Publicidade
Anuncie

Croda e Unicamp: Cooperação para aproximação da academia à indústria

29/09/2020 - 14:09

A Croda e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) firmaram convênio de cooperação com o objetivo de aproximar os alunos do Instituto de Química (IQ) à realidade da indústria. A oficialização aconteceu por meio de uma cerimônia online no dia 16 de setembro de 2020 que contou com a presença do reitor Prof. Dr. Marcelo Knobel, além de demais membros da reitoria da Unicamp, diretoria do IQ e membros da Croda.

A parceria terá a duração de cinco anos e viabiliza a abertura de uma disciplina na grade curricular. A nova disciplina “Laboratório Integrado” é ofertada aos alunos no segundo ano da graduação e envolve o trabalho em conjunto com os docentes da universidade e os especialistas técnicos da Croda com aulas teóricas na faculdade e aulas práticas no Centro de Inovação da Croda.

Segundo Edvaldo Sabadini, professor do IQ, assessor da Pró-Reitoria de Graduação e um dos idealizadores da iniciativa, “com a colaboração entre a Unicamp e a Croda, será possível desenvolver com os alunos do segundo ano do curso de química uma disciplina baseada no desenvolvimento de projetos. Assim, estes estudantes terão contato com a forma de trabalhar do químico, sendo que os conceitos aparecem na medida que o projeto vai sendo desenvolvido. Como os projetos envolvem o desenvolvimento de produtos do dia a dia, certamente eles motivarão muito nossos alunos”.

Em 2019, foi realizado o primeiro ciclo dessa parceria o módulo Tintas Látex, no qual cerca de 160 alunos participaram. A Croda foi responsável por compartilhar o know-how nas diferentes etapas da formulação da tinta e testes de qualidade, mostrar no dia a dia a dinâmica da indústria e produzir com os estudantes o produto acabado que será utilizado na pintura de uma área do centro acadêmico.

A experiência com o módulo de tintas Látex foi um sucesso e as instituições já elencaram novos projetos como a produção de formulação de protetor solar em 2021. “A Croda atua em diversos mercados e vamos usar toda a experiência e tecnologia que temos nas diferentes áreas nessa parceria com a Unicamp para que os alunos tenham uma ampla vivência na indústria” afirmou Richard Pino, Vice Presidente de Vendas e Marketing da Croda para a América Latina.

Marco Carmini, Diretor Geral da Croda América Latina pontuou que a Croda está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e na parceria com a Unicamp o ODS 4 (Educação de Qualidade,) cujas submetas que envolvem educação de qualidade; desenvolvimento de habilidades e técnicas profissionais para garantir emprego e renda decentes e educação para desenvolvimento sustentável serão especialmente fortalecidas neste convênio.

  Mais notícias