Publicidade
Anuncie

Evonik lança assistente Virtual de formulações Coatino

06/08/2020 - 14:08

Após cerca de dois anos de desenvolvimento, Coatino - o assistente virtual da Evonik agora está disponível gratuitamente a toda a indústria de tintas e revestimentos. No website www.coatino.com, formuladores de tintas e revestimentos podem obter recomendações de aditivos para inúmeras aplicações e formulações orientativas individuais e concentrados de pigmentos. O Coatino não só pode ser usado a partir de qualquer dispositivo eletrônico, mas também pode ser operado por controle de voz.

Os algoritmos de recomendação do Coatino estão apoiados tanto em tecnologia baseada em IA quanto em princípios de aprendizado de máquinas. A Evonik opera um equipamento de alto rendimento (HTE high-throughput equipment) em seu complexo industrial de Essen (Alemanha) que testa e avalia até 120 formulações de coatings todos os dias. Os resultados dessa série de testes são transferidos ao Coatino, promovendo o seu aperfeiçoamento contínuo. Além disso, os conhecimentos do Coatino são enriquecidos por décadas de experiência dos especialistas em aditivos.

Em sua busca pelo aditivo perfeito, os formuladores podem escolher dentre incontáveis cenários: mais de 200 propriedades e efeitos de produtos estão disponíveis para escolha a fim de obter uma recomendação customizada e ponderada. O número de combinações teóricas de propriedades é de 1070, além de cerca de 1.900 formulações orientativas existentes. E, se ainda não existe uma formulação orientativa, o Coatino calcula formulações individuais para todos os tipos de concentrados de pigmentos tendo como base o seu pool de dados em constante ampliação.

O usuário dispõe de máxima liberdade de operação: o assistente digital pode até mesmo ser operado diretamente no laboratório por meio de comando de voz. Caso surjam dificuldades inesperadas, o operador do laboratório pode obter informações técnicas sobre aditivos e fica com as duas mãos livres para continuar trabalhando em paralelo.

“Ensinar a linguagem técnica da nossa indústria ao Coatino foi e continua sendo um enorme desafio, explica Gaetano Blanda, responsável pela linha de negócios Coating Additives da Evonik. “Os assistentes de linguagem existentes até aqui simplesmente não entendem o nosso vocabulário técnico comum. E eles certamente não têm nenhuma expertise em aditivos para coatings”.

Oliver Kröhl, gerente de projetos do time de desenvolvimento do Coatino, acrescenta: “Tivemos que implementar o necessário processamento da linguagem e o know-how sobre aditivos praticamente do zero”.

Um fator decisivo no desenvolvimento do Coatino foi a criação de um máximo de transparência para o cliente. Os produtos recomendados podem ser comparados dinamicamente uns com os outros, de modo que o cliente pode perceber as diferenças em segundos e, assim, tomar a sua decisão. Um total de quase 300 produtos estão disponíveis para escolha, incluindo antiespumantes, aditivos de dispersão e agentes fosqueantes. O Coatino libera todas as fichas de dados técnicos, regulatórios e de segurança de maneira conveniente por meio da lista de observação (watch list), se necessário.

O Coatino é algo único no mundo e foi desenvolvido pela Evonik em cooperação com um dos maiores fornecedores alemães de big data e soluções em IA. O Coatino é expandido constantemente com novas funções e cálculos de formulações ainda mais abrangentes. O próximo marco já está à vista: a Evonik está pesquisando o seu próprio smart speaker para que, no futuro, os formuladores do mundo inteiro possam acessar o assistente digital de maneira ainda mais flexível.

Com o Coatino, Coating Additives está fazendo a sua parte no cumprimento da nova promessa de desempenho da Evonik: Leading Beyond Chemistry. Com suas soluções digitais, a linha de negócios demonstra como as inovações podem ir muito além do portfólio de produtos propriamente dito.

  Mais notícias