Dürr desenvolve novo método de pintura para todos os setores industriais

13/11/2020 - 10:11

Aplicação de tinta com alta definição nas bordas - e absolutamente nada de excesso de tinta

Em quase todos os setores industriais, o número e a diversidade de peças de trabalho a serem revestidas estão aumentando. Para conseguir pintar esses componentes variados com maior eficiência, a Dürr desenvolveu uma nova técnica que aplica tintas em grandes áreas ou em padrões simples com alta definição nas bordas – e absolutamente nada de excesso de tinta. O novo aplicador EcoPaintJet ganhou o prêmio “Deutscher Innovationspreis” de inovação do ano na Alemanha e agora está disponível para a indústria geral em um conjunto facilmente integrado. A empresa de tintas Adler já desenvolveu tintas específicas para a nova tecnologia de aplicação.

Na marcenaria, construção naval, fabricação de eletrônicos e muitos outros setores industriais, as superfícies de produtos e componentes são revestidas para conferir proteção ou cor. Até agora, isso envolvia muito esforço se o revestimento tivesse que ser aplicado com alta definição nas bordas, já que era preciso fazer o mascaramento manual ou a aplicação do revestimento com película nas superfícies. Também havia muito desperdício, tanto de fita adesiva quanto de tinta perdida pelo excesso de tinta aplicada. Com o novo conjunto de aplicação sem excesso de tinta da Dürr, as duas situações são coisas do passado. O EcoPaintJet, o novo aplicador incluso no conjunto, já está sendo utilizado com sucesso na produção automotiva em série. Desde 2019, a nova tecnologia da Dürr tornou possível a pintura de tetos de carros em cores contrastantes sem mascaramento.

Mais opções de pintura

O aplicador EcoPaintJet proporciona um revestimento preciso sem excesso de tinta. Isso aumenta a eficiência de revestimento e oferece às empresas mais opções quando se trata do design de produtos e transporte de mercadorias. Em vez de uma película adesiva, as superfícies decorativas podem ser protegidas para o transporte pela aplicação direcionada de uma película obtida por pulverização. Ao chegar ao destino, basta retirá-la. A tecnologia também permite novas opções na função e no design dos produtos. Por exemplo: o método de revestimento preciso significa que as molduras de janelas podem receber um revestimento resistente às intempéries no exterior e uma aplicação decorativa ou com cores diferentes no interior. É possível criar efeitos decorativos com facilidade na parte dianteira de móveis. “O conjunto de aplicação sem excesso de tinta permite a aplicação com alta definição nas bordas, mudanças rápidas de cor e um design de superfície personalizado”, diz Holger Beiersdorfer, vice-Presidente de Industrial Products da Dürr, resumindo as vantagens.

Sem ar de atomização, não há excesso de tinta

O componente mais importante no conjunto de aplicação sem excesso de tinta é o suprimento de tinta, combinado com o processo de limpeza e pré-pintura. O EcoPaintJet o controla usando três válvulas. A alma do aplicador em si é uma placa com bicos que produz dezenas de jatos de tinta paralelos, dependendo do design. Eles podem ser ativados ou desativados a qualquer instante para iniciar ou interromper o processo de revestimento. Ao contrário dos processos de pintura que envolvem pistolas de pulverização ou atomizadores rotativos de alta velocidade, esse processo não exige ar de atomização. Com isso, não há excesso de tinta que precisaria ser filtrado do ar da cabine em um processo complexo, como ocorre ao usar métodos convencionais.

Outra grande diferença em comparação com os atomizadores clássicos é que a largura da trajetória da pintura pode ser ajustada por meio do ângulo de aplicação do aplicador. Isso permite uma trajetória de pintura com 30 a 50 mm de largura. Também é possível gerar trajetórias com largura menor adaptando a placa com bicos. A espessura de revestimento desejada é controlada pela velocidade do aplicador e pelo teor de sólidos da tinta.

Todas as vantagens em uma só aplicação

As técnicas de aplicação que economizam tinta são de especial importância ao lidar com grandes superfícies. Mesmo com pistolas sem ar ou atomizadores rotativos de alta velocidade, até um quarto do material utilizado é perdido. A recuperação dessa tinta é demorada, consome muita energia e só funciona com certos tipos de tinta. A chamada técnica de derramamento, em que o excesso de tinta é coletado em tanques, evita o excesso de tinta, mas não permite mudanças rápidas de cor. Outras opções de design de superfície, como a aplicação de películas ou faixas decorativas, muitas vezes envolvem um alto nível de esforço manual.

A nova tecnologia da Dürr elimina todas as desvantagens dos métodos individuais, tornando a pintura mais rápida, ecologicamente correta e economicamente mais rentável em todos os setores industriais. “Isso torna nossa tecnologia atraente até mesmo em situações em que um método de pintura automatizado seria antes inconcebível”, diz Holger Beiersdorfer, sugerindo outras possibilidades de aplicação.

A Adler, fabricante austríaca de tintas, está promovendo a nova tecnologia de aplicação em conjunto com a Dürr, apresentando soluções de revestimento incolores e pigmentadas que, além dos requisitos comuns de pintura, são adaptados com precisão às características especiais dessa tecnologia. “Para essa tecnologia visionária de aplicação, desenvolvemos produtos à base de água inovadores e ecologicamente corretos, que oferecem o máximo de durabilidade e, ao mesmo tempo, uma individualidade visual que vai além de materiais em chapa”, disse o Dr. Albert Rössler, CTO da Adler, impressionado com a nova tecnologia de pintura.

  Mais notícias