Publicidade
Anuncie

CFO da Braskem integra grupo financeiro global de comprometimento com a sustentabilidade

29/09/2020 - 15:09

Iniciativa, que faz parte do Pacto Global da ONU, lança o conjunto de Princípios para Investimentos e Finanças, que tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Pedro Freitas, vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores da Braskem, é representante da companhia na CFO Taskforce, uma força-tarefa reunida pelo Pacto Global da ONU com o objetivo de fomentar o engajamento empresarial em prol do desenvolvimento sustentável. Composta por líderes financeiros de grandes empresas de todo o mundo, o grupo de trabalho anuncia o conjunto de Princípios para Investimentos e Finanças, que se baseia nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos como agenda até 2030.

Os Princípios para Investimentos e Finanças buscam orientar as empresas no alinhamento de seus compromissos de sustentabilidade com suas estratégias financeiras, visando a criação de impacto positivo nos ODS em níveis local e global. Os membros da CFO Taskforce identificaram quatro áreas críticas principais que podem ser melhoradas: impacto e medição; estratégias e investimentos; finanças corporativas; comunicação e relatórios dos ODS integrados. Saiba mais em http://www.cfotaskforce.org/.

"Esta é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento das empresas hoje. O entendimento, pela área financeira, da relação intrínseca entre sustentabilidade e crescimento dos negócios é prioritário para a perpetuidade de uma organização. Como disse Paul Polman, vice-presidente do conselho do Pacto Global das Nações Unidas, estamos em uma transição da economia de acionistas para uma economia de partes interessadas, na qual empresas e líderes empresariais passam a buscar criação de valor para toda a sociedade e não somente a maximização do lucro", disse Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.

A participação da Braskem no grupo reforça o direcionamento da companhia desde sua fundação, em 2002, que tem o desenvolvimento sustentável como objetivo atrelado à estratégia de negócio. Agora, por meio da participação na CFO Taskforce, a companhia contribuirá para o engajamento coletivo em uma agenda que enxerga as finanças e investimentos como catalisadores para o crescimento, criação de valor e impacto social positivo.

A CFO Taskforce também tem como objetivo trabalhar com a cadeia de valor, incluindo investidores, bancos, instituições financeiras de desenvolvimento, agências de classificação de crédito e empresas de avaliação de sustentabilidade, a fim de criar um mercado amplo e eficiente para investimentos e fluxos de capital.

"O desenvolvimento sustentável é uma premissa de atuação na Braskem, que orienta desde nossa operação e processos, até a entrega de valor à nossa cadeia produtiva e à sociedade. Fazemos parte do grupo de Empresas Líderes em Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global por seis anos e estou muito satisfeito e empenhado no trabalho da CFO Taskforce em prol do engajamento empresarial sustentável", afirma Freitas.

Sustentabilidade alinhada aos negócios

A estratégia global da Braskem em Desenvolvimento Sustentável é pautada pela atuação em três pilares estratégicos: sustentabilidade das operações; sustentabilidade do portfólio de produtos e serviços; e apoio à cadeia de clientes para o desenvolvimento de soluções para que a sociedade tenha uma vida cada vez mais sustentável. Os planos de crescimento têm como base dez macro-objetivos e metas relacionados aos 17 ODS da ONU. Saiba mais em: http://braskem.com.br/portal/principal/arquivos/Pol%C3%ADtica%20DS_PT.pdf.

  Mais notícias