Publicidade
Anuncie

Dia do Químico: o papel da Química na nova realidade pós-Covid-19

18/06/2020 - 18:06

O Conselho Federal de Química (CFQ) reúne, nesta quinta-feira (18), Dia do Químico, os presidentes das principais associações do setor químico no Brasil para debater os desafios e perspectivas diante da nova realidade apresentada pela pandemia da Covid-19. A mesa virtual "A Química e a retomada pós-Covid-19", com transmissão ao vivo, às 19h30, pelo canal do CFQ no YouTube, integra uma série de painéis online chamada "Falas da Química - O novo futuro já começou", que começou na segunda (15).

A mesa virtual recebe Ciro Marino, presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM); Rubens Medrano, presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (ASSOCIQUIM); Juliana Durazzo Marra, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA); o João Carlos Basílio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC); Prof. Norberto Peporine Lopes, ex-presidente e atual conselheiro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ); e a Profa. Dra. Silvana Calado, presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ).

O Dia do Químico

Os profissionais da Química são indispensáveis para o progresso e desenvolvimento de uma nação. A categoria teve esse valor reconhecido na chamada "Lei Mater dos Químicos" - Lei nº 2800/56, promulgada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, em 18 de junho de 1956. Por isso, anualmente nessa mesma data, comemora-se o Dia do Químico.

Além de determinar as formações que estão dentro da profissão, a lei nº 2800/56 tornou possível que os próprios químicos exercessem a fiscalização do exercício profissional, por meio do Conselho Federal de Química (CFQ).

A data serve para relembrar todas as conquistas da categoria ao longo dos últimos 64 anos e pautar o debate sobre a importância dos profissionais da Química para a sociedade. Em 2020, ano em que o mundo vive a pandemia da Covid-19, os profissionais da Química se destacam pelo trabalho científico e na produção e fiscalização de produtos utilizados para o combate ao novo coronavírus.

O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, ressalta a importância dos profissionais da Química em áreas que as pessoas nem imaginam. "Tão importante quanto os profissionais cujo trabalho é facilmente verificado é a atuação daqueles que nem sempre se percebe: por trás de todos os produtos, existem responsáveis técnicos, e esses são fiscalizados por nós. Se não zelamos pela qualidade dos insumos, por exemplo, quem se prejudica é a sociedade. Os materiais médicos, por exemplo, são feitos de elementos químicos, o gás oxigênio usado nas UTIs, tudo, absolutamente tudo passo pelo crivo de qualidade dos profissionais da Química", destaca.

No combate à Covid-19, os químicos atuaram em diversas frentes. Existem profissionais da Química na fiscalização e apuração envolvendo álcool gel e outros produtos sanitizantes; na elaboração de informes técnicos como a cartilha sobre o uso adequado da água sanitária na prevenção à Covid-19; na elaboração de notas técnicas, como a que o CFQ construiu em conjunto com a Abipla, Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes, alertando quanto aos riscos inerentes à utilização de cabines e túneis de desinfecção que estavam sendo instalados em diversas partes do Brasil para pulverizar produtos químicos sobre pessoas, sem que houvesse estudos técnicos que comprovassem a eficácia de tais estruturas. A nota serviu de embasamento a manifestação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mesmo sentido.

Além disso, os químicos construíram uma grande movimento de solidariedade por meio da campanha Química Solidária: em 15 das 27 Unidades da Federação, existem ações de produção de álcool em gel e álcool líquido 70%, aliando empresas e universidades, para doação a quem não pode comprar. Em 60 dias, a campanha produziu 84,1 mil litros de produto.

Falas da Química - O novo futuro já começou

Trata-se de uma série de painéis online promovida pelo Sistema CFQ/CRQs com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook do CFQ. O objetivo é valorizar o trabalho realizado pelos profissionais da Química no país e disseminar o conhecimento sobre os temas da área, por meio do compartilhamento de informações e experiências, mesmo em tempos de distanciamento social.

Definida por enquete virtual, a programação vai reunir especialistas, conselheiros, presidentes dos CRQs e representantes de associações da Química. As ações online serão promovidas até sexta-feira (19).

O conteúdo é voltado para o profissional da área da Química e jornalistas interessados em saber mais sobre mercado de trabalho, inovação, meio ambiente, controle de qualidade e enfrentamento à Covid-19, entre outros temas. Jornalistas também estão convidados a acompanhar a ação online.

Mais informações: www.cfq.org.br

  Mais notícias