o seu principal ativo, a Diretoria de Recursos Humanos da Oxiteno criou, em 2019, programas focados em evoluir a cultura organizacional da empresa e preparar seus líderes e talentos em novas competências. Durante o ano, a companhia ofereceu mais de 58 mil horas de treinamento e capacitação dos funcionários, com uma média de 29 horas por empregado e investimentos de aproximadamente US$ 1 milhão, diversificados em pilares técnicos, mandatórios, comportamentais e para desenvolvimento da liderança.

Ainda com foco em educação corporativa, foi lançada uma plataforma de treinamentos online com acesso mobile e com novos conteúdos em três idiomas. Segundo a companhia, 166 colaboradores tiveram acesso ao subsídio de idioma no último ano e mais de 50 possuem o subsídio educacional para graduação ou pós-graduação/MBA.

Panorama para 2020

Em 2020, a empresa continua com a implementação de sua estratégia, adequando seu dia a dia para atender aos desafios apresentados pela Covid-19. Durante a pandemia, a companhia, além de adotar as medidas de distanciamento nas fábricas e home office para praticamente 100% do pessoal administrativo, está promovendo uma série de ações para zelar pelo bem-estar de seus funcionários. Entre elas estão o oferecimento de assistência psicológica por meio de uma empresa parceira, para colaboradores e seus familiares, em todos os países em que a empresa atua, além da antecipação da campanha de vacinação contra a gripe - importante para que o sistema de saúde consiga diferenciar pacientes com Covid-19 de outros que estão gripados.

A Oxiteno está realizando, ainda, uma videoconferência semanal com o seu CEO, João Parolin, e a diretora de Recursos Humanos, Simone Albuquerque, a fim de atualizar os times sobre as medidas adotadas pela empresa. Além disso, há o envio de um boletim digital semanal específico sobre o tema e foram implementados canais - e-mail e chat - pelos quais os colaboradores podem tirar suas dúvidas sobre a doença.

De acordo com Márcio Lauria, o compromisso da Oxiteno com o bem-estar de seus funcionários e da sociedade se reforça durante a pandemia. “Nossos produtos abastecem setores diretamente ligados ao combate da doença, como o de limpeza doméstica e cuidados pessoais. Adicionalmente, a Oxiteno, juntamente com o Grupo Ultra, está atuando em diversas frentes para oferecer suporte neste período difícil de pandemia, com doações de materiais, equipamentos e EPIs para profissionais de saúde e hospitais, cestas básicas para comunidades carentes, e produtos, como glicerina para a fabricação de álcool glicerinado a 80% (que tem ação antisséptica), além de verba para fabricação de máscaras para o principal hospital da região em que está localizado seu centro de pesquisa e desenvolvimento nos Estados Unidos ”, afirma.

Ambições de sustentabilidade para 2030

As iniciativas colocadas em prática durante 2019 e reforçadas ao longo deste ano se relacionam ao planejamento a longo prazo da companhia. O Plano Estratégico de Sustentabilidade 2030 se conecta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU, e busca colaborar para que a Oxiteno seja cada vez mais sustentável.

Entre os objetivos estabelecidos para o período estão:

• Econômico: Gerar valor aos acionistas por meio de retornos financeiros superiores ao custo do capital empregado;

• Meio Ambiente: Estar entre as referências para a indústria química em Meio Ambiente nos países de atuação da Oxiteno com performance de classe mundial;

• Segurança: Estar entre as referências da indústria química em termos de segurança com performance de classe mundial;

• Segurança do Produto: Desenvolver produtos mais seguros para as pessoas e meio ambiente e fornecer suporte aos clientes para seu uso;

• Valorização da Força de Trabalho: Desenvolver um modelo de gestão que gere resultados superiores, valorize as pessoas e promova a evolução do ambiente de trabalho;

• Portfólio de Produtos: Desenvolver soluções alinhadas às necessidades da sociedade, em parceria com os clientes e com impacto ambiental e social positivo;

• Cadeia de Fornecimento: Promover a sustentabilidade na cadeia de suprimentos da Oxiteno. Criar relacionamentos comerciais estáveis e de longo prazo com os parceiros;

• Ética, Transparência e Integridade: Sustentar a Cultura de Ética e Compliance com integridade e transparência de gestão.

  Mais notícias